Pode espirrar após ter feito o uso do dreno por causa de um pneumotórax espontâneo e estar na fase d
2
respostas
Pode espirrar após ter feito o uso do dreno por causa de um pneumotórax espontâneo e estar na fase de repouso em casa? Ou espirrar pode prejudicar e trazer algum dano? Queria saber se tudo bem espirrar estando com o curativo, pois tenho rinite e a vontade de espirrar aparece muito
Bom dia, tudo bem? Não há problema ou risco em espirrar mas é esperado que você tenha um pouco de dor no lado operado e nas feridas. Avalie com seu médico o uso de medicação antialérgica para que você fique mais confortável. Boa recuperação!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, pode espirrar. Após tratamento de Pneumotórax e retirada do dreno, o espirro em si normalmente não causa dano nem “abre” o pulmão novamente. É impossível evitar completamente espirros, principalmente em quem tem rinite, e isso faz parte da recuperação normal.
O que pode acontecer é sentir dor no local do dreno ou no tórax ao espirrar, porque a musculatura e a pleura ainda estão sensíveis. Segurar levemente a região do curativo com a mão ou um travesseiro durante o espirro às vezes ajuda a diminuir o desconforto.
O curativo também não costuma ser um problema para espirrar. Apenas mantenha a região limpa e seca conforme orientação médica.
Claro que, se após espirros você notar piora importante da falta de ar, dor muito intensa ou sintomas parecidos com o pneumotórax inicial, aí vale procurar avaliação. Mas, de forma geral, espirrar não costuma prejudicar a recuperação.
O que pode acontecer é sentir dor no local do dreno ou no tórax ao espirrar, porque a musculatura e a pleura ainda estão sensíveis. Segurar levemente a região do curativo com a mão ou um travesseiro durante o espirro às vezes ajuda a diminuir o desconforto.
O curativo também não costuma ser um problema para espirrar. Apenas mantenha a região limpa e seca conforme orientação médica.
Claro que, se após espirros você notar piora importante da falta de ar, dor muito intensa ou sintomas parecidos com o pneumotórax inicial, aí vale procurar avaliação. Mas, de forma geral, espirrar não costuma prejudicar a recuperação.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Em tratamento de câncer de pulmão, houve derrame pleural, depois de drenar ficou bolhas de ar, o que fazer?
- Meu nome é Alexandre, e tive um pneumotorax espontâneo recentemente que foi curado, mas foi detectado uma bolha pulmonar que preciso operar para retirar antes que cause outro pneumotorax, já fiz os exames de tomografia, raio x etc.. não tenho plano de saúde atualmente. Gostaria de saber quanto…
- Boa tarde, tive o 2 pneumotórax e não fiz o procedimento cirúrgico, existe a possibilidade de voltar ?
- Tive pneumotorax a 3 anos fiquei com pouco folego para andar em subidas rampas ou mesmo correr, é normal? posso fazer exercicios como hidroginastica ou outro qualquer vou criar mais folego?
- A meses tenho tido dores na região do diafragma e em um dos meus exames apareceu espaços pleurais virtuais. Uso CPAP a 20 anos e dependo muito dele. Poderia ser o CPAP o causador de disso?
- Tirei o dreno a 4 dias, sinto bastante dores no local e no peito direito, um pouco de falta de ar É normal... Meu pulmão não expandiu, ainda vou começar o acompanhamento com pneumo, tem alguma chance do líquido ter voltado?
- olá, tive um pneumotórax espontâneo a 2 meses mais ou menos, e agora dia 12/05 estou sentindo umas fisgadas no mesmo lugar da cirurgia, isso é normal?
- Tive três pneumotorax espontâneo, foi detectado endometriose na pleura, bem fiz uma menopausa cirúrgica e o problema da endomettiose foi resolvida, nos episódios de pneumotorax fui drenada. E agora estou com crises há três semanas, pode ser outro pneumotorax? Inalo Seretide e Spiriva.
- Realizei um pneumotórax a alguns anos e de uns tempos pra cá venho sentindo um incomodo no peto do lado da cirurgia como se fosse algo apertando ou esticando, e também sentindo um formigamento do mesmo lado nas costas, pode ser algo relacionado ao mesmo problema novamente?
- Realizei uma "cirurgia de pneumotórax a quase 4 meses" e sinto um pouco de falta de ar principalmente ao me deitar, e meus mamilos estão doloridos o que pode ser? é normal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 220 perguntas sobre Pneumotórax
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.