Olá tenho 37 anos, 75kg, praticante de musculação, gostaria de entender pq quando tomo whey prontein

8 respostas
Olá tenho 37 anos, 75kg, praticante de musculação, gostaria de entender porque quando tomo whey protein sinto dor nos rins, quando deixo de tomar o incômodo passa. O mesmo acontece com a aveia, porque será?
Dra. Lícia D'Ávila
Nutricionista
São Caetano do Sul
O consumo excessivo de qualquer proteína pode sobrecarregar os rins, ainda mais quando não há ingestão adequada de líquidos. O whey protein em si, não faz mal aos rins quando usado de maneira correta, mas em excesso pode trazer problemas como cálculo renal (pedra nos rins), gota e até doença renal crônica. É preciso fazer avaliação médica com nefrologista para identificar a causa correta da dor, e procurar nutricionista para adequar a quantidade das fontes proteicas consumidas ao longo do dia, e assim evitar riscos à saúde.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O excesso de proteínas na dieta pode acarretar em problemas renais, sendo assim, causar dores e desconfortos. O ideal a se fazer, além de exames, é consultar um nutricionista, para que ele avalie seu caso e te oriente em relação as quantidades de proteínas, assim como os demais nutrientes da sua dieta.
Olá! A doença renal crônica em geral não provoca dor. Mas, se estas dores forem frequentes é importante procurar um nefrologista para descartar cálculos renais. Como já exposto pelos colegas, excesso de proteína e baixo consumo de frutas e vegetais (entre outros) podem contribuir para a formação de cálculos renais em pessoas que apresentam este problema. Boa sorte!
Olá
Sugiro procurar um nefrologista para averiguar a causa de suas dores e, após o diagnóstico, procurar um nutricionista para te ajudar com a alimentação.
Todo excesso é prejudicial e o excesso de proteínas pode causar dores nos rins, principalmente se não beber bastante água.
Dra. Daniela Destro Francisco
Nutricionista
São Caetano do Sul
O mais importante neste caso é a procura de um nefrologista para fazer exames e verificar a causa destas dores, em relação ao whey tem que verificar a diluição em água e ver se esta adequado com suas necessidades nutricionais e se vc apresenta alguma intolerância aos componentes. Talvez a qualidade e quantidade de proteína estejam inadequadas.
Se você sente dor nos rins ao tomar whey protein ou comer aveia, é importante investigar a causa. Muitas vezes, a sensação de “dor nos rins” pode, na verdade, ser um desconforto intestinal causado por gases ou sensibilidade alimentar, e não um problema renal propriamente dito.

O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO?

SENSIBILIDADE ALIMENTAR: Algumas pessoas têm dificuldade em digerir certos alimentos, como whey (derivado do leite) e aveia (que contém fibras específicas que podem fermentar no intestino). Isso pode gerar gases e distensão abdominal, que às vezes é confundida com dor nos rins.
DISBIOSE INTESTINAL: Um microbioma intestinal desequilibrado pode causar fermentação excessiva dos alimentos, levando a desconfortos gastrointestinais.
NÃO FORCE O CONSUMO! Se um alimento está te fazendo mal, mesmo que seja saudável, o ideal é pausá-lo por um período e adotar uma estratégia anti-inflamatória para o intestino.

- A Estratégia dos 3Rs para o Intestino Saudável

Para melhorar a digestão e reduzir esse tipo de desconforto, com alguns pacientes sigo a abordagem dos 3Rs:
1. Remover – Pausar temporariamente alimentos que possam estar causando inflamação ou sensibilidade.
2. Reparar – Incluir alimentos e nutrientes que ajudam na recuperação da mucosa intestinal
3. Repopulacionar – Reintroduzir probióticos e prebióticos para fortalecer a microbiota intestinal, com probióticos bem específicos para cada paciente

Se quiser entender exatamente o que está acontecendo no seu corpo, montar uma estratégia alimentar personalizada, sugestões de trocas para o whey e aveia, estou à disposição para te ajudar!
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.
Olá! A dor nos rins após consumir whey protein ou aveia pode estar relacionada a sobrecarga proteica, baixa ingestão de água, ou até hipersensibilidade intestinal ao soro do leite (lactose ou proteínas do leite). Em quem já tem resistência à insulina, glicemia alterada ou gordura abdominal, o excesso de proteína e carboidratos concentrados pode gerar inflamação e desconforto renal.

O ideal é avaliar com nutricionista e nefrologista, verificar função renal (creatinina, ureia), glicemia, hemoglobina glicada (A1c) e resistência à insulina, conforme recomenda a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Ajustar a quantidade de proteína, hidratação e tipo de suplemento ajuda a evitar complicações renais e metabólicas.

Nutrição, glicemia e desempenho físico saudável é com a Dra Cleonice Soares.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 157 perguntas sobre Lacribell Colírio
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.