Parei de tomar Escitalopram há 13 dias. Estou com a garganta inflamada. Tem problema tomar antiinfla

5 respostas
Parei de tomar Escitalopram há 13 dias. Estou com a garganta inflamada. Tem problema tomar antiinflamatório?
Você não especificou qual anti-inflamatório está usando. Mas o escitalopram pode aumentar a toxicidade (e vice-versa) de alguns anti-inflamatórios, apesar de este efeito em geral não ser perigoso. Entretanto, após treze dias, não se espera nenhuma interação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O escitalopram é uma medicação extremamente segura e que tem raros efeitos colaterais e interações medicamentosas. Portanto, e tendo suspendido a medicação há 13 dias, não há nenhum risco adicional, além daqueles do próprio anti-inflamatório. Att.
Dra. Carolina Arribada Rebello
Médico clínico geral, Reumatologista
Niterói
O escitalopram é eliminado do organismo após 2 dias, logo se já se passaram 13 dias da sua última tomada, não há problemas de interações adversas entre ele e outra medicação.
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Se você parou de tomar escitalopram há 13 dias, em geral, não há problema em tomar anti-inflamatório, como nimesulida, ibuprofeno ou cetoprofeno, desde que não tenha alergias, problemas gástricos, renais ou outras contraindicações.

O cuidado maior costuma ser quando a pessoa ainda está em uso de antidepressivos, pois alguns anti-inflamatórios, quando combinados com escitalopram, podem aumentar o risco de sangramento gástrico. Como você já interrompeu o uso há quase duas semanas, esse risco diminui bastante.

De qualquer forma, esta resposta é apenas informativa e não substitui uma avaliação médica. Se a dor de garganta persistir, o ideal é ser examinado(a) por um profissional para avaliar a necessidade real do anti-inflamatório ou outro tipo de tratamento.
Olá! A interrupção do escitalopram não costuma contraindicar o uso de anti-inflamatórios. No entanto, alguns anti-inflamatórios podem aumentar o risco de irritação gástrica, principalmente em pessoas que já usam ou usaram antidepressivos (classe de medicação do Escitalopram). Por isso, é importante usar sempre com cautela, preferencialmente por curto período e após orientação médica. Caso a dor ou inflamação na garganta persista, o ideal é procurar avaliação para definir a causa e o tratamento mais adequado.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 866 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.