Os pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) sabem que seus pensamentos e comportamentos s

3 respostas
Os pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) sabem que seus pensamentos e comportamentos são irracionais?
Sim, mas o medo de que se realizem é tão grande e gera tanta ansiedade que precisam fazer os atos compulsivos para evitarem ou anularem esses pensamentos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na maioria dos casos, sim. Pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo costumam reconhecer que seus pensamentos são exagerados ou irracionais, mas ainda assim sentem uma forte necessidade de realizar os rituais para aliviar a angústia. Esse reconhecimento, porém, não torna mais fácil interromper os comportamentos, pois a ansiedade é intensa e o ato compulsivo funciona como uma tentativa imediata de reduzir o mal-estar. Há situações em que o grau de consciência pode variar, especialmente em fases de maior sofrimento, quando a pessoa pode acreditar mais firmemente na lógica do pensamento obsessivo. Mesmo assim, geralmente permanece algum nível de percepção de que aquilo não faz sentido, embora pareça incontrolável.
 Eduardo Brenner
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá! É bastante comum nos quadros obsessivos que o sujeito identifique o pensamento intrusivo enquanto irracional, quase como se não fizesse parte dele. Normalmente, os pensmentos obsessivos aparecem como substitutos de outros que o sujeito não permite pensar. Essa "troca" acontece de maneira incosciente, sem escolha consciente do paciente, que se vê sem enteder o porquê desses pensamentos substitutos aparecerem na cabeça repentinamente. Em um processo de análise, meu trabalho se direciona para que os pacientes possam falar desses pensamentos intrusivos, muitas vezes muito difícieis de serem ditos, para que possamos investigar o que acontece e como fazê-los parar. Falar do que se pensa, sem censura, é um passo importante, principalmente com pensamentos que não possuem outro lugar possível para serem ditos. Fico a tua disposição. Abraços!

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.