Pessoas autistas leve tem falta de empatia?

8 respostas
Pessoas autistas leve tem falta de empatia?
olá !
Estudos recentes sugeriram que pacientes com Transtornos do Espectro Austisca não sobrem de falta de empatia. Ao contrário, eles sentem as emocões de formas mais intensas do que conseguem processar .
lembramos sempre que Informação não substitiu consulta médica !
Atenciosamente.

Bom dia! Não, as pessoas autistas tem mais dificuldade na interação com outras pessoas. Para eles a comunicação verbal, interação social e pensamento abstrato são prejudicados. O que costumamos dizer é que na verdade eles têm outra forma de agir e existir no mundo, e precisamos nos adaptar para que consigamos nos comunicar de forma melhor com eles!
A Terapia Ocupacional pode auxiliar na melhora de todo o quadro além de algumas técnicas que utilizo de artes plásticas e música
Quando falamos de autismo temos que ter atenção para não generalizar, pois difere muito de autista para autista. É importante salientar que três áreas estão comprometidas, sendo estas: a interação social, a linguagem e a emoção. Por exemplo: existem autistas que falam, outros não, e assim por diante. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Realmente há um longo percurso para o autista processar a empatia, pois uni as três áreas que estão afetadas no autismo, no entanto não acredito, ser impossível essa empatia, mas difícil, o que quer dizer que dependendo do caso, com estímulo, é possível sim.
Olá! Não podemos generalizar e dizer que os autistas não possuem empatia, pois varia de caso para caso. Normalmente, eles têm percebem e sentem o mundo à volta de forma diferente (ou com hiper ou hipossensibilidade) que também vai depender do interesse, do relacionamento com a pessoa, da situação toda envolvida. O ideal seria uma consulta mesmo. E tenha cuidado com as generalizações pois não existe um autista igual ao outro. Abraços
Um estudo inovador sugere que pessoas com Transtorno do Espectro Autista não sofrem de falta de empatia – ao contrário, elas sentem as emoções dos outros de forma mais intensa do que conseguem processar.
Todos nós interagimos com o mundo e com as pessoas de forma única e singular, então um autista ou não tem seu jeito próprio de estabelecer relações. Não dá pra generalizar que todo autista sofra de falta de empatia mas é comum que a relação dele com o outro seja bem diferente da normalmente encontrada em pessoas neuróticas.
É preciso desmistificar essa ideia de que o portador de Espectro Autista não consegue conviver.
Desculpe, mas penso que as vezes a falta de empatia não está no autista e sim naquele que lida com ele.
Atualmente, além dos estudos científicos, há uma variedade de informações sobre autismo, que vale a pena consultar.
Sugiro também que pais e professores participem de congressos, cursos e afins, para conhecerem melhor o transtorno.
Fica a dica. Grande abraço.