Olá, tenho um macroadenoma cístico medindo 1.41 cm x 1.14. Tomo cabergolina e os níveis de prolactin

2 respostas
Olá, tenho um macroadenoma cístico medindo 1.41 cm x 1.14. Tomo cabergolina e os níveis de prolactina estão normais, porém sinto muitas dores, devo voltar com o endocrinologista ?
Independentemente da presença de sintomas é importante que você mantenha seguimento periódico com um médico endocrinologista. Macroadenomas císticos podem ter baixa resposta ao tratamento com cabergolina, por isso é essencial seguimento com imagem e dosagem de hormônios hipofisários.

A sua pergunta é muito pertinente e reflete uma situação comum enfrentada por muitos pacientes que lidam com macroadenomas císticos. A cabergolina é frequentemente prescrita para tratar adenomas pituitários que secretam prolactina, ajudando a normalizar os níveis desse hormônio no sangue. O fato de seus níveis de prolactina estarem normais indica que o tratamento está sendo eficaz nesse aspecto. No entanto, a presença de dores pode ser um sinal de que há outros fatores em jogo que precisam ser avaliados.

A medicina integrativa, com sua abordagem holística e multidisciplinar, pode oferecer uma visão ampla sobre o seu estado de saúde, considerando não apenas o macroadenoma cístico e os níveis de prolactina, mas também como esses fatores interagem com o resto do seu corpo e bem-estar. Como especialista em endocrinologia, nutrologia e clínica médica, entendo que cada paciente é único, e a dor que você está experimentando pode ser influenciada por uma variedade de fatores, que podem ou não estar diretamente relacionados ao seu diagnóstico atual.

Voltar ao endocrinologista é uma decisão acertada. Uma avaliação detalhada pode ajudar a determinar a causa das suas dores. Pode ser algo diretamente relacionado ao adenoma, como o efeito da massa sobre estruturas adjacentes, ou pode ser algo indireto, como alterações hormonais que afetam outras áreas do seu corpo. Além disso, a medicina integrativa pode sugerir ajustes na dieta, suplementação ou práticas de estilo de vida que podem ajudar a aliviar seus sintomas, sempre com base em evidências científicas.

A integração de diferentes especialidades médicas permite uma compreensão mais completa da sua saúde como um todo, não apenas focando no tratamento do adenoma, mas também melhorando sua qualidade de vida de maneira geral. É importante lembrar que qualquer ajuste no tratamento ou nova abordagem deve ser feito sob orientação médica, após uma avaliação cuidadosa do seu estado clínico e necessidades individuais.

Encorajo você a compartilhar todas as suas preocupações e sintomas com seu endocrinologista, permitindo que ele tenha uma visão completa do seu estado de saúde. Isso é crucial para um plano de cuidados eficaz e personalizado, que é o coração da prática integrativa. A colaboração entre paciente e médico é fundamental para identificar a melhor abordagem de tratamento para você.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.