Os que fumam maconha são considerados drogados?

6 respostas
Os que fumam maconha são considerados drogados?
Não é usado o termo drogado atualmente.
existem os dependentes químicos que são os pacientes que tornam-se dependentes de alguma substância, faz uso apesar de já ter tido problemas de saúde ou legal com o uso da substância, ou gastam mais tempo e dinheiro do que o planejado com o uso da substância, ou tem sintomas de abstinência quando não fazem o uso como irritação, labilidade emocional, etc..
Sim a maconha é uma substância que pode levar a tolerância, ou seja é necessário cada vez mais quantidades para obter o efeito desejado e dependência.
Porém existe também o uso experimental no qual a pessoa faz uso apenas uma vez. O uso recreativo no qual a pessoa faz uso apenas esporádico e não tem prejuízos ou nenhum sintomas dos descritos acima e o abuso no qual ainda não caracteriza uma dependência mas a pessoa faz uso de quantidades maiores e tem apenas um dos critérios que não a abstinência, das descritas acima.
Ou seja não depende da substância e sim do uso que é feito.

Toda e qualquer substância que altera o SNC - Sistema Nervoso Central - é capaz de causar Dependência Quimica! A Maconha possui em sua composição o tetrahidrocanabinol - THC - uma droga do grupo das perturbadoras (os outros grupos são depressoras e estimulantes) e como tal atua no SNC alterando as percepções dos sentidos. Causa dependência sim e já no início a sua abstência provoca fortes dores de cabeça (o "bode" do dia seguinte).
Necessita desintoxicação e tratamento multidisciplinar como qualquer outra droga, se o usuário já tiver passado do consumo apenas esporádico.
Não. Como é o caso com outras drogas, álcool e comportamentos compulsivos, depende do que a maconha significa para a pessoa. Tem muitos usuários de substâncias (nem falar dos comportamentos compulsivos) que integram o uso nas suas vidas sem jamas chamar a atenção, a vida toda.

O significado da maconha para a pessoa varia conforme o quanto ela precisa da droga para se equilibrar, para tampar os seus sentimentos negativos ou agressivos. Quanto mais ela precisa da droga tanto mais ela pode ser considerada dependente dela. Neste caso, a droga vai ter um poder que leva à adição e pode destruir a vida social e até biológica da pessoa.

Recomendo não chamar ningém de "drogado" como se o fosse para sempre. O preconceito pejorativo contribui bastante ao mau-estar das pessoas em questão e assim à própria dependência.
O uso da maconha (canabis), poderá fazer com que o usuário busque sentir, a mesma sensação, o mesmo “barato”, de quando experimentou a primeira vez, e essa busca poderá aumentar a ansiedade, buscando mais e mais encontrar a sensação primeira, por criar uma tolerância, a maconha pode levar os usuários a usarem drogas mais fortes para sentirem o mesmo barato.
A própria maconha não leva a pessoa a outras drogas; mas as pessoas usam a droga para livrarem-se de situações ou sentimentos indesejáveis.
A droga maconha máscara o problema durante algum tempo ( enquanto estiver no barato), mas não resolve.
Assim quando o barato termina, o problema, a condição ou situação indesejada voltam de forma intensa.
Por tanto respondendo sua questão, o usuário é um drogadito.
Espero tenha lhe esclarecido.
Estou a disposição
Abraço
Apesar de hoje em dia ser muito utilizado o termo "uso recreativo", nem todas as pessoas conseguem que seja assim. Elas podem desenvolver, em curto, médio ou longo prazo, um quadro de dependencia. Para piorar a situação, quanto mais jovem, mais o risco de surto psicótico, nos que tem predisposição genética, a situação se agrava. Além disso a maconha transgênica que hoje existe no mercado, é tem uma concentração do princípio ativo muito mais alta do que as das décadas passadas. Considero que há muito engano afirmar que é uma droga menos problemática que outras. A maconha também é cancerígena como o cigarro. O pulmão do fumante de maconha, que é diferente do tabagista e do fumador de crack, são bem característicos.Você pode obter muitas informações esclarecedoras pesquisando no google o artigo publicado na Veja com o título "Maconha faz mal sim. Quem afirma é a medicina" na coluna de Ricardo Setti e também ver um video no youtube do prof. Ronaldo Laranjeiras, também muito interessante.
Faz se necessário diferenciar o uso social, "recreativo" da instalação de uma dependência, que é uma doença onde o indivíduo não consegue mais ficar sem a substância, seja ela qual for.
O uso recreativo pode levar a instalação da dependência, especialmente em pessoas com herança genética na família ( casos de dependência na família, hereditariedade) e em momentos de fragilidade que o indivíduo possa estar vivendo.
Espero ter ajudado.