Olá! Ultimamente venho percebendo que estou com mais problemas para socializar do que o comum para m

19 respostas
Olá! Ultimamente venho percebendo que estou com mais problemas para socializar do que o comum para mim, o que vem me prejudicando ( por ex: antes, eu deixava de sair com amigas, ir a passeios... agora, já desisti de cursos, entrevistas de emprego, processos seletivos). Nunca tive nenhum ataque ou sintoma grave, é mais um sentimento de angústia. Também saio muito pouco de casa. Isso pode significar algum problema real que eu possa tratar?
Oi, tudo bem?
Me parece que você está descrevendo um comportamento de ansiedade no contexto social, onde para evitar a angústia você se esquiva do que te causa mal-estar. Mas isso não favorece as suas habilidades de enfrentamento, nem amplia o seu repertório social.
A pergunta seria, qual a vida que você quer levar? Como você pode continuar se desenvolvendo e buscando os seus objetivos?
Se esse problema de socializar está dificultando que chegue onde almeja, é importante enfrentar, e se não conseguir só, buscar ajuda.
A terapia cognitivo-comportamental tem muito referencial para te ajudar nisso :)

Olá! Olá! É importante que você esteja consciente das mudanças em sua capacidade de socializar e do impacto que isso está causando em sua vida. A angústia e a evitação de situações sociais podem ser sinais de que algo está afetando sua saúde mental e emocional.

A dificuldade em socializar, evitar sair de casa e desistir de atividades que você costumava gostar, como cursos, passeios com amigos e entrevistas de emprego, podem ser indicativos de um problema real, como ansiedade social, fobia social ou mesmo depressão. Esses distúrbios podem causar sintomas como nervosismo, insegurança, medo de ser julgado, preocupação excessiva com o que os outros pensam de você e uma sensação geral de desconforto em situações sociais.

É importante entender que problemas de saúde mental são legítimos e tratáveis. Buscar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, pode ser uma opção valiosa. Um profissional qualificado pode avaliar sua situação, fornecer um diagnóstico apropriado e recomendar um plano de tratamento adequado, que pode incluir terapia individual, terapia de grupo, técnicas de relaxamento, exercícios de exposição gradual ou medicamentos, dependendo da gravidade e da natureza dos seus sintomas.

