Por que a depressão mata? Porque a pessoa perde o apetite e pode comprometer a saude ou porque ela pode

9 respostas
Por que a depressão mata? Porque a pessoa perde o apetite e pode comprometer a saude ou porque ela pode cometer suicidio?
Vamos tentar entender a Depressão como uma reação a si mesmo. Ou seja, inconscientemente há inúmeras fantasias concomitante as situações reais da vida que te fazem ter uma visão "X" da sua vida. Muitas vezes, quando nós investigamos a fundo a depressão, percebemos em muitos pacientes, sentimentos de culpa e de desvalia, além de outros. Como consequência o corpo e a mente responde como forma de punição. Ou seja, o deprimido se pune. Você deve procurar um psicólogo para que juntos possam compreender a origem desse vazio. À partir desse entendimento, esse vazio poderá ser preenchido, aos poucos,dando lugar as novas percepções.

Atenciosamente,

Marlene Galdino

Complementando as respostas dos colegas, sim, depressão mata. E mata aos poucos. Não se trata apenas da morte literal, mas daquela que se apresenta subliminar aos sintomas mais comuns, já acima relatados.
A mente depressiva foca nos aspectos negativos e não consegue ver nada de positivo levando à completa Desesperança. A depressão quando descartada causa orgânica está associada a distorções de pensamentos como culpa exacerbada, visão extremamente negativa de si, falta de perspectivas quanto ao futuro entre outros. É necessário avaliação psiquiátrica para verificar se a causa é orgânica e se houver necessidade aderir ao tratamento medicamentoso, aliar à psicoterapia para resignificar tais distorções. Procurar ajuda o quanto antes evita que isso prolongue e avance. Cuide-se.
Ambas as situações podem implicar em morte, mas a mais conhecida é o suicídio, pois deprimida a pessoa é afetada em seu propósito de viver e com isso, levantar da cama perde o sentido, como tudo o mais em sua volta. Implicando num afastamento do cotidiano.
Olá, é exatamente isso que os colegas relataram, de uma maneira mais simples de dizer é um desespero que toma conta do seu corpo, uma tristeza tão profunda que realmente é difícil enxergar além daquele momento, e na esperança de alívio daquela sensação a pessoa tenta de tudo, inclusive se suicidar, porque naquele momento ela já se sente morta.
Se esta desconfiado(a) que possa ter alguma dessas sensações, ou mesmo conhece alguém que tenha, encoraje-o a pedir ajuda, existe tratamento e há como reverter esse quadro, um psicologo e um psiquiatra podem avaliar.
Boa sorte!
A depressão traz vários sintomas, desde cognitivos, físicos, emocionais e comportamentais. Nem todas as pessoas que têm depressão irão suicidar-se porém é necessário tomar cuidados especiais com quem sofre, pois há um risco.
Dependendo do grau de depressão a pessoa não sente forças para fazer atividades básicas como tomar banho ou alimentar-se, e algumas até mesmo para se matar, necessitando estar em um nível mais enérgico para isso.
Cada pessoa vai manifestar sua depressão de modo particular, mas em geral os sintomas são parecidos e sempre há o desejo de sumir (morrer) com pensamentos depreciativos. Melhor forma é aliar tratamentos medicamentoso com psicoterapia. Além do mais o apoio familiar é muito importante para o paciente, pois ainda há um grande preconceito quando o assunto é depressão.
A pessoa com Depressão não tem interesse pela vida, não consegue ver seus encantos, normalmente não tem projetos de vida, não consegue se entusiasmar. Nem sempre quer cometer suicidio, mas a maioria gostaria de deixar de existir, como num estalar de dedos. Não seria o morrer propriamente mas o deixar de existir. Muitos se sentem cansados de viver. A falta de apetite é um dos sintomas da Depressão.
Na depressão a pessoa, em geral, apresenta diminuição da disposição para a vida, sentimentos de tristeza, desesperança, culpa e/ou ruína, baixa auto-estima, alteração da capacidade de sentir prazer, diminuição da capacidade da atenção e concentração e alteração no sono e apetite. Por que a pessoa comete suicídio? Porque os sentimentos descritos podem estar tão intensos que a pessoa não consegue enxergar meios de como encará-los e o suicídio, então, passa ser cogitado como a única forma de controle sobre esses problemas.
Espero ter esclarecido seus questionamentos.
A Depressão afeta todo o funcionamento corporal da pessoa, afetando todos as áreas da sua vida, física , mental , emocional, energética,e social. A pessoa começa a querer se isolar, sente uma baixa energia corporal e muito cansaço, o que dificulta sua alimentação, e vontade de se nutrir e todos os aspectos , pois passa a não sentir o sabor dos alimentos e nem prazer em atividades simples que antes ela sentia, e assim gradativamente vai potencializando os sintomas e a pessoa passa a deixar de fazer atividade simples e rotineiras e se isolar, e fica apenas com pensamentos de baixa auto-estima e problemas, e assim surge a infeliz idéia de que a morte através do suicídio acabaria com esse sofrimento físico, mental e emocional e assim em ato de ignorância ( falta de conhecimento ) e confusão mental alguns pessoas cometem suicido. é importante sempre consultar um especialista e respeitar o sofrimento emocional das pessoas em volta,... Atenciosamente