Parei de fumar completamente há 5 anos. Honestamente, não vi nenhum benefício, pelo contrário: ganhei

5 respostas
Parei de fumar completamente há 5 anos. Honestamente, não vi nenhum benefício, pelo contrário: ganhei muito peso, desenvolvi transtornos ansiosos e depressivos desde então. Gostaria de pedir sinceramente que algum especialista me dissesse que não foi em vão, pois estou há um passo de voltar.
Olá, voçê fez bem em parar de fumar o que acontece é que necessita de ajuda para um planejamento inclusive medicamentoso da mudana do seu metabolismo após parar de fumar.

Parar de fumar nunca é em vão! Você reduziu de maneira muito grande seu rico cardio-vascular, além do risco de Cancer de Pulmão, Garganta e Boca e de desenvolver Enfisema Pulmonar! Sinta-se de fato orgulhoso disso!

Por outro lado, voce descreve uma provavel condição médica, como transtorno de Ansiedade ou Depressão. E isso ocorre independente de você fumar ou não. Aliás, não acredite que seja possível tratar ansiedade fumando, isso não te trará nenhum beneficio, muito pelo contrário.

Sugiro que voce procure um médico-psiquiatra para avaliar sua condição e indicar a melhor terapêutica para aliviar os teus sintomas, de maneira a preservar a sua saúde.
Olá,como o colega disse anteriormente,tabagismo é considerado uma compulsão,em que o paciente geralmente ansioso se sente melhor com o uso do cigarro,mas em contrapartida quando para de fumar acaba descontando sua ansiedade na comida,bebida ou ficando triste com sintomas depressivos por conta da falta da dopamina que tinha com uso do tabaco,necessita de um acompanhamento medicamentoso para alívio desses sintomas e psicoterápico
Com certeza, você fez bem em parar de fumar, seu corpo agradece. Procure um(a) psicólogo(a) e um(a) psiquiatra para fazer um tratamento adequado referente aos sintomas depressivos e ansiosos.
Algumas informações para que possa tirar suas próprias conclusões:
- O cigarro é a MAIOR causa de mortes evitáveis que existe! (tem contribuição direta para o infarto do miocárdio, derrames, outros problemas circulatórios, como disfunção sexual, insuficiência arterial nos membros inferiores; diversos canceres, enfisema pulmonar, envelhecimento prematuro, etc).
- Benefícios de cessar o uso: redução dos riscos acima; melhora da capacidade pulmonar, melhora do paladar e do olfato; melhora da imunidade, evita o fumo passivo em familiares, economia financeira dos custos da aquisição do cigarro.
- O ganho de peso médio para quem para de fumar é: 1 - 3 kgs. Ganhos muito além disso podem ser atribuídos a quadros depressivos e ansiosos, ou mesmo estilo de vida inadequado.
- Cuidar com "sabotadores" ( amigos ou familiares que de maneira sutil desestimulam o propósito de parar de fumar, em parte, porque eles próprios não conseguiram). Importante criar regras de convívio, nesses casos.