Doenças da hipófise - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em doenças da hipófise

Encontre um especialista em Doenças da hipófise na sua cidade:
Ana Paula Rodrigues Pirro

Ana Paula Rodrigues Pirro

Médico acupunturista, Endocrinologista

São Paulo

Lucio Vilar

Lucio Vilar

Endocrinologista

Recife

Alexsandra Vitti

Alexsandra Vitti

Endocrinologista

Joinville

Adna Nunes

Adna Nunes

Endocrinologista

Florianópolis

Alessandra Barreto Miranda Seabra

Alessandra Barreto Miranda Seabra

Médico clínico geral, Endocrinologista

Natal

Aneliza Zanette

Aneliza Zanette

Endocrinologista

Londrina

Perguntas sobre Doenças da hipófise

Nossos especialistas responderam a 52 perguntas sobre Doenças da hipófise

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da historia clinica, suas queixas e exame físico…
2 respostas

Dra. Ximene Antunes
Dra. Ximene Antunes
Endocrinologista
Rio de Janeiro
A acromegalia é uma doença rara e o acompanhamento deve ser feito em centro de referência ou com neuroendocrinologista, pois o tratamento de escolha é cirúrgico e o sucesso da cirurgia depende…
2 respostas

Se houver hipopituitarismo (isto é, deficiência dos hormônios hipofisários) provocado pelo tumor ou pela necessidade de procedimento cirúrgico mais extenso ou radioterapia, pode surgir anemia…
2 respostas

Especialistas falam sobre Doenças da hipófise

A hipófise é a principal glândula (órgão produtor de hormônios) do corpo, e encontra-se logo abaixo dos nervos da visão A doença mais comum desta glândula é o adenoma hipofisário (tumor benigno),classificado em: -Tamanho: micro (<1cm) ou macro(>1cm) -Secretor de hormônios (prolactinoma, etc.) ou não secretor Os tumores secretores são tratados com medicações por via oral. Os microadenomas devem ser acompanhados Minha especialidade é o tratamento do macroadenoma não secretor. A cirurgia cerebral por câmeras feita sem cicatriz, pelo nariz (microcirurgia endoscópica transnasoesfenoidal), permite pós operatório rápido (alta em 2 dias) e alta taxa de cura.

Eric Grossi Morato

Neurocirurgião, Neurologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

A glândula hipofisária fica localizada na sela túrcica na região cerebral. Produz diversos Hormonios: ACTH, LH, FSH, prolactina, TSH e GH. Estes por sua vez estimulam glândulas a produzirem outros Hormonios que são responsáveis por diversas funções no nosso organismo. A condição mais comum que o endocrinologista se depara é o prolactinoma em que há um tumor na hipofise prodilutir de prolactina cuja clínica se caracteriza por galactosemia ( saída de leite das mamas) e amenorreia( ausência de menstruação). O tratamento das diversas alterações vai depender do diagnóstico, podendo ser medicamentoso ou cirúrgico.

Amanda De Araujo Laudier

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A grande maioria dos tumores da hipófise são benignos e muitos não precisam de cirurgia para tratamento, podendo ser controlados com o uso de medicamentos. Existem tipos diferentes de tumores que, normalmente, se correlacionam com o tipo de hormônio que está sendo produzido em excesso (p. ex: prolactinoma que produz prolactina, Doença de Cushing que produz ACTH levando ao aumento de cortisol, Acromegalia que produz GH). Mas tem também aqueles que não produzem nenhum tipo de hormônio, e que são denominados adenomas não funcionantes. O mais importante ao receber o diagnóstico de adenoma hipofisário é estar sendo acompanhando por um endocrinologista que tenha experiência no assunto.

Paula Bruna Araujo

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Estudo clínico, laboratorial e imagens, visando o diagnóstico do problema. Tratamento dependendo de cada caso; por exemplo: Microadenoma hipofisário produtor de prolactina: tratamento medicamentoso e acompanhamento com bons resultados.

Walid El Andere

Endocrinologista, Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita

As doencas da hipofise sao inumeras, sendo os adnomas de hipofise os mais comuns. Os adenomas sao lesoes na hipofise, em sua maioria benignas, que podem levar ou nao a producao aumentada de um dos hormonios produzidos pela hipofise , por exemplo, a prolactina.

Débora Nazato

Endocrinologista

São Paulo

Quais profissionais tratam Doenças da hipófise?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.