Pode haver autoagressão no Transtorno de Déficit de Atenção” (TDAH) ?

4 respostas
Pode haver autoagressão no Transtorno de Déficit de Atenção” (TDAH) ?
Autoagressão pode ser apresentada em qualquer quadro de sofrimento psíquico, inclusive o TDAH. Importante mencionar que a autoagressão não é gerada pelo TDAH, mas por conta de haver sofrimento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Fernanda Pacheco
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Sim, pode haver agressão em casos de TDAH, embora não seja um sintoma central, mas sim uma consequência comum da desregulação emocional, impulsividade e dificuldade de controle de impulsos, levando a explosões de raiva, irritabilidade e até comportamentos agressivos em crianças e adultos, especialmente em situações frustrantes. O TDAH prejudica o controle inibitório no córtex pré-frontal, permitindo que emoções intensas (sistema límbico) se manifestem de forma exagerada.
Sim. Pode haver autoagressão no TDAH, especialmente quando o transtorno está associado a impulsividade, desregulação emocional, frustração intensa, baixa autoestima ou comorbidades como ansiedade, depressão ou Disforia Sensível à Rejeição. Esses comportamentos não são um critério diagnóstico do TDAH, mas podem surgir como forma de lidar com emoções intensas e dificuldade de controle emocional, exigindo avaliação e acompanhamento profissional.
Olá, tudo bem? Veja só, toda transtorno mental que não recebe acompanhamento adequado tende à comorbidades. Dessa forma, indivíduos com transtornos de neurodesenvolvimento (como TDAH) estão mais propícios a crises de humor e outros episódios de desregulação emocional, os quais podem culminar em um episódio de autolesão. Caso você tenha tido episódios como esse, é importante que você busque um tratamento psicológico o quanto antes. Pois transtornos mentais tendem a agravar quando negligenciados, assim como adoecimentos físicos.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2518 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.