Tomo quetiapina e lítio a mais de 5 anos, e tive um recaída pq parei de tomar os dois. Quando voltei

3 respostas
Tomo quetiapina e lítio a mais de 5 anos, e tive um recaída pq parei de tomar os dois. Quando voltei, voltei a mesma dosagem de quetiapina e lítio só que associada a respiridona. No entanto troquei de psiquiatra e essa última retirou a respiridona pq eu não estava menstruando(por conta da prolactina altíssima além de apresentar um TSH elevado) e a dosagem que eu estava tomando era mínima. Depois da retirada, dentro de um mês, menstruei 3x com ciclos muito pequenos. De 10..12 dias. Só que agora, tem quase um mês que foi feita a retirada da respiridona, e eu não tenho dormido direito, só durmo as primeiras 2h..3h e depois acordo toda hora, além de ter só um sono bem levinho, quase acordada com pensamentos ansiosos/ acelerados. Tenho diagnóstico de TAB. Há algo que posso fazer pra conseguir melhorar a qualidade do meu sono? Considerando já tenho tomando melatonina, e iniciei com o Treonato de magnésio a 1 dia
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Saudações! Sim, claro que existe algo a se fazer! Por exemplo, evite ligar o celular ou a TV quando deitar para dormir, tome um banho morno até 30 min antes da intenção de dormir, procure deixar o seu quarto com o mínimo de claridade possível e só utilize a sua cama com a intenção de dormir (evite fazer outras atividades diurnas que podem ser feitas no sofá, por exemplo), não coma muito à noite a ponto de ficar empazinado(a) - prefira os alimentos menos gordurosos, e não tome café ou outros estimulantes após às 16h00. Essas recomendações fazem parte da higienização do sono. Espero ter contribuído.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para que o tratamento de insônia seja efetivo, o ideal é sempre procurar a causa para a alteração no padrão de sono. No seu caso, sugiro avaliar com sua/seu psiquiatra uma nova avaliação da medicação, uma vez que a insônia pode ser um dos sintomas de que o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) não está adequadamente controlado.
Até a realização da consulta, algo que pode ajudar é a realização adequada da higiene do sono, com interrupção do uso de aparelhos eletrônicos (celular, televisão e computador, por exemplo) ao menos 02 horas antes de dormir, evitar produtos que contenham cafeína (café, chás escuros, refrigerantes à base de cola) após às 16h, evitar grandes porções de alimentos pelo menos 2 horas antes de dormir e evitar atividade física próximo ao horário de dormir (caso a atividade física aumente a disposição).
Olá! A maior dificuldade no TAB é o paciente manter-se engajado no tratamento. A risperidona realmente aumenta prolactina e o Lítio pode ser uma substância que interfere na tireóide com o tempo. No entanto, o Lítio é a melhor medicação para TAB desde o início. A quetiapina tem menos possibilidade de aumentar prolactina. A tentativa que pode ser feita, se a dose permitir, é a aumentar a dose da quetiapina. Mas você não falou quanto de quetiapina está usando diariamente. Além disso tem toda uma classe de medicamentos que você não está usando que poderia ajudar a estabilizar humor. A perda de efeito da quetiapina e lítio é por causa do abandono do tratamento prévio. Cada recaída aumenta a probabilidade de precisar de mais medicamentos para se estabilizar. Dito isso você deve também fazer um tratamento e investigação para a tireóide e os hormônios sexuais. A alteração desses hormônios instabilizam o TAB também. Tireóide que funciona "de menos" pode causar depressão/ansiedade e tireóide que funciona "de mais" pode causar um episódio de mania ou ansiedade. No caso com o TSH elevado sua tireóide está funcionando "de menos".

Especialistas

Raphael Andrade

Raphael Andrade

Fisioterapeuta, Psicanalista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Marcione Catarina Arruda Lima

Marcione Catarina Arruda Lima

Fisioterapeuta

Cabedelo

Erik Costa Oliveira

Erik Costa Oliveira

Fisioterapeuta

Eirunepé

Igor de Almeida

Igor de Almeida

Fisioterapeuta

Moema

Karina Alves Bassetto

Karina Alves Bassetto

Fisioterapeuta

Sorocaba

Anne Grazielle Silva Gomes Vilas Boas

Anne Grazielle Silva Gomes Vilas Boas

Fisioterapeuta

Guanambi

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Transtorno afetivo bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.