Para tratamento ortodôntico de mordida cruzada, qual é o melhor tratamento ? Expansor palatino ou ap

8 respostas
Para tratamento ortodôntico de mordida cruzada, qual é o melhor tratamento ? Expansor palatino ou aparelho fixo com elástico ? O correto é iniciar pelo expansor palatino e caso não dê certo ir para o elástico ?
Olá! Vai depender da idade do paciente e do caso. Expansores, ortopédicos funcionam bem só em pacientes em crescimento; para adultos, apenas faz compensação dentária. Em alguns casos, pode-se sim lançar mão de um e depois de outro, mas não é regra. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A disjunção maxilar esta indicada enquanto as suturas ainda permitem, o qje varia em cada individuo. Geralmente ate os 14 anos nao ha problemas para este tipo de tratamento.
Quando se opta por aparelhos fixos associados a elasticos, nao se consegue disjunção, e sim inclinação dentaria, que pode ser instavel dependendo do caso, podendo eventualmente ser indicado disjunção cirurgicamente assistida.
Boa noite.
A expansão cirúrgica da maxila deve se realizado em pacientes com maiores de 15 anos de idade devido à completa maturação óssea.

Nos pacientes em fase de crescimento (até em média 14anos), pode utilizar o expansor sem necessidade de intervenção cirúrgica.

É importante passar com um cirurgião bucomaxilofacial para avaliar a necessidade de se optar pela expansão cirúrgica.

Espero ter ajudado.
Estamos localizados em São Paulo e encontramos à disposição.
O tratamento depende da idade do paciente. Durante a fase de crescimento é indicado iniciar com expansão, após esta fase é necessário uma disjunção cirúrgica, como os colegas explicaram. Apesar disso, deve ser avaliado o caso minuciosamente observando as necessidades e possibilidades de uso de elástico e outros meios.
A idade e o grau de alteração na maxila serão fundamentais na decisão de qual tratamento realizar.
Casos com atresia maiores que 5mm e idade superior aos 16anos, a cirurgia de expansão de maxila pode ser cogitada
A documentação ortodôntica e planejamento do tratamento sempre serão o início do tratamento
O caso deve ser analisado pelo profissional, atresias de médias a severas indica-se a disjunção palatina, casos leves podem ser resolvidos com uso de aparelho fixo e fios elásticos expansíveis. Hoje mesmo para pacientes adultos dispomos de dispositivos com ancoragem esquelética (MARPE) que proporcionam a disjunção maxilar.
O tratamento vai sempre depender do diagnóstico. No caso de expansor palatino é um tratamento ortopédico, quando o "probléma" é ósseo. E os elásticos é posição dentária.
Olá, depende da idade do paciente. Sugiro consultar o Ortodontista. Esse poderá, mediante exame clínico e documentação ortodôntica, lhe responder com maior propriedade o seu caso específico. Espero ter ajudado!

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 777 perguntas sobre Aparelho ortodôntico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.