Pessoas com problemas intestinais são mais propícios a desenvolver depressão?

7 respostas
Pessoas com problemas intestinais são mais propícios a desenvolver depressão?
Os problemas intestinais ocasionam um desequilíbrio na integridade do intestino o que pode levar a alterações de humor. Estudos tem mostrado a diminuição na produção de serotonina em quadros de Disbiose(alteração da microbiota intestinal), já que a absorção de nutrientes para síntese da serotonina é prejudicada.
Em casos mais graves pode ocorrer situações cotidianas de incontinência(diarreia) , afetando atividades diárias e juntamente com os outros fatores favorecer o desenvolvimento ou agravamento de quadros depressivos.
Pode se dizer da existência de uma influência intima na comunicação do eixo : cérebro e intestino.
Para tanto é necessário a avaliação de cada caso por profissionais capacitados no intuito de averiguar a origem da depressão e possíveis correlações a problemas intestinais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde.
É muito comum quando não estamos bem emocionalmente desenvolvermos algum tipo de doença como a depressão, ansiedade, stress. Assim como o contrário também pode acontecer, termos alguma doença e com isso desencadear uma depressão, ansiedade, enfim algo que nos impeça de viver com qualidade. É muito delicado afirmar com propriedade, nesse caso tão específico, sem antes fazer uma avaliação mais profunda e poder identificar as causas da depressão. O mais indicado é procurar um profissinal que possa entender melhor os problemas saúde e indicar o tratamento mais adequado. Sabendo que tanto os problemas intestinais quanto a depressão precisam de tratamento para que não evolua para um quadro mais grave.
Boa tarde
Nos casos de depressão vários descompassos podem ocorrer , organicamente. O intestino é um órgão que pode estar sinalizando algo, chamamos de somatização, aparece no corpo um sinal que pode ser de algo emocional que não está bem. Merece ser melhor visto, procure ajuda no sentido de identificar e ter caminhos para tratamentos, se necessário emocionais ou físicos.
Não saberia dizer detalhes, mas é de conhecimento geral que a absorção dos precursores da serotonina se dá a nível intestinal e que esse neurotransmissor está diretamente ligado ao humor. Logo se se tende a relacionar alguns problemas intestinaia à depressão.
Problemas emocionais podem gerar doencas fisicas. Sera que seu mal estar fisico esta sendo causado por problemas emocionais ? Voce precisa cuidar do fisico, do emocional, do espiritual... etc etc. O todo precisa ser cuidado. No meu livro sobre VIDA ABUNDANTE, plena, eu proponho que cuidemos do fisico, da plenitude sexual, do emocional, do espiritual, do social, do financeiro, do romantico, da realizacao profissional ...etc Existe cura.
A medicina ortomolecular nos diz em estudos que a diminuição da permeabilidade intestinal tem relação com quadros de humor e piora da agressividade no autismo, por exemplo.
Boa tarde, quando pensamos que nosso corpo é um sistema sincrônico, e que qualquer distúrbio em um dos seus órgãos irá gerar desordem, podemos sim entender que disfunção intestinal pode influenciar no estado de humor e comportamento social. Assim, sugiro que procures práticas de saúde: exercícios, relaxamento, alimentação equilibrada, uso de probióticos, psicoterapia, para regular teu funcionamento intestinal. um abraço

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1128 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.