Olá tenho pequenos sulcos nas cordas e minha vóz, é fraca fina e rouca a tiroplastia é indicada ness

5 respostas
Olá tenho pequenos sulcos nas cordas e minha vóz, é fraca fina e rouca a tiroplastia é indicada nesse caso???
Existem 4 tipos de tireoplastias (tipo I, II, III e IV), com indicações diferentes para cada caso, que geralmente não são indicadas para quadro de sulco na prega vocal.No caso de sulco na prega vocal, o tratamento inicial seria fonoterapia. Caso não tenha sucesso, podem ser discutidas as opções cirurgicas.

Quando o paciente tem um Sulco Vocal com estria maior profundo e disfonia acentuada a indicação, nesses casos, é Fonocirurgia e após intervenção cirúrgica recomendamos iniciar Fonoterapia.
Como a voz desse indivíduo é bem comprometida, deveria inicialmente fazer uma avaliação com um Fonoaudiólogo; provavelmente será indicado para intervenção cirúrgica.
Apesar de o prognóstico fonoterápico não ser bom, não indico cirurgia para os casos de sulco vocal, a menos que o paciente tenha a voz como instrumento de trabalho e esteja disposto a arriscar uma intervenção que nem sempre surte bons efeitos.
Em caso de alterações estruturais mínimas, prefiro terapia fonoaudiológica, pois podemos encontrar maneiras de atenuação dos prejuízos na fonação desses inivíduos por meio de um uso ressonantal mais adequado.
Concordo, a abordagem cirúrgica deve ser reservada para os casos de insucesso com a intervenção fonoaudiológica. A fonoterapia é indicada para melhorar a vibração das pregas vocais, tratar de lesões secundárias caso existam, para orientar estratégias de higiene vocal, com o intuito de melhorar a qualidade vocal dentro do possível.
Reforço as informações das colegas , e sugiro realizar uma avaliação da sua qualidade vocal com o Fonoaudiólogo Especialista, e com a melhor interpretação dos achados direcionar a sua Fonoterapia, sendo esta o primeiro passo do tratamento.
@clinsate.