Os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline de mulheres não são diferentes daqueles em hom

3 respostas
Os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline de mulheres não são diferentes daqueles em homens?
Os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline não são essencialmente diferentes entre mulheres e homens, mas podem se manifestar de formas distintas devido a fatores sociais, culturais e de expressão emocional. Mulheres tendem a apresentar mais episódios de automutilação e instabilidade afetiva visível, enquanto homens podem expressar mais impulsividade, agressividade ou comportamentos de risco. O núcleo do transtorno, instabilidade emocional, relações conflituosas e identidade flutuante, é semelhante em ambos os sexos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em geral, os sintomas centrais são os mesmos em homens e mulheres, como por exemplo, impulsividade, medo do abandono, dificuldades nos relacionamentos e instabilidade emocional.
Mas, há diferenças na forma como se manifestam, pois as mulheres tendem a expressar mais emoções intensas, comportamentos autodestrutivos e busca por apoio afetivo. Os homens, frequentemente, mostram mais abuso de substâncias, agressividade e impulsividade.
Olá, como vai? É comum surgir a dúvida sobre possíveis diferenças entre homens e mulheres no TPB. Embora o núcleo do transtorno seja o mesmo, a forma de expressar o sofrimento pode variar por questões subjetivas, culturais e de educação emocional. Algumas mulheres podem manifestar mais sintomas internalizados, como autoimagem frágil e medo de abandono, enquanto alguns homens podem apresentar ações mais externalizadas, como impulsividade e atitudes defensivas. Porém, cada sujeito vive seu sofrimento de maneira única. Uma prática importante é evitar comparações e focar na experiência singular de cada pessoa. Espero ter ajudado, fico à disposição.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.