Olá tenho 21 anos e transtorno bipolaridade tipo 2. Tomo 300mg de lamotrigina depois do café da manh

3 respostas
Olá tenho 21 anos e transtorno bipolaridade tipo 2. Tomo 300mg de lamotrigina depois do café da manhã. Tenho fadiga, sonolência o dia inteiro, sensação de corpo pesado, pensamentos lentos, dificuldade de memória (principalmente de formar frases e lembrar de palavras em conversas), dores de cabeça. Recentemente fiz vários exames, dentre eles: mapa de pressão, eletrocardiograma e hemograma completo. Nenhum fator veio alterado, minha saúde está muito boa. Esses sintomas podem ser causados pela dose ?
Tomo o remédio há dois anos. Mas há um ano mais ou menos meu psiquiatra aumentos a dose de 100mg para 300mg devido a períodos de depressão prolongados. Mesmo estando estabilizada sintontodos esses sintomas
Olá! É bem raro a lamotrigina causar os sintomas que você mencionou, mas é possível! O mais provável é que se tratem de sintomas residuais da bipolaridade (sintomas depressivos), que envolvem pensamentos mais lentos, cansaço, sonolência diurna e sensação de corpo pesado. Sugiro que converse com o seu psiquiatra a respeito, para verificar se é necessário ajuste de dose, associação com outro estabilizador de humor ou mudanças na rotina (horários para sono, alimentação, atividade física).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Saudações! Que tal você conversar com o seu psiquiatra para que ele veja a possibilidade de modificar os horários de tomada do medicamento, ou até mesmo fracionar esta dose durante o dia? Espero ter contribuído.
Dr. José Lucas Carvalho
Psiquiatra
Vila Velha
Olá! Os sintomas que você relata — fadiga, sonolência, lentidão de pensamento e dificuldade de memória — podem, sim, estar relacionados à dose atual de lamotrigina, especialmente considerando que esses efeitos começaram após o aumento para 300 mg. Embora a lamotrigina seja geralmente bem tolerada e tenha perfil cognitivo mais favorável que outros estabilizadores de humor, em doses mais altas algumas pessoas podem apresentar efeitos como sedação leve, dificuldade de concentração ou queixas cognitivas. É importante também considerar outras causas, como sintomas residuais do transtorno bipolar (especialmente da fase depressiva), distúrbios do sono, ou interações medicamentosas, se houver outras medicações. Porém, só é possível qualquer tipo de conclusão avaliando o caso individualmente em consulta, sugiro que converse com seu psiquiatra.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 460 perguntas sobre Neural - Lamotrigina - 25 Mg, 50 Mg E 100 Mg
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.