Olá, tenho um bebe de 1 ano, ele emite vários sons e gritos, como uuu, aaa, iuu, varias vogais, porém

5 respostas
Olá, tenho um bebe de 1 ano, ele emite vários sons e gritos, como uuu, aaa, iuu, varias vogais, porém de consoantes emite somente o gaaaa, tenho dúvida se essas vogais é um sinal que sua fala esta sendo desenvolvida? ele é risonho, mantem contato visual, interage, mas fala nada.
Olá! Às vezes nós mães ficamos muito preocupadas com o desenvolvimento de nossos filhos e isso é bem comum. Pelo seu relato, parece que seu bebê está se desenvolvendo conforme o esperado. Seria importante verificar se ele tenta se comunicar de outras maneiras, apontando, p. ex. e se olha pra você quando chamado. Para auxiliá-lo no desenvolvimento da fala, procure falar com ele sempre, explicando o que está fazendo, ler e cantar para o bebê, imitar seus sons e utilizar a linguagem correta. Lembre-se que cada bebê é único e tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Mas se mesmo assim ficar com dúvida, procure ajuda profissional! Abraços.

Olá! É sabido que por volta de 12 meses a criança vocaliza as primeiras palavras, como sabemos que cada indivíduo tem suas particularidades, é importante conhecer o caso específico do seu filho. Por isso, seria interessante uma avaliação multidiciplinar com: pediatra dele, fonoaudiólogo, psiquiatra infantil e Terapeuta Ocupacional. O diagnóstico geralmente não é simples, uma equipe multidiciplinar terá uma visão mais adequada para um diagnóstico precoce. O quanto antes seu bebê for estimulado, melhor para o seu desenvolvimento. Espero ter ajudado!
Olá, bom dia!

Sim, os sinais que você descreve representa que o seu filho/a esta em processo de desenvolvimento da linguagem. Normalmente dos 12 aos 18 meses é quando a criança tende a desenvolver as primeiras palavras funcionais, com um prolongamento semântico, como por exemplo, cachorro (onde a criança tende a denominar de cachorro todos os animais). Porém, algumas crianças vão ter o desenvolvimento da linguagem em uma idade mais tardia, que é algo normal também, visto que, para realizar um possível diagnóstico e caracterizar como um transtorno ou déficit no desenvolvimento outros fatores precisam ser observados, como: dificuldade em manter o contato visual, pouca ou nenhuma interação com os adultos, não respostas a estímulos, entre outros.
Ainda é cedo para externar preocupação. No entanto mãe, pode até ser que até exista um pequeno atraso pois não sabemos dos detalhes anteriores da gestação ou mesmo dos eventos pós parto. Procure a avaliação de um especialista para sanar suas dúvidas e lhe ensinar estratégias de estimulação da linguagem.
Olá, conforme os estágios de desenvolvimento propostos por Piaget, de (0 a 2 anos) a criança passa pelo estágio Sensório Motor, nesse estágio não há ainda capacidade de abstração, e a atividade intelectual é de natureza sensório motora, ou seja, a criança percebe o ambiente e age sobre ele. Assim, por volta dos (18 meses a 2 anos) inicia-se o simbolismo, onde a criança começa a usar palavras para se referir a objetos. Posteriormente, no estágio pré-operacional de (2 a 6 anos) espera-se que ocorra uma explosão de palavras, entre os 24 e 30 meses. Dessa forma, estima-se que a criança chegue aos 2 anos com um vocabulário de aproximadamente 270 palavras. Observe como a criança se desenvolve e caso suspeite de atraso busque um especialista em desenvolvimento infantil.