Olá , tenho 39 anos e dois filhos um de 9 e outro de 12, estou bom bastante dificuldade em relação a

12 respostas
Olá , tenho 39 anos e dois filhos um de 9 e outro de 12, estou bom bastante dificuldade em relação ao uso excessivo de celular , quando chegam da escola e vão direto pro celular , qual iniciativa de tomar primeiro?
Olá, percebo algumas outras dificuldades em sua fala, camufladas no fato dos filhos ficarem muito ao celular, mas pelo cuidado terapêutico, não vou expô-las. Você já considerou a possibilidade de fazer psicoterapia? poderá acessar essas dificuldades e encontrar uma solução para esta questão, que me parece ser secundária. Abc, Simone Noronha

Essa queixa é bastante comum hoje em dia. Uma solução seria dar umas responsabilidades a eles em casa, por exemplo preparar a mesa para o jantar ou algo assim, de acordo com a idade de cada, e você poderia deixar o celular para um tempo determinado apenas uma vez que s tarefas de casa e responsabilidades estejam realizadas.
Seria interessante explorar como você se sente em relação a colocar limites, pois isso parece ser o ponto delicado dessa situação. Firmeza e calma são necessários na decisão de colocar limites aos filhos. Estar confortável nesse papél é fundamental para alcançar firmeza e calma.
Boa sorte e espero ter ajudado um pouco.
Olá, tudo bem? Acredito que a primeira iniciativa que você pode tomar neste momento é perguntar as crianças o que está acontecendo para elas terem esta necessidade tão intensa do uso do celular. Nesta conversa você pode também expressar como se sente quando eles fazem isso. Espero ter colaborado um pouco com sua dúvida. Aline Roberta Wbatuba Patias
Converse com seus filhos e faça acordos com eles, não esqueça que a mãe é você e quem tem que tomar comandar é você
Olá mãe, propor aos seus filhos atividades interessantes que substituam o uso excessivo dos celulares e que oportunizem passar mais tempo em família e algumas mudanças nos horários da rotina que diminuam o tempo com o celular e lhes tragam oportunidades de servirem uns aos outros, desenvolverem talentos, brincar e aprender mais. Abçs!
Boa tarde, é importante que seja possível estabelecer alguns limites em relação ao uso excessivo de celular que vem permeando nossa época. Seria importante que eles tenham acompanhamento com Psicóloga para lidar com suas questões e os excessos que se apresentam.
O uso abusivo do celular pode refletir uma dependência, a tecnologia e toda a estrutura por trás dos smartphones e redes sociais são projetados para tal, e a dependência é química, está relacionada com os centros de prazer no cerebro e um neurotransmissor chamado dopamina.
É importante o estabelecimento de limites quanto ao uso do celular, em que momentos e por quanto tempo é permitido. Que se tenha um diálogo do porque da limitação, que se oportunidade às crianças atividades paralelas e prazerosas, e, principalmente, que os pais sejam exemplo, não podem exigir dos filhos sem fazer uma reflexão sobre os próprios comportamentos, é importante que a mudança de hábitos seja para todos, assim é mais fácil modificar o comportamento dos filhos.
Oi, como vai? Não me parece que seja um problema do campo da psicologia, mas sim da educação. Seria interessante investigar os porquês para liberar o uso excessivo de celulares para as crianças, e também porque não consegue interromper e/ou esclarecer regras com eles? Aí sim entramos na psicologia dos pais. Será que estão em acordo sobre como conduzir esta questão diante dos filhos? Os pais tem opiniões diversas sobre este tema ou estão alinhados? Se faz necessário uma conversa mais assertiva sobre a criação destas crianças e impor limites para que os danos não se prolonguem pela adolescência. Outra coisa, quando as crianças estão entorpecidas no uso de aparelhos "sobra" tempo para os pais fazerem outras coisas! Será que não é esta uma fuga para não ir de encontro com os menores e até participar das atividades infantis e educa-los de fato? Qualquer dúvida entre em contato ou marque uma consulta. Até
Olá! A criança e o adolescente necessitam de regras e limites para que desenvolvam a autonomia, independência e a responsabilidades. É importante definir como regras a responsabilidade por alguma tarefa em casa (respeitando a idade) como arrumar a cama, organizar o quarto, lavar a louça, fazer os deveres da escola. Nessas regras também definir o tempo do uso do celular, internet, entre outros elementos eletrônicos. Não esquecer de reforçar os comportamentos adequados e orientar e ate retirar algo caso não cumpra a regra ou tenha comportamento inadequado. Para melhor orientação, pode procurar um profissional. O psicólogo poderá orientar e ajudar nesse processo.
Ola.. antes de mais nada, é interessante trazermos à tona sobre o uso excessivo de celulares ou computadores.. existem estudos comprovados que esse uso atrapalha muito o desenvolvimento dos nossos pequenos, inclusive na parte intelectual, motora e emocional. Sabendo disso, ja temos a primeira iniciativa que voce deveria repensar... chegar da escola e ir direto para o celular? Porque nao ir direto lanchar, almocar, ajudar no cuidado da casa, montar uma rotina.. tarefas de escola.. ou até mesmo ter um momento para nao fazer nada e apenas descansar?! Converse com a coordenacao da escola.. eles tb podem te ajudar quanto a isso.. pois o impacto é grande tb na escola. Espero ter ajudado.
Olá!
Essa é uma preocupação muito frequente de pais que buscam atendimento.
E tem muito a ver com o contexto em que as crianças e adolescentes vivem hoje, em que são hiperestimuladas a usarem as mídias digitais para se sentirem "parte" da turma, para terem validação e aprovação de outros, para terem entretenimento, informações, e contato social. Além do contexto da pandemia que restringiu acesso à locais físicos e de socialização.
As redes sociais têm mecanismos que estimulam o prazer no cérebro, porém os efeitos negativos podem ocorrer no longo prazo, como a exposição à luz azul, dificuldade de relacionamento interpessoal e outros riscos à saúde mental, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares.

É necessário perceber o seu próprio comportamento digital, combinar com eles um tempo de tela (alguns aplicativos auxiliam nisto) e propor outras atividades prazerosas para competir com o celular (como: cozinhar juntos, ler histórias, fazer passeios em parques, cuidar de algum animal, meditação, entre outras)

Um passo importante também é buscar ajuda especializada, pois um profissional qualificado pode explorar melhor a singularidade do núcleo familiar e propor intervenções personalizadas. Além de ajudar a compreender melhor o caso.

Espero ter ajudado!

Forte abraço!
Olá! Com tanta diversidade de conteúdos e telas, realmente, não se torna uma tarefa trivial afastar os jovens desse contexto. Isso, em parte, porque as novas tecnologias acabam refletindo o próprio modo de ser do sujeito atual, que, ao mesmo tempo, é modificado por elas. Contudo, parece vantajoso lembrar dos estudos consistentes apontando para o entendimento de que o uso continuado desses dispositivos pode sim estar associado a questões comportamentais e/ou emocionais. Desse modo, talvez fosse benéfico estabelecer limites mais bem definidos quanto ao tempo de uso desses aparelhos, inclusive através do diálogo, da negociação e do acolhimento de possíveis frustrações. Desejo que fique bem e espero ter ajudado!