Olá, tenho doença de crohn sei que tenho que controlar minha alimentação para controlar a doença, ma

2 respostas
Olá, tenho doença de crohn sei que tenho que controlar minha alimentação para controlar a doença, mas em periodos de remissão eu posso comer ocasionalmente e moderadamente alimentos nao recomendados ? assim como lanches, salgados, etc ? e em periodo ativo caso eu coma alimentos nao recomendados uma vez a cada 3 semanas ou algo do tipo, pode piorar muito o quadro atual da doença a ponto de atrapalhar o tratamento ?
Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
Embora eu ainda esteja na Inglaterra, estudando em minha (terceira) Pós Graduação, tenho carinho pelos 3,6 milhoes de pessoas que me leem aqui.
Sua pergunta é muito interessante por falar no famoso, comum e importante Intestino Irritável. Sua pergunta é sobre :

a. doença de Crohn
b. dietas nas doenças digestivas

COMO SEMPRE ALERTO AO LEITOR: nada que escrevo aqui é específico. Eu só explico, de modo geral, sobre doenças, tratamentos, exames e ás vezes, dietas.
Não se pode fazer atendimentos por aqui, e o único(a) que pode orienta-lo é seu médico(a). Minha recomendaçao é : SIGA A ORIENTAÇAO DE SEU MÉDICO(A).

Sobre a Doença de Crohn: por motivo de espaço, nada falarei aqui. Quem quiser minha explicaçao, poderá ir ao meu Perfil e procurar nas mais de 1000 respostas que dei. Dará trabalho, mas ouso dizer que vale a pena

Sobre Dietas. Nesse caso dou minha OPINIAO. Minha opiniao é particular e NAO SERVE para pessoas que nao sao meus pacientes.
Baseio minha opiniao em 36 anos de Prática Médica, aqui e no Exterior e na Literatura Médica. Mas ela deve ser tomada só como opiniao.

Recebo perguntas sobre dietas todos os dias. Dou minha opinião.

Com relação á dieta: já está passando o tempo do paternalismo médico, onde o doutor(a) tirava uma dieta pronta da gaveta, igual para todos os pacientes. Um senhor de 85 anos ou um moço de 18 recebiam a mesma dieta, sem nenhuma modificação.

Os Médicos experientes aprendem que as dietas, assim como as medicações, devem ser PERSONALIZADAS.
Sou um Médico que tem por hábito PERSONALIZAR tudo, inclusive a dieta.
É fácil entender.
Temos que saber muitos parâmetros do nosso paciente para recomendar uma dieta, ou até mesmo não recomenda-la:

- qual a idade?
é jovem? já está aposentado?

- tem comorbidades(diabetes, hipertensão, colesterol alto, cardiopatias) ?

- tem tratamentos atuais?
usa remédios?
- teve internações ou cirurgias?
(em especial no trato digestivo)
- quais seus hábitos? fuma ou usa álcool?

- é obeso?

- qual sua situação nutricional?

- qual sua situação emocional?

- que estilo de vida tem?

Em outras palavras: só pelos parâmetros acima , percebe-se que uma pessoa é TOTALMENTE DIFERENTE da outra
E que NAO HÁ CASOS IGUAIS

Feito isso, faço uma dieta PERSONALIZADA. Mas, se achar que uma dieta pouco irá beneficiar o meu paciente, posso até não faze-la.

Geralmente sou razoavelmente liberal nas dietas. Não costumo "proibir" nada "para sempre". Aprendi que isso não funciona.

Mas sou MUITO cauteloso quanto a álcool e fumo nas Doenças Digestivas. O álcool agride o trato digestivo e pode causar problemas graves em todo o organismo, se usado de forma imoderada. E o fumo também.
Sabe-se, por exemplo, que o fumo diminui a eficácia de remédios como o Omeprazol. Embora isso não seja muito falado, não deixa de ser importante.
Isso não quer dizer que um paciente meu com úlcera ou gastrite "nunca mais" poderá tomar um pouquinho de cerveja com os amigos. Pode, mas de modo moderado.

NOTA IMPORTANTE
Mas recomendo isso para MEUS pacientes. Outros médicos podem ter condutas diferentes. Não posso criticar a conduta de outros médico(as), e tenho total respeito por suas condutas.
Recomendo ENFÁTICAMENTE que quem não for meu paciente siga o recomendado pelo seu médico(a), INCLUSIVE NAS DIETAS.

Finalmente, pequenas notas, para os que tentam me contatar

1) Nas próximas semanas não haverá atendimento na Clínica, nem mesmo por fone. Assim, por favor não ligue. Não gostaria de frustração em meus (queridos) pacientes. Estamos aproveitando minha Pós Graduaçao para reformar a Clínica.
Como nao há atendimento por fone (os pedreiros e pintores nao estao autorizados a marcar consultas) deixo o email abea.filantropia@gmail.com, que serve para saber como estamos com a reformulação da agenda, desde que se escreva de tempos em tempos.
Tão logo eu volte ao Brasil, vamos reformular a Agenda. Seguiremos rigorosamente a ordem cronológica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Defanti
Gastroenterologista, Hepatologista, Especialista em clínica médica
Rio Das Ostras
Uma boa anamnese, exame físico, talvez exames complementares, podem te ajudar muito.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.