Olá, tenho 3 dúvidas: 1- Estou tomando escitalopram há 4 semanas, mas tomo também o Inzelm pra pang

3 respostas
Olá, tenho 3 dúvidas:
1- Estou tomando escitalopram há 4 semanas, mas tomo também o Inzelm pra pangastrite e refluxo. Inselm tomo ao acordar e escitalopram depois do café, entre 1h e 1h e meia depois.
Tem alguma interação entre eles?
2- Por vezes tbm tomo o Cefaliv pra dor de cabeça, tem problema associar com escitalopram?
3- Meu quadro depressivo piorou com o escitalopram, minha médica diminuiu de 10 mg pra 5 mg, há 2 semanas e nada de melhorar. Alguns dias até fico bem, mas no geral estou pior do que antes do remédio.
Acordo muito depressiva e vou melhorando ao longo do dia, alguns dias não melhoro.
É normal?
1. Não se espera nenhuma interação significativa. 2. O vonoprazan aumenta a concentração, no sangue, da ergotamina, um dos componentes do Cefaliv*; tanto o escitalopram quanto a ergotamina aumentam os níveis de serotonina. Dependendo de doses e sensibilidade individual, pode ser problemático. Fale com seu psiquiatra. 3. Seu quadro depressivo não piorou com o escitalopram. Estudos envolvendo pacientes que referem piora após o início do antidepressivo, observaram que o mais frequente é efeito nocebo. Também muitos pacientes confundem uma piora "devida ao remédio" com uma piora que teria ocorrido de qualquer forma porque, mesmo que o remédio seja correto e esteja em dose suficiente, a depressão ainda pode piorar por algum tempo, como um carro em alta velocidade não para imediatamente quando você o freia. Se ela realmente diminuiu somente por você ter piorado da depressão (e não por outro motivo), a conduta está errada. Quanto aos dias melhores e piores: a depressão normalmente oscila, com dias piores e melhores e, se não está tratando adequadamente (e 5 mg não tratam um episódio depressivo, em pessoas adultas e saudáveis), ela pode piorar ainda mais do que se estivesse tratando corretamente. Como expliquei acima, mesmo tomando o remédio, ela pode ainda piorar por algum tempo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Gurgel Tiso
Psiquiatra, Médico clínico geral, Médico de família
São Paulo
Dúvida 1: não há interação entre o Inzelm e escitalopram. Mas, vale destacar que é sugerido o uso do Inzelm pelo menos 30 min antes de qualquer medicação, e ele não possui recomendação de uso diário superior a 8 semanas.
Dúvida 2: O uso pontual do Cefaliv, em doses tradicionais indicada em bula, em vigência do uso de escitalopram, não se espera aumento do risco de efeito adverso. Pode tomar seu Cefaliv.
Dúvida 3: Piora da depressão em uso de antidepressivo requer revisão do diagnóstico e possível troca de medicação. Volte em consulta com seu psiquiatra.
Dr. Felipe Ventura
Psiquiatra
Jerônimo Monteiro

1. Escitalopram e Inzelm podem ser usados juntos sem problema. Você está tomando no horário certo — Inzelm em jejum e escitalopram depois do café — e não há interação preocupante entre eles.

2. Cefaliv com escitalopram geralmente é seguro, mas o isometepteno pode causar agitação em pessoas sensíveis. Se perceber isso, vale conversar com seu médico.

3. Piora com escitalopram após 4 semanas, especialmente após reduzir de 10 mg para 5 mg, pode acontecer. O remédio pode ainda não ter feito efeito pleno, e a dose atual talvez esteja baixa demais. O padrão de piora matinal também é típico da depressão. Vale reavaliar com sua médica se a dose precisa ser ajustada ou se é o caso de mudar de medicação.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2420 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.