Olá, tenho transtorno afetivo bipolar, fui diagnosticada recentemente. Fiz os exames que minha psiquiatra pediu e deu alteração tanto na tireoide e no lítio.

2 respostas
Olá, tenho transtorno afetivo bipolar, fui diagnosticada recentemente. Fiz os exames que minha psiquiatra pediu e deu alteração tanto na tireoide e no lítio. A tireoide está muito a mais do que a idade e o litio está menor que o valor de referencia. O que isso pode influenciar na vida de alguém com TAB?
Importante levar o resultado do seu exame para o seu médico psiquiatra, pois ele sabe todo o contexto da sua vida, e fez a análise clínica. Eu sei que temos ansiedade sobre o tratamento e o que isso pode causar, mas acredito que na próxima consulta o psiquiatra terá mais tempo para conversar sobre isso com você. O tratamento adequado das disfunções da tireoide, em conjunto com o tratamento do TAB, pode ajudar a estabilizar o humor e melhorar os sintomas gerais, além de que é necessário acompanhar o nível de lítio, que é um estabilizador de humor frequentemente prescrito para pessoas com TAB, para deixar na faixa terapêutica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A disfunção da tireoide e a baixa concentração de lítio podem afetar significativamente a saúde mental de uma pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB). A tireoide é uma glândula endócrina que regula o metabolismo do corpo e, quando não funciona corretamente, pode causar alterações de humor, ansiedade e depressão. A disfunção da tireoide também pode afetar a resposta ao tratamento com medicamentos para o TAB.

O lítio é um estabilizador de humor comummente usado no tratamento do TAB. A baixa concentração de lítio pode levar a uma diminuição da eficácia do medicamento, o que pode resultar em sintomas de mania ou depressão.

Portanto, é importante tratar tanto a disfunção da tireoide quanto a baixa concentração de lítio para garantir que o tratamento do TAB seja eficaz. Seu médico pode ajustar a dose do lítio ou prescrever outros medicamentos para equilibrar seu humor e, se necessário, encaminhá-lo a um endocrinologista para tratar a disfunção da tireoide.

Além disso, é importante manter um estilo de vida saudável, incluindo dieta balanceada, exercícios físicos regulares e sono adequado, para ajudar a gerenciar os sintomas do TAB.

Especialistas

Diana R Silva Marinato

Diana R Silva Marinato

Fisioterapeuta, Psicanalista

Linhares

Aline Possamai

Aline Possamai

Fisioterapeuta

Curitiba

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Silvio Santos

Silvio Santos

Fisioterapeuta

Mogi das Cruzes

Paulo Romulo Pereira Barbosa

Paulo Romulo Pereira Barbosa

Fisioterapeuta

Teixeira de Freitas

Sandra Rebouças Macêdo

Sandra Rebouças Macêdo

Fisioterapeuta

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Transtorno afetivo bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.