Para tratamento ortodôntico de mordida cruzada, qual é o melhor tratamento ? Expansor palatino ou ap

8 respostas
Para tratamento ortodôntico de mordida cruzada, qual é o melhor tratamento ? Expansor palatino ou aparelho fixo com elástico ? O correto é iniciar pelo expansor palatino e caso não dê certo ir para o elástico ?
Olá! Vai depender da idade do paciente e do caso. Expansores, ortopédicos funcionam bem só em pacientes em crescimento; para adultos, apenas faz compensação dentária. Em alguns casos, pode-se sim lançar mão de um e depois de outro, mas não é regra. Espero ter ajudado!

A disjunção maxilar esta indicada enquanto as suturas ainda permitem, o qje varia em cada individuo. Geralmente ate os 14 anos nao ha problemas para este tipo de tratamento.
Quando se opta por aparelhos fixos associados a elasticos, nao se consegue disjunção, e sim inclinação dentaria, que pode ser instavel dependendo do caso, podendo eventualmente ser indicado disjunção cirurgicamente assistida.
Boa noite.
A expansão cirúrgica da maxila deve se realizado em pacientes com maiores de 15 anos de idade devido à completa maturação óssea.

Nos pacientes em fase de crescimento (até em média 14anos), pode utilizar o expansor sem necessidade de intervenção cirúrgica.

É importante passar com um cirurgião bucomaxilofacial para avaliar a necessidade de se optar pela expansão cirúrgica.

Espero ter ajudado.
Estamos localizados em São Paulo e encontramos à disposição.
O tratamento depende da idade do paciente. Durante a fase de crescimento é indicado iniciar com expansão, após esta fase é necessário uma disjunção cirúrgica, como os colegas explicaram. Apesar disso, deve ser avaliado o caso minuciosamente observando as necessidades e possibilidades de uso de elástico e outros meios.
A idade e o grau de alteração na maxila serão fundamentais na decisão de qual tratamento realizar.
Casos com atresia maiores que 5mm e idade superior aos 16anos, a cirurgia de expansão de maxila pode ser cogitada
A documentação ortodôntica e planejamento do tratamento sempre serão o início do tratamento
O caso deve ser analisado pelo profissional, atresias de médias a severas indica-se a disjunção palatina, casos leves podem ser resolvidos com uso de aparelho fixo e fios elásticos expansíveis. Hoje mesmo para pacientes adultos dispomos de dispositivos com ancoragem esquelética (MARPE) que proporcionam a disjunção maxilar.
O tratamento vai sempre depender do diagnóstico. No caso de expansor palatino é um tratamento ortopédico, quando o "probléma" é ósseo. E os elásticos é posição dentária.
Olá, depende da idade do paciente. Sugiro consultar o Ortodontista. Esse poderá, mediante exame clínico e documentação ortodôntica, lhe responder com maior propriedade o seu caso específico. Espero ter ajudado!