Pantoprazol 40 tem a mesma eficácia de tratamento que o dexilant 60 ? Qual a diferença ?

2 respostas
Pantoprazol 40 tem a mesma eficácia de tratamento que o dexilant 60 ? Qual a diferença ?
Dr. Brunno Gomes Rocha
Gastroenterologista, Endoscopista
Brasília
Olá! Os protetores gástricos de uma maneira geral são equivalentes nos seus resultados, porém eles precisam ser utilizados nas doses adequadas,tomados de maneira adequada e por um período determinado para apresentarem os resultados esperados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
Farmacologia(ciência que estuda os medicamentos) é bastante complexa.

Imagine assim: o bom Médico deve saber no mínimo a dose do medicamento, o horário correto de uso, as contra-indicações, as eventuais interações com outros remédios e os efeitos colaterais. Isso é o mínimo que temos que saber em cada medicamento que prescrevemos. E veja que isso não é fácil.

E isso exige estudar a Farmacologia e saber muito de nosso paciente também.

Por exemplo, o mesmo remédio pode ter doses diferentes dependendo da idade, peso e altura, sexo e doenças concomitantes. Outro exemplo: a dose para uma criança normalmente difere da de um adulto e a dose para uma pessoa com problemas sérios de fígado ou rim muitas vezes é modificada, etc.

As medicações que fala são do grupo dos IBPs. São medicações muito eficazes e seguras.
Normalmente os IBPs são usados no tratamento da Doença de Refluxo(e esofagites), gastrites, duodenites , para proteção do aparelho digestivo quando em uso de medicações agressivas, como parte do tratamento do H. pylori(associado a antibióticos), entre outros.

Médicos experientes sabem definir a melhor dose para cada paciente.
Um bom Médico sabe também que alguns dos IBPs funcionam melhor se tomados em jejum de manhã. Outros podem ser tomados a qualquer hora, e no caso, são indicados para quem trabalha e pode esquecer de tomar em uma hora determinada. Alguns podem ser tomados mesmo durante as refeições. Mas deve-se conhecer o comportamento Farmacológico de cada um dos IBPs.
Eu mesmo, em muitos pacientes atendidos presencialmente ou online, vejo tratamentos que os horários para tomar os IBPs estavam inadequados. Isso é relativamente comum. Por exemplo, não se deve passar um IBP que funciona melhor em jejum para ser tomado durante o dia. E nem é preciso obrigar o paciente que trabalha o dia todo a levantar cedinho só para tomar um tipo de IBP. É melhor adaptar o IBP ao paciente, e não o paciente ao IBP.

Quanto á eficácia, aprendi após tantos anos(mais de 20) prescrevendo IBPs que esta é individual, como tudo em Medicina.
Ás vezes vejo prescrição de IBPs "da moda" apenas por que estão na moda, tem muita propaganda e são muito divulgados. E outro IBP, ás vezes mais barato, poderia ter o mesmo efeito para o paciente.

No seu caso recomendo que não modifique o tratamento por sua conta. Em caso de dúvidas, um Médico experiente deve ser consultado.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 688 perguntas sobre Omeprazol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.