Por gentileza me tirem essa grande dúvida. Tenho um dente da frente torto e queria usar aparelho p/alinhar,

5 respostas
Por gentileza me tirem essa grande dúvida. Tenho um dente da frente torto e queria usar aparelho p/alinhar, porém na radiografia a dentista me disse q meu dois dentes da frente, tem a raiz muito curta, mas eu nunca usei aparelho antes. Tem algum perigo deu usar e esses dentes caírem?
Se o dente apresenta raiz curta, talvez a ortodontia (aparelho) não seja a melhor opção. Vá a um protesista que a lente de contato ou faceta podem ser opções mais conservadoras. Mas vale salientar que antes, você deve passar por uma avaliação detalhada com um ortodontista para então descartar a opção do aparelho.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na movimentação dentária, além do dente se mover para a posição desejada, poderá também sofrer reabsorção radicular. No caso de uma raiz curta, ou com histórico de trauma, isso poderá se tornar um problema, em casos raros, a perda do elemento dentário poderá ocorrer.
O importante é que seja avaliado por um Especialista em Ortodontia, ele poderá bem te orientar. Acesse o site da Associação Brasileira de Ortodontia - https://abor.org.br/associados
Lá encontrará especialistas por todo o país
Depende muito da força aplicada e do tipo de movimentação necessária. Talvez você possa resolver o problema, ja que vc diz serem somente dois dentes, com lentes de contato ou outto tipo de reabilitação protética. Melhor consultar alguém que faça ortodontia e prótese tb para lhe dar a melhor opção
O risco existe, porém é preciso avaliar a quantidade de reabsorção radicular presente, a quantidade de movimentação necessária para a correção do posicionamento dentário. Outro detalhe importante é saber por qual radiografia foi feito o diagnóstico da reabsorção, podendo ser feitos novos exames para aferir com mais precisão a perda de estrutura radicular.
Depois de todas essas avaliações, que devem ser feitas por um profissional especializado em Ortodontia, se avalia o risco e os benefícios de um possível tratamento ortodôntico. Caso de mostre inviável, a correção pode ser feita somente com algum tipo de tratamento estético com lentes de contato ou facetas, que são altamente estéticas, mas que também apresentam suas limitações.
Olá! Como você refere nunca ter ter feito tratamento ortodôntico antes, as reabsorções podem ter sido causadas por trauma (pancada) ou porque você tem o toque dos dentes de cima com os de baixo errado. Nesse caso, o ajuste da mordida com ortodontia é vital para que cesse o processo de reabsorção. Hoje em dia existem aparelhos que facilitam a movimentação, diminuindo a chance de aumentar as reabsorções. É importante uma consulta com um bom ortodontista para que você possa conhecer todas as opções de tratamento. Espero ter ajudado! Um abraço

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 778 perguntas sobre Aparelho ortodôntico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.