Pesquisando sobre transtornos eu identifiquei o borderline na minha adolescência e juventude, tive a

14 respostas
Pesquisando sobre transtornos eu identifiquei o borderline na minha adolescência e juventude, tive a maioria dos sintomas, mas eles se atentaram bastante hoje em dia, os sintomas começaram por volta dos 14 anos e hj tenho 28 anos. Minha psicóloga identifica em mim a depressão ansiosa.
É possível que o borderline tenha causado uma depressão ansiosa e permaneça de forma mais leve depois de 14 anos?
Eu só comecei à me tratar há 1,5 ano com tcc.
Vejo que vc está muito identificado com a classificação da sua doença e está esquecendo do ser humano que está por detrás dela. Deixe os diagnósticos para os profissionais e foque em você, na sua mente. Seja um observador constante dela e medite! Na psicoterapia leve os assuntos pertinentes e pontue sobre as situações do dia a dia que mais lhe perturbam. Use suas palavras para falar sobre as emoções que vem sentindo, suas dores e dificuldades, mas não esqueça que o progresso depende muito de você. Das suas atitudes e enfrentamentos diante das tribulações corriqueiras! Busque o autoconhecimento, se questione mais e persista no seu tratamento. Ninguém nasceu para sofrer eternamente! Se permita encontrar a felicidade, que está para além de qualquer transtorno mental ou classificação.

Olá, o diagnóstico de transtorno de personalidade Boderline deve ser feito por um psiquiatra ou psicólogo, e geralmente o diagnóstico não é fechado durante a adolescência, já que muitos dos sintomas do transtorno podem se assemelhar a características dessa fase da vida, como: irritabilidade, impulsividade, idealização das pessoas, até mesmo o descontentamento e tristeza.
Essas suas características de depressão ansiosa podem ter começado a emergir de forma intensa durante a adolescência (lembrando que esse é um momento que temos menos estratégias de regulação emocional) e atualmente se estabilizou em um quadro depressivo.
Mas para afirmar qualquer coisa com certeza teria que te conhecer e conhecer a sua historia um pouco melhor.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90
Olá! Olha, aparentemente sua preocupação tem sido para encontrar algumas respostas e até as causas para características que você tem identificado em você mesmo. Porém não há como distinguirmos se o Transtorno de Personalidade Borderline causa depressão ou o inverso, pois se ambos os diagnósticos estiverem corretos, eles acontecem ao mesmo sem que um seja necessariamente desencadeador do outro. O que é importante ressaltar é que a depressão, que é um transtorno de humor, pode se caracterizar de forma transitória, com episódios mais acentuados e outros mais brandos e pode apresentar até mesmo períodos de remissão. Mas o mesmo não ocorre com o Borderline, que por se tratar de um transtorno de personalidade, tende a demandar um trabalho mais longo para que ocorram mudanças e em alguns pontos há que se trabalhar com o paciente no sentido de reconhecer seus próprios limites para a mudança. Ou seja, o humor é algo que muda com mais fluidez do que nossa personalidade.
De toda forma, vale a pena falar na sua terapia sobre como está sendo pra você conviver com essa dúvida e ver se te traz algum tipo de alívio poder pensar junto sobre isso com seu terapeuta.
Bom dia, tudo bem contigo?
É verdade que nenhum transtorno de personalidade pode ser diagnosticado na infância e adolescência, no entanto é possível que traços marcantes já sejam sinalizados nessa idade. Entendo que a sua procura por um diagnóstico em parte seja uma procura por alívio. Na história da humanidade tudo o que classificamos nos gera uma certa sensação de domínio sobre o que é classificado. Mas tome cuidado, rótulos diagnósticos só servirão para te limitar, um bom profissional vai te ajudar a compreender em profundidade a sua necessidade de controle. Lhe peço cautela com relação a isso, pois assim como o rótulo tem a função de "acalmar", ele também faz com que tu tudo se justifique por tal diagnóstico. Percebes o quanto isso é diferente de tratar a questão em si? Neste sentido não tenha pressa, mas não desista do seu tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
O transtorno de personalidade borderline, vai encontrar muitas características depressivas e ansiosas, você pode ter sim esse transtorno, e o diagnóstico correto com medicação pode te ajudar muito, porém, acredito que o essencial é você olhar para suas dores e perceber o que pode ser mudado, independente de depressão ou borderline, na tcc à muitos métodos para tratar esses pensamentos depressivos que atormentam, converse com sua psicóloga.
