Parei a carbamazepina após desmame hoje, quanto tempo depois eu posso tomar vinho? Parei quinta, no

3 respostas
Parei a carbamazepina após desmame hoje, quanto tempo depois eu posso tomar vinho?
Parei quinta, no sábado posso voltar a tomar vinho?
A meia vida da carbamazepina (tempo que a medicação leva para cair a metade da dose no seu organismo) é de 36-24 horas. Portanto, de quinta a sábado, a depender da dose que você vinha usando pode ainda haver medicação em seu organismo. Agora, para determinar se a ingesta de álcool seria segura, o ideal é conversar com seu médico!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 450
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Eduardo Arquimino Postal
Psiquiatra, Médico de família
Porto Alegre
Olá, me chamo Eduardo. Após parar a carbamazepina, é recomendável aguardar pelo menos alguns dias antes de consumir álcool, pois o medicamento pode ainda estar presente no organismo, mesmo após o desmame. O tempo exato pode variar dependendo de fatores como dose, tempo de uso e seu metabolismo. Em geral, a carbamazepina leva de 2 a 5 dias para ser eliminada completamente do corpo.

Sendo assim, esperar até sábado pode ser seguro, mas o ideal é conversar com seu médico para garantir que não haja risco de interação ou efeitos colaterais residuais.
Dr. Felipe Ventura
Psiquiatra
Jerônimo Monteiro
Se você parou a carbamazepina na quinta-feira, é seguro tomar uma taça de vinho no sábado, pois já terão se passado cerca de 48 horas, tempo suficiente para o organismo eliminar a maior parte da medicação. Isso vale desde que o desmame tenha sido gradual, você esteja se sentindo bem e não esteja usando outras medicações que possam interagir com o álcool. Mesmo assim, consuma com moderação e observe como seu corpo reage. Se surgir qualquer sintoma estranho, o ideal é evitar.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 417 perguntas sobre Carbamazepina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.