Olá tenho uma fobia que se chama emetofobia, que é medo de vomitar e de ver os outros vomitando, ela

36 respostas
Olá tenho uma fobia que se chama emetofobia, que é medo de vomitar e de ver os outros vomitando, ela me atrapalha muito pois impede de fazer várias coisas. Queria saber se tem cura pra esse tipo de fobia ?pois não aguento mais ter que correr quando alguém passa mal perto de mim e de entrar em pânico quando eu estou enjoada ( pois tenho gastrite e ela me da muito enjoos). Alguém pode me ajudar com essa pergunta?
Olá! A fobia tem sim uma “cura”. A Fobia é um medo de algo que não conseguimos acessar. Então ela se mostra de uma maneira um pouco mais “aceita” por nós e pelos outros, como o vômito. É preciso entrar em um processo de psicoterapia. Procure um profissional!
Abraço

Olá, uma psicóloga (EMDR) será a pessoa ideal para lhe ajudar a melhorar essas questões.
Olá. Pode parecer incomum, mas já tive mais de um caso assim em meu consultório. Neles, o que ficou evidente, é que a fobia era onde a angústia ficava canalizada, porém as causas divergiam. É importante que você procure um psicólogo para fazer o percurso da sua história de vida que não é separada dos seus sintomas, já que eles são a forma como seu inconsciente encontrou para "resolver" conteúdos que não podem ser manifestos. Como diz o ditado: quando a boca cala, o corpo fala. A cura nunca pode ser garantida de antemão por nenhum profissional da saúde mental, mas sim um processo de autoconhecimento que vai te deixar mais preparada para lidar consigo mesma e com os outros. Abraço!
Conforme você definiu, seria um outro tipo, o medo é causado por outros estímulos, que podem incluir: medo ou esquiva de situações que poderiam levar a asfixia,vômitos ou contração de uma doença. O enfrentamento deve ser feito com a ajuda de um psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Sabemos o quanto esse tipo de fobia pode gerar incômodos graves e atrapalhar no dia a dia. Por outro lado, podemos assegurar que esse tipo de transtorno tem sim, cura. Mais ainda, ela geralmente é menos complicada do que parece - especialmente no momento em que os sintomas se intensificam. Geralmente trabalhamos no alívio e no controle das manifestações ansiosas e do pânico, enquanto examinamos e reelaboramos as questões emocionais mais profundas que se encontram "na raiz" do problema. Recomendo uma consulta psicológica para avaliar a situação; em muitos casos, o atendimento multiprofissional é necessário. Boa sorte!
Olá!! Sim existe cura sim. A terapia Cognitivo comportamental é excelente nos tratamentos de fobias. Suas técnicas são muito eficazes e trazem rápidos resultados.
Sim! Ha tratamento para qualquer tipo de fobia! Te aconselho a procurar um psicólogo(a) pois você pode simplesmente se livrar desse sofrimento!! Mas sua fobia parece muito com somatização... algo que não conseguimos lidar emocionalmente nos leva a produzir sintomas físicos. Vomitar tem um simbólico muito forte... pense se vc alguma vez foi exposta publicamente, alguém expôs vc? Ou algum segredo seu? Ou vc pode também estar a muito tempo guardando um segredo e não consegue expô lo e só pensar em expor te causa sintomas físicos e emocionais!! Procure um profissional... hoje tem terapia on line... qualquer profissional pode te atender mesmo que não esteja em sua cidade! Vantagens da tecnologia!!! Abraço e desejo que você alcance vitória sobre isso!
Sim, tem cura! Precisa apenas inciar um trabalho com um profissional especialista. Em pouco tempo tudo voltará ao normal.
Olá querida, li sua pergunta e assim como os meus colegas, concordo que você poderá obter a cura para esta situação. Porém, é necessário que entenda os fatores inconscientes que estão desencadeando estes eventos de ansiedade e pânico. Um processo terapêutico lhe será muito útil. Busque a abordagem que mais faça sentido para você. A terapia sistêmica familiar pode ser uma excelente opção. Gratidão.