Lembrando que cada pessoa é única, e o tratamento pode variar de acordo com as necessidades individuais. Não hesite em buscar ajuda profissional se você estiver enfrentando dificuldades em socializar e isso estiver afetando sua vida cotidiana. O suporte adequado pode fazer uma grande diferença e ajudá-lo a lidar com esses desafios de forma eficaz.
Um forte abraço!
Olá,
Seu medo de interação social pode estar associado a ansiedade social/fobia social, que pode ser trabalhado em terapia.
Há diferentes tratamentos e metodologias sendo estudados no campo. No entanto, não há uma resposta unânime sobre qual é o melhor de todos os tratamentos. É de comum acordo que um acompanhamento tanto psiquiátrico quanto psicoterapêutico demonstram melhoras significativas. Um psicólogo com experiência em Psicologia Clínica e Psicopatologia seria interessante. Além da psicoterapia individual, há pesquisas promissoras com grupos de psicoterapia, em que o indivíduo pode praticar a exposição e interação com os demais em ambientes controlados com o auxílio de terapeutas. Caso tenha interesse em saber mais, fico à disposição :)
Curiosa essa sua pontuação não é mesmo? Afinal, você diz que já está sendo prejudicada mas ao mesmo tempo que se questiona se o problema que você tem agora é real? Parece que os efeitos são bem reais não é mesmo? Bom, se angústia é algo que de alguma maneira lhe paralisa, sim, é interessante você buscar um/a profissional de sua confiança para que possa trabalhar melhor essa questão.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise
Sim, o fato de você estar enfrentando dificuldades para socializar, sentir angústia e evitar atividades que antes eram comuns para você pode indicar a presença de um problema real, como ansiedade social ou outro transtorno de saúde mental. É importante procurar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação adequada e discussão de possíveis tratamentos ou estratégias para lidar com esses sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Olá! A narrativa pode sugerir a existência de uma fobia social ou timidez. Em ambas há sofrimento, ansiedade, medo enorme de se sentir o centro das atenções, de ser permanente observado ou julgado de forma negativa. Os eventos sociais são evitados ou, quando isso não é possível, são suportados com imenso sofrimento. Na fobia os sentimentos são mais intensos e, com isso, a pessoa tende a se isolar, recusando convites, sofrendo de uma profunda sensação de solidão, apresentando sintomas físicos intensos e frequentes. Em ambos casos, a psicoterapia poderá ajudar, proporcionando o autoconhecimento, fortalecendo a autoestima, aprendendo habilidades sociais e técnicas para controlar a ansiedade. Procure um psicólogo.
É possível que a dificuldade em socializar possa ser um sinal de que algo está lhe angustiando e sim pode ser tratado.
Pessoas com ansiedade social podem experimentar sintomas físicos, esses sintomas podem limitar a capacidade da pessoa de se engajar em atividades sociais e podem afetar negativamente sua vida cotidiana.
Além disso, pode haver outras questões emocionais subjacentes que contribuem para a dificuldade em socializar. Você está em acompanhamento psicológico? A terapia ou a análise podem ajudá-lo a identificar o problema e desenvolver estratégias para lidar com ele. A terapia pode ajudar a aumentar sua autoestima, ensinar habilidades sociais e fornecer ferramentas para lidar com a ansiedade e outros sintomas. Espero que tenha ajudado!
Olá, que ruim que está se sentindo assim. Se isso como menciona está te prejudicando, de fato é um problema real, pois está mudando sua vida, rotina e deixando de fazer coisas que era um costume habitual. Pode ser sintomas de depressão ou fobia social. O acompanhamento com um psicoterapeuta e um psiquiatra podem te ajudar, e muito. Caso precise de atendimento, tenho horários disponíveis. Te desejo melhoras!
Prezado (a), segundo seu relato, a angústia que tem experimentado já está sendo suficiente para que diminua seus movimentos na vida, tanto em seu âmbito pessoal como profissional. O sofrimento que tem sentido é real. Te atravessa, se presentifica e já demonstra que é necessário requisitar para si um espaço seguro, sigiloso e sem julgamentos para que invista em seu autocuidado. Coloco-me à disposição. Cuide-se! Abraço.
Olá tudo bem? Problemas como reduzir a socialização, perder o interesse em cursos, entrevistas e processos seletivos, representam impactos nas áreas acadêmica e profissional, o que pode comprometer a sua própria autonomia.
Nesse caso é importante consultar um profissional da área da psicologia que irá lhe ajudar a compreender essa fase da sua vida, identificando possíveis ganhos ou prejuízos decorrentes de suas decisões que podem ser conscientes ou inconscientes, podem se tratar de uma fase ou o início de um adoecimento psíquico como a depressão, o fato é que só de trazer o questionamento a respeito desta situação, já representa um sinal de alerta, que precisa ser considerado por você e investigado por um profissional. Estou à disposição para buscarmos juntos bem estar e saúde psíquica.
Olá,
Pode estar relacionado à alguma crença no que tange sua representação do mundo social. Pensamentos de que possa estar sendo julgado, ou de que as pessoas são indiferentes à vocês ou mesmo de que você não se encaixe em um grupo social no sentido da identificação (Esquema do Isolamento social).
O mundo introspectivo é importante, mas se notar que está fugindo muito para a introspecção vivendo neste lugar mais do que no mundo social é sinal de que você está perdendo o interesse e isso pode ser prejudicial se for prolongado.
Bom dia
Se envolve medo de se relacionar pode ser ansiedade social, mas o que parece diante do seu relato, um início de depressão. Procure por um psicólogo com experiencia para fazer uma avaliação inicial e posterior tratamento, se necessário
Olá!
As consequências do seu mal estar te causam situações de fato. Sua vida já está congestionada por efeitos da sua dificuldade em estar com pessoas. Independente do nome que tenha tal situação, um tratamento psicológico pode contribuir para ir ampliando sua organização interna e facilitar retomar os campos que estão em prejuízo!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá! Quando a angústia começa a te paralisar é um bom momento para buscar ajuda de um profissional. Muitas vezes o medo extremo contribui para que você não faça mais as coisas que gostava ou não consiga mais se arriscar ou se movimentar na vida. O medo não é sempre o vilão, ele faz parte de nossas vidas. O problema é quando ele te paralisa, parece que é o que está acontecendo contigo. Um tratamento psicanalítico pode te ajudar nesse processo. Abraço!
Olá, já acompanhei casos semelhantes e pelo que percebi em seu relato essa dificuldade está ligada ao desconforto causado por situações assim em que muitas das vezes você terá que expor algo de si ( gostos, modos de agir, pontos de sua vida), essa exposição quando não é algo que nos habituamos é desconfortável e a tendência é gerar um comportamento de fuga ou evitação da situação desagradável. Para trabalhar essa questão, existem diversas técnicas e pontos que podem ser trabalhados: Desde uma gradual perda da sensibilidade a essas situações encaradas como desconfortáveis até a investigação das possíveis causas na história do paciente que levaram a essa frequente evitação, tudo isso sendo realizado dentro do ambiente da terapia.
Olá! Sim, isso é um problema. Precisa entender o que está ocorrendo.
Olá!
Não conheço a tua história, mas a descrição que você fez, me faz pensar que possa haver níveis crônicos de esgotamento, em situações diversas da vida, não só num emprego, por exemplo, mas que ao longo do tempo, provavelmente anos, tenham esvaziado os teus recursos emocionais, mas também físicos, para lidar com as dificuldades mais ou menos "normais" do processo de socialização e atividades cotidianas, ou pelo menos esperáveis na vida como, por exemplo, ter que se submeter a um processo seletivo.
Como eu disse, não conheço a tua história, mas é com ela que se começa. Talvez você precise falar sobre como você entende o percurso da tua vida nos últimos anos com uma pessoa com formação e escuta sem julgamentos.
Seja bem-vinda/o se tiver interesse.
Boa sorte! :)
Olá! Você está relando os prejuízos que essa situação tem te trazido, portanto, tem algo real sim que possa ser trabalho. Não é possível para ninguém além de você saber o motivo da sua angústia, mas um profissional de psicoterapia qualificado com concerteza te ajudará no processo de descoberta e também para encontrar soluções. Abs
É importante conhecer o motivo de sua angústia nos contatos sociais. Ficar em casa é uma forma de proteger-se de angustias mais acirradas no relacionamento social. Será uma fobia social? Pode ou não ser. Mas não recomendo que você siga sua vida cada vez mais se restringindo do contato com os outros, qualquer que seja a situação. Você precisa de ajuda, e uma boa psicoterapia com um profissional de sua confiança vai ajudá-la muito. E você vai poder curtir os amigos e enfrentar outras situações necessárias para seu desenvolvimento. E como anda sua autoestima? Não se compare a ninguém. Aprenda a ser você mesma, enfrentando o mundo com coragem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!