Olá, tenho uma dúvida e não acho nenhuma resposta verídica sobre o assunto, um individuo com Gagueir

6 respostas
Olá, tenho uma dúvida e não acho nenhuma resposta verídica sobre o assunto, um individuo com Gagueira é ou não considerada PCD ?
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá, a gagueira não estão no rol das doenças cujos portadores são considerados deficientes para fins dos benefícios em contratações – Lei nº 7.853/1989 e Decreto nº 3.298/1999.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Izabella Souza
Fonoaudiólogo
Aracaju
Não, a gagueira não é considerada como Pessoa com Deficiência.
 Giovana Moreira
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
A gagueira é um transtorno da Fluência. A pessoa que gagueja não se enquadra como pessoa com deficiência.
 Suzana Didier
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
O que seria essa sigla PCD? O que o Google responde é deficiência, creio que o termo menos engessado para a disfluência verbal, seria dificuldade, pois pode ser tratada e a pessoa ficar bem, ela não é um rótulo para o resto da vida, sem nada ter o que fazer, existe tratamento então ela vence e supera etapas.
A disfemia ou gagueira NÃO é elegivel ao recebimento de beneficio. Porém quando ela é incapacitante é possivel procurar um medico que emitirá um parecer e relatório justificando essa incapacidade.
A Associação Brasileira de Gagueira – Abragagueira, vem a público informar que, nos termos do Regimento Interno do Senado Federal, em seu artigo 332, § 1, o Projeto de Lei 311/2018, de objeto “Altera a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), para incluir as dificuldades de comunicação e expressão no rol dos impedimentos que caracterizam a pessoa com deficiência” foi arquivado em definitivo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.