Boa noite! Procure a psicoterapia, será de grande valia para você! Temos que enfrentar os nossos medos! O enfrentamento da sua fobia será de suma importância para que, aos poucos, vá vencendo isso dentro de você! Boa sorte! Se, por ventura, estiver travada em relação ao início da terapia, só vá, inicie! Dê o primeiro passo para as mudanças que está desejando Boa sorte
Olá....como você pode ver, há cura sim e posso dizer que a psicoterapia cognitivo comportamental é muito eficaz nesses casos. Além do profissional que você se identifique,lembre se que o ponto principal é você querer se curar. Pela sua fala veio que é isso que deseja,portanto siga em frente!!! Boa sorte !!
Olá! Sugiro que busque um acompanhamento psicológico para que possa trabalhar a angústia que se encontra por trás da fobia, ressaltando que isso deve ser feito caso a caso, pois uma fobia irá se apresentar diferentes causas a depender de cada indivíduo. Att. Carolina
Olá!
Bom dia!

Sim a fobia específica tem cura.
A Psicoterapia cognitivo_comportamental consegue resultados eficientes para o caso.
Atendo clinicamente nessa abordagem...
Caso possa ajudar...
De qq forma procure ajuda com psicoterapeutas
Abs
Evelyn Miranda.
Olá, bom dia!
Sim, essa questão pode sim ser controlada. Porém, é preciso buscar ajuda profissional para uma melhor compreensão das circunstâncias que isso começou é quais são os gatilhos que fazem com que isso apareça.
Fique bem!
Olá!
Só complementando o que já foi dito...
Fobia tem cura e com hipnose Clínica você resolve de maneira simples e em um tempo bem reduzido.
Boa sorte!
Abs
Ola! Além da fobia, você relata também outros desconfortos, que também são sintomas, como enjoo e gastrite. A fobia e outros sintomas, nada mais é do que uma angústia deslocada para outro lugar. Sim, tanto a fobia, quanto os outros sintomas tem cura, a partir do seu desejo de cura. Isto é, fazer um tratamento psicológico sério e comprometido com essa busca de cura. Procure por um profissional da psicanálise/psicologia, que com certeza, terás bons resultados.
Olá este tipo de fobia tem tratamento sim, e a Terapia Cognitivo Comportamental oferece ótimos resultados, permitindo que a pessoa enfrente o medo gradualmente, além de utilizar outras estratégias para ajudar a controlar os sintomas.
Não fique preocupada em “cura-se” . A questão seria porque isso começou!
Essa é a pergunta mais importante!
Tem cura sim, os colegas definiram bem. É preciso fazer terapia, se auto conhecer, investigar situações que podem estar sendo o gatilho ou não. A angústia reprimida desenvolve as fobias! Procure uma psicóloga.
Olá, boa tarde! Tem cura sim. Te aconselho a buscar uma psicoterapia na linha da Terapia Cognitivo Comportamental, que tem tido bastante resultado na área.
Na minha prática profissional utilizo EMDR que é uma abordagem terapêutica indicada para tratamento de transtorno de estresse pós traumático. No EMDR você realiza o movimento bilateral dos olhos para resignificar traumas de forma rápida e eficaz curando transtornos psicológico
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Qualquer fobia tem um porquê e a partir deste pode se chegar a uma conclusão. Independente da abordagem, ao lidar com uma fobia, o medo excessivo de algo específico, deve ser avaliado tudo que rodeia aquele medo, desde os sentimentos que aparecem junto à ele, e as reações perante ele. A partir de uma nova realidade, ou resinificação da imagem que traz o medo, a convivência pode ser mais harmônica e saudável.
Boa noite.Sugiro que você procure ajuda o mais rápido possível, antes que esse quadro se agrave para outras áreas. Resultados com uma escuta tem sido constatado na clínica psicanalitica. Questões de sua vida precisam ser verbalizadas o quanto antes.Abraço
No seu caso em particular penso que o tratamento pode ser feito com um trabalho multidisciplinar, ou seja, terapia junto com a ajuda de um psiquiatra e também de um gastro.
Mas tem possibilidade de cura sim.
