Tratamento para parar de fumar - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Outros nomes: Controle do Tabagismo.

Especialistas em tratamento para parar de fumar

Encontre um especialista em Tratamento para parar de fumar na sua cidade:

Perguntas sobre Tratamento para parar de fumar

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Tratamento para parar de fumar

Atualmente está sendo acompanhada por médico psiquiatra? Psicoterapia de apoio? Qual tratamento medicamentoso está fazendo? Importantíssimo ajuda médica/psicológica!
3 respostas

Dr. Vitor Moreno Chaddad
Dr. Vitor Moreno Chaddad
Psiquiatra
São José do Rio Preto
Boa tarde! Profissionais bem treinados nas duas especialidades podem lhe ajudar tranquilamente. Procure o que você se sentir mais confortável e tente perguntar para o profissional de sua escolha…
3 respostas

O tratamento do tabagismo é combinado: medicamento e terapia (mais efetiva quando em grupo). Hipnose já foi testada (combinada ao medicamento), mas não é melhor, nem pior, que tratamento habitual.…
5 respostas

Especialistas falam sobre Tratamento para parar de fumar

Dependência química e emocional do tabaco que pode causar diversas doenças físicas e piora de estados emocionais. Há tratamentos medicamentosos que auxiliam na cessação do tabagista e diminuem o sofrimento da abstinência dessa droga.

Yumara Siqueira De Castro

Psiquiatra

Belo Horizonte


O tabagismo é considerado um problema de saúde pública, sendo a principal causa de morte evitável no mundo. A nicotina presente no tabaco é uma droga que causa dependência física, psicológica e comportamental. Assim muitas pessoas enfrentam dificuldades em parar de fumar. No entanto, o tratamento pode aumentar em até 10 vezes as chances de sucesso. A terapia envolve abordagem comportamental, motivacional, aconselhamento e em alguns casos, uso de medicamentos específicos.

A nicotina é uma das substâncias com maior potencial aditivo. Geralmente quem começa a fumar de maneira recreativa desenvolve padrão de dependência. Felizmente o tratamento para o problema avançou muito ao longo das últimas décadas e foram desenvolvidas medicações eficazes, como a bupropiona, a vareniclina e a terapia de reposição de nicotina com adesivo e goma de nicotina.

O tabagismo gera graves repercussões em diversos sistemas do organismo, sendo o principal fator de risco de óbito modificável. A Psiquiatria atual possibilita a intervenção medicamentosa específica a fim de cessar o tabagismo com grande sucesso, o que permite o recondicionamento físico e, a longo prazo, restabelecer os danos causados pelo tabaco.

Demétrius De Luna Lopes Benevides

Psiquiatra, Médico perito

São João del Rei


O tabagismo constitui um verdadeiro problema de saúde pública no Brasil e no mundo trazendo inúmeras consequências para o indivíduo acometido por essa condição. Deixar de fumar é uma tarefa difícil e muita das vezes pode requerer o auxílio de um profissional nesse processo. O tratamento engloba o uso de medicamento em alguns casos, além da identificação dos gatilhos para o ato de fumar e a construção de estratégias para lidar com fissura. A busca por tratamento aumenta consideravelmente as chances de sucesso nessa empreitada, porém é essencial a participação ativa do paciente nesse processo. Boa sorte.

Bruno Terra Junho

Psiquiatra

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Tratamento para parar de fumar?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.