Pondera causa câimbras nos braços e pernas?

3 respostas
Pondera causa câimbras nos braços e pernas?
Raramente a paroxetina pode causar dores musculares (mialgias). É muito incomum que cause distúrbios hidroeletrolíticos (Isto é, alteração de alguns íons presentes no sangue). Em tese, alterações de sódio e potássio podem causar espasmos musculares e câimbras, respectivamente.
Tudo isso seria muito hipotético e seria muito importante avaliar tudo isso junto com seu médico, que pode solicitar exames laboratoriais, verificar interações com outros medicamentos ou doenças e condições associadas que poderiam provocar essas câimbras.
Isso significa que você não deve interpretar que isso seja causado pelo medicamento e interrompê-lo antes de consultar o seu médico, que quem pode fazer uma avaliação cuidadosa.

Raramente a paroxetina ou pondera pode ocasionar câimbras ou parestesias. Não há relato deste efeito colateral com este medicamento. São mais comuns efeitos colaterais gastrointestinais como: náusea, constipação, diarréia, boca seca além de outros não gastrointestinais, como sonolência ou insônia, bocejo, tremor, vertigem, visão turva, diminuição do apetite, sudorese, astenia, disfunção sexual, ganho de peso. Porém, se a paciente sente câimbras e não tiver relação com o medicamento utilizado, é importante conversar com seu médico para saber a causa e tratar adequadamente.
É muito difícil se estabelecer causa efeito entre uma medicação que não tem este efeito colateral como típico ou comum e uma situação tão frequente como câimbras, suspiros, bocejos, etc. Acredito que antes de se pensar em possível causalidade deste excelente instrumento terapêutico, deve-se focar nos benefícios trazidos por ele para então, conhecendo-o plenamente, colocar na balança os prós e contras de maneira mais consistente. É muito comum o paciente ficar "desconfiado" de medicações (ainda mais as psicotrópicas) abandonando o tratamento antes mesmo de conhecer seu efeito em toda a sua extensão. Isso traz muitos prejuízos ao próprio paciente pois esta medicação permanecerá em seu histórico médico e em sua imaginação como uma medicação que "não vale a pena" e não será novamente utilizada. Neste caminho, importantes alternativas terapêuticas são "queimadas" e as possibilidades terapêuticas cada vez mais reduzidas. Pense nisso com profundidade!
Boa sorte!