Alguns sintomas estão presentes em mais de um transtorno. Percebo que você se questiona sobre você, sobre algo mais claro sobre o que você tem e que parece confuso ao falar sobre bordeline, TOC, depressão e ansiedade. Se avalie com sua psicóloga e psiquiatra com calma. Várias coisas mudam ao longo da vida, inclusive sintomas. Espero que encontre algo que faça sentido para você sobre você, mas lembre-se: você não é um transtorno mental. Você é você.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Olá! O diagnóstico é importante por te permitir entender de maneira mais clara o que está sentindo, além de facilitar o tratamento e auxiliar as pessoas com quem convive a lidar melhor com as características do quadro. Por isso, entendo a sua preocupação. Mas, apesar da sua importância, o diagnóstico pode causar um efeito negativo sobre a sua identidade, ampliando ainda mais o sofrimento, como alguns colegas alertaram. Então tenha cuidado e não deixe de conversar com a profissional que está te acompanhando sobre as dúvidas que tem apresentado. Elas poderão ser melhor esclarecidas com a ajuda dela. Certamente a psicóloga que te atende tem muito mais informações sobre a sua história do que as que você relatou aqui. Respondendo a sua pergunta, é possível que um transtorno surja a partir de outro mas, na prática, é muito difícil distinguir o que causou o que. Normalmente tudo se mistura. Espero ter ajudado. Cuide-se bem!
Borderline é um transtorno de personalidade e, por isso, tem como principal característica estar presente ao longo da vida da pessoa - podendo variar de intensidades, conforme momentos, tratamento, etc. É um diagnóstico que precisamos avaliar com bastante atenção, pois ele tem características que estão presentes em outros transtornos e, também, como característica de pessoas que não têm nenhum diagnóstico (podendo ser traços ou apenas uma forma de ser). O que vai ajudar o profissional de saúde a determinar (e por isso a necessidade de uma avaliação cuidadosa) são intensidade e frequência dos critérios, aspectos biológicos, da história de vida e ambiental. Sugiro que você converse com sua psicóloga sobre suas dúvidas, os pontos que acha que têm a ver com esse diagnóstico e peça para ela te explicar os motivos que a levam a ter como hipótese o que ela te falou. Desejo que dê tudo certo :)
Tanto a depressão quanto a ansiedade são comorbidades muito comuns no Transtorno de Personalidade Borderline, então sim, pode ser que a depressão e a ansiedade sejam decorrência do TPB, caso o diagnóstico esteja correto.
Olá, espero que esteja bem.
Você mencionou sobre sua psicoterapia. Aproveite sua sessão para trabalhar essas dúvidas sobre seu possível diagnóstico e as causas dele.
Olá! Tudo bem contigo? Espero que esteja. Bem, vamos lá então, primeiramente recomendo que você não faça autodiagnóstico, certo? Existem muitas infos na internet mas somente com acompanhamento profissional é possível fazer um diagnóstico correto. Depressão não se enquadra na mesma categoria de Borderline (pelo menos pela vertente da TCC), pois o primeiro é considerado um tipo de transtorno do humor, já o segundo está na categoria de transtornos da personalidade. Os t. da personalidade não "vem e vão" como os transtornos de humor, estão ligados diretamente com a forma da pessoa ser. Deste modo um T. de Personalidade Borderline não poderia causar um T. de Humor diretamente, certo? Sintomas de rebaixamento do humor sim!
Olá! O transtorno de personalidade borderline costuma se manifestar na adolescência e doenças como depressão e ansiedade são comorbidades bem comuns nesse tipo de transtorno. O tratamento central para borderline é a psicoterapia. Que bom que já está com esse acompanhamento. Espero que fique tudo bem ;)
Um transtorno não causa outro. Independentemente de qual transtorno você tenha, o tratamento passa por autoconhecimento.
Olá.. Boa tarde. Converse com a sua psicóloga sobre os sintomas que vem apresentando. Transtorno de personalidade acompanha muitas das vezes comorbidades relacionadas (sintomas e outros transtornos). Converse com o profissional que lhe atenda justamente para que você não fique com dúvidas. Seja honesta com seus sentimentos e o que sente. Pois somente assim poderá ter o melhor tratamento. Obrigado pela pergunta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!