Ola tenho 40 anos tenho NEUROFIBROMATOSE descobri em 2020 devido o avanço da doença..tenho uma filha

1 respostas
Ola tenho 40 anos tenho NEUROFIBROMATOSE descobri em 2020 devido o avanço da doença..tenho uma filha portadora de hipoglicemia hiperisulinemica persistente da infância doença rara isso tem haver com NEUROFibromatose ele pode ter essa doença?
Dra. Nise Aranovich
Endocrinologista
São Paulo
Não. A neurofibromatose é 1 grupo de doenças em que há crescimento de tumores no sistema nervoso. São de 3 tipos: neurofibromatose tipo I (NF1), neurofibromatose tipo II (NF2) e schwannomatose. Os sintomas mais comuns de NF1 são lesões café com leite na pele, sardas nas axilas e virilhas, escoliose e pequenos tumores na pele denominados neurofibromas. Os sintomas de NF2 mais comuns são perda auditiva, cataratas em idade precoce, problemas de equilíbrio e atrofia muscular. Na schwannomatose pode ocorrer dor localizada ou em regiões extensas do corpo. Os tumores da neurofibromatose são geralmente beningnos.
Os três tipos da doença são causados por diferentes mutações. Os tumores formam-se nas células auxiliares do sistema nervoso, e não nos neurónios.
Na NF1 os tumores são neurofibromas (tumores dos nervos periféricos), enquanto na NF2 e na schwannomatose são mais comuns os schwannomas (tumores das células de Schwann). O diagnóstico geralmente baseia-se nos sintomas, num exame físico, exames de imagem e biópsia. O diagnóstico pode ainda ser complementado com exames genéticos.

Hipoglicemia Hiperinsulinêmica Persistente=> pode ser por alguma alteração genética que não tem nada haver com a neurofibromatose; pode ser por um tumor no pâncreas que fabrica muita insulina; por mãe ter diabete melito gestacional ou que tomava insulina na gestação, mutação de gen receptor de insulina, e por aí vai. A respeito de sua filha, perguntar a origem da doença dela ao pediatra.
Cada doença tem medicações diferentes para o tratamento e, no seu caso, até cirurgias , se for necessário.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Deoclides Lima Bezerra Júnior

Deoclides Lima Bezerra Júnior

Neurocirurgião

Recife

Gustavo Passos

Gustavo Passos

Neurocirurgião

Curitiba

Thereza Loureiro

Thereza Loureiro

Geneticista

São Paulo

Beatriz Sartori

Beatriz Sartori

Neurocirurgião

Blumenau

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 89 perguntas sobre Neurofibromatose 1
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.