Por que a comunicação não verbal é um desafio para pessoas com autismo?

3 respostas
Por que a comunicação não verbal é um desafio para pessoas com autismo?
Oie! Então, na realidade a comunicação não verbal acaba sendo um desafio pelo de fato de que, especialmente, pessoas que estão no espectro acabam tendo dificuldade em compreender as expressões faciais ou outras maneiras alternativas de expressão que as pessoas podem expor. Isso porque, por exemplo, no caso do autismo há uma dificuldade da pessoa em compreender qual emoção está sendo exposta por esta se tratar de algo não concreto. Assim, há dificuldade em sinais não verbais, onde há interpretação não literal (metáforas, ironias, entre outros), entre outras dificuldades advindas da própria interação social. Sendo assim, é importante expressar de maneira consistente o que se deseja falar e possibilitar a pessoa maneiras alternativas de compreender algum conteúdo. Ademais, pontuo sobre a importância, em alguns casos, de acompanhamento psicoterápico como forma de auxiliar a pessoa no espectro a compreender quais suas dificuldades e facilidades a auxiliar na superação de tais desafios. Espero ter respondido sua pergunta :)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A comunicação não verbal exige a capacidade de captar, interpretar e responder a uma variedade de sinais sociais complexos e sutis — algo que pode ser difícil para pessoas com autismo por razões emocionais, sensoriais e sociais. Uma comunicação mais clara, direta e previsível, pode ajudar muito.
A comunicação não verbal é um desafio para pessoas com autismo porque muitos sinais sociais como expressões faciais, tom de voz, gestos e contato visual são implícitos, rápidos e dependem do contexto. No autismo, há diferenças no processamento social e sensorial, o que torna mais difícil perceber, interpretar ou responder automaticamente a esses sinais. Além disso, a sobrecarga sensorial e a tendência a uma interpretação mais literal da comunicação podem fazer com que pistas não verbais passem despercebidas ou sejam compreendidas de forma diferente.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daliany Priscilla Soriano

Daliany Priscilla Soriano

Psicólogo

Sertãozinho

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Psicólogo

Fortaleza

Lucas Bianchi

Lucas Bianchi

Psicólogo

Sorocaba

Maria De Oliveira

Maria De Oliveira

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1072 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.