Pondera causa câimbras nos braços e pernas?
3
respostas
Pondera causa câimbras nos braços e pernas?
Raramente a paroxetina pode causar dores musculares (mialgias). É muito incomum que cause distúrbios hidroeletrolíticos (Isto é, alteração de alguns íons presentes no sangue). Em tese, alterações de sódio e potássio podem causar espasmos musculares e câimbras, respectivamente.
Tudo isso seria muito hipotético e seria muito importante avaliar tudo isso junto com seu médico, que pode solicitar exames laboratoriais, verificar interações com outros medicamentos ou doenças e condições associadas que poderiam provocar essas câimbras.
Isso significa que você não deve interpretar que isso seja causado pelo medicamento e interrompê-lo antes de consultar o seu médico, que quem pode fazer uma avaliação cuidadosa.
Tudo isso seria muito hipotético e seria muito importante avaliar tudo isso junto com seu médico, que pode solicitar exames laboratoriais, verificar interações com outros medicamentos ou doenças e condições associadas que poderiam provocar essas câimbras.
Isso significa que você não deve interpretar que isso seja causado pelo medicamento e interrompê-lo antes de consultar o seu médico, que quem pode fazer uma avaliação cuidadosa.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Raramente a paroxetina ou pondera pode ocasionar câimbras ou parestesias. Não há relato deste efeito colateral com este medicamento. São mais comuns efeitos colaterais gastrointestinais como: náusea, constipação, diarréia, boca seca além de outros não gastrointestinais, como sonolência ou insônia, bocejo, tremor, vertigem, visão turva, diminuição do apetite, sudorese, astenia, disfunção sexual, ganho de peso. Porém, se a paciente sente câimbras e não tiver relação com o medicamento utilizado, é importante conversar com seu médico para saber a causa e tratar adequadamente.
É muito difícil se estabelecer causa efeito entre uma medicação que não tem este efeito colateral como típico ou comum e uma situação tão frequente como câimbras, suspiros, bocejos, etc. Acredito que antes de se pensar em possível causalidade deste excelente instrumento terapêutico, deve-se focar nos benefícios trazidos por ele para então, conhecendo-o plenamente, colocar na balança os prós e contras de maneira mais consistente. É muito comum o paciente ficar "desconfiado" de medicações (ainda mais as psicotrópicas) abandonando o tratamento antes mesmo de conhecer seu efeito em toda a sua extensão. Isso traz muitos prejuízos ao próprio paciente pois esta medicação permanecerá em seu histórico médico e em sua imaginação como uma medicação que "não vale a pena" e não será novamente utilizada. Neste caminho, importantes alternativas terapêuticas são "queimadas" e as possibilidades terapêuticas cada vez mais reduzidas. Pense nisso com profundidade!
Boa sorte!
Boa sorte!
Perguntas relacionadas
- Tomo paroxetina a 1 ano passei 2 dias sem tomar tô sentindo calafrios e normal?
- Oi tomo pondera de 10mg porém parecia que não fazia efeito para ansiedade,hoje tomei um pouco a mais do remédio paroxetina porém começou a dar muita energia pelo corpo,isso é normal ?
- Olá. Fui diagnosticado com bipolaridade faz 2 anos. Nesse último mês de agosto fui empurrar um carro e comecei a ter crises de ansiedade e episódios de pânico de acordo com meu psiquiatra. Ele receitou Alprazolam 1mg pra tomar apenas em caso de crise. Mas tenho tido constante sensação de cabeça pesada,…
- Olá, Minha dúvida é referente a qual o melhor laboratório para adquirir o medicamento genérico do Pondera, estou pensando em adquirir esse mês o genérico Cloridrato de Paroxetina 20mg porém estou com medo de não fazer efeito algum.
- Tomo paroxetina, e descobri que estou grávida, tenho 42 anos, no exato momento procurei o hospital para começar o pré Natal, mas como o sus demora para psiquiatra e consulta particular no momento não dá pra pagar. Parei por conta própria e estou com muita crise de ansiedade. Fazem 1 ano e meio que…
- Oi bom dia a todos, comecei o tratamento com Pondera XR 12,5, antes eu ja vinha sentido dores no peito agudas, principalmente do lado esquerdo, não aumentam de intensidade e não são constantes, elas vem e passam. Fiz exames cardíacos e nada foi apontado. Queria saber se esses meus sintomas são normais…
- Olá, doutores! No dia 10/11/25 eu tomei uma dose única de escitalopram de 20 mg, essa medicação eu já tomei a alguns anos atrás e não passava de 15 mg, tomei tranquilamente e sem reações. Ocorre que havia alguns anos que não estava tomando e tomei a dose mencionada de uma vez, o que me gerou várias reações…
- Olá tomei poderá xr de 50mg as 22:00 e por engano tomei novamente as 08:00 do outro dia, pois a caixa era super parecida com o que tomei da gripe,... O que fazer? Agora são 17:00, será que devo.ir no medico?
- Estou tomando Pondera Xr 12,5 mg. Posso tomar cerveja zero álcool?
- Meu filho faz 7 dias que está fazendo desmame do Pondera XR 12,5 mg, médico recomendou tomar dia sim outro não, mas está com sintomas de vertigem, pressão na cabeça e enjôo , quantos dias para parar esses sintomas?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1396 perguntas sobre Pondera
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.