A emetofobia está no grupo das fobias específicas e pode ocasionar um relevante impacto emocional no cotidiano. A Terapia Cognitivo-Comportamental costuma ser de grande eficácia nas fobias, com técnicas e estratégias que auxiliam na compreensão de pensamentos distorcidos até que se sinta capaz de enfrentar e superar a situação e ter sucesso no tratamento.
após descartar um gastro para verificar se não há fissura interna, procure um psicoterapeuta de sua confiança para utilização de técnicas que vai permitir ter mais qualidade de vida. Abcs, melhoras.
Sim, através da psicoterapia pode-se atenuar ou mesmo debelar esses sintomas e sensações. O caminho seria buscar no seu processo de vivências, situações que possam ser ocasionadoras deste estado. Através de algumas técnicas de atuação, a partir de suas emoções e sensações sentidas no corpo, pode-se reverter este quadro. Importante observar, que terá que ser descartada a hipótese de uma causa fisiológica através de um médico especialista.
Voce pode sim conseguir a cura da emetofobia através de tecnicas de enfrentamento e descensibilizaçao e também conhecer a fundo o seu medo, desde a origem até mesmo como lidar com os sentimentos e sintomas que tem, a abordagem mais adequada e com resultado em menor tempo é a TCC terapia cognitivo comportamental. Espero ter ajudado!
É importante consultar um bom profissional para investigação da etiologia do sintoma que está relacionada com suas experiências anteriores. Compreender a causa te ajudará a lidar com o significado da fobia, porque ela se originou e o que a mantém. Eu não sou adepta a tratar os medos como patologias. O medo é uma defesa do nosso organismo. Precisamos tratar a desfuncionalidade que ele pode causar relativa à sua intensidade. Nesse sentido, é possível se tornar mais funcional por meio de um processo terapêutico. Sucesso no seu percurso.
A maioria das fobias têm origem em fatos da infância ou adolescência, mas que podem ficar sem se manifestar por muito tempo, até que algum acontecimento estimule essa lembrança bloqueada. O tratamento através do EMDR, Brainspotting ou hipnose, costuma ser rápido e eficiente. Procure um profissional que trabalhe com elas.
Olá!! Sim existe tratamento para essa finalidade e a terapia Cognitiva comportamental é excelente nos tratamentos de fobias e suas técnicas são muito eficazes e trazem rápidos resultados. Seria interessante buscar um acompanhamento psicológico para que possa trabalhar a angústia que se encontra por trás da fobia, ressaltando que isso deve ser feito caso a caso, pois uma fobia irá se apresentar diferentes causas a depender de cada indivíduo. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Você precisa junto com o seu psicoterapeuta tratar recursos de enfrentamento.
Existe tratamento sim. Dentro da terapia cognitivo-comportamental você pode aprender a responder aos pensamentos que reforçam a fobia, bem como a profissional poderá lhe auxiliar com o que chamamos de dessensibilização sistemática, que é quando vamos nos expondo pouco a pouco ao que nos causa medo, a fim de reduzir os níveis de ansiedade associados.
Sim, é possível ficar livre dessa fobia, mas é preciso passar por um processo para entender os motivos e o que precisa ser feito. Psicoterapia é o tratamento indicado. Abraço
Sim, a emetofobia, o medo de vomitar e de ver outros vomitando, pode ser tratada com sucesso através de terapia cognitivo-comportamental (TCC) e outras abordagens terapêuticas. Embora não haja uma cura instantânea, muitas pessoas conseguem superar essa fobia com o tempo e a ajuda de um profissional de saúde mental. É importante procurar um terapeuta especializado em fobias e ansiedade para criar um plano de tratamento personalizado que inclua técnicas como exposição gradual, modificação de pensamentos irracionais e estratégias de relaxamento. Com o tratamento adequado, você pode aprender a lidar com seus medos e melhorar sua qualidade de vida, permitindo que você participe de atividades que antes eram limitadas devido à fobia.

Sim, tem cura, com certeza. O melhor método para curar fobias é através da hipnose, não perca tempo, procure um especialista experiente agora.