Por que a maioria dos ansioliticos fazem efeito ao contrário em mim? Fico mais agitada?

10 respostas
Por que a maioria dos ansioliticos fazem efeito ao contrário em mim? Fico mais agitada?
De maneira rara (menos de 1% da população), alguns indivíduos com o uso de medicações ansiolíticas e tranquilizantes apresentam um quadro chamado de efeito paradoxal, em que o indivíduo ao invés de relaxar e se acalmar, apresenta estimulação, agitação, confusão, irritabilidade, agressividade, alucinações etc.
Nestes casos geralmente é necessária a substituição da medicação.
Respeitosamente,

As medicações psicotrópicas que são utilizadas no tratamento medicamentoso tem um efeito sobre o organismo, o corpo do sujeito, porém cada sujeito é unico, cada corpo tem suas especifidades, assim recomenda-se consultar um profissional e junto com e no decorrer de algumas consultas analisar o efeitos da medicação e do tratamento. Assim caberia você procurar o profissional que te prescreveu essa medicação.
É importante que você converse com um médico da sua confiança sobre como se sente com a medicação. Pela sua pergunta parece que você já tentou vários ansiolíticos, não é isso?
O médico terá condições de verificar o modo como vem sendo utilizado a medicação e propor uma alteração conforme a sua necessidade.
Entretanto, vale destacar a necessidade de você também buscar uma psicoterapia, onde você possa abordar a sua agitação/ansiedade a partir da sua história de vida e das situações que você vivencia no dia a dia. Um psicólogo pode ajudá-lo nesse percurso.

Coloco-me à disposição.
Os medicamentos psiquiátricos devem ser tomados com muito cuidado e infelizmente em inúmeros casos eles tem efeitos colaterais ou não funcionam. Coloco-me à disposição para conversamos em mais detalhes sobre isso e dar outros encaminhamentos, inclusive médicos que possam ser mais efetivos.
As medicações de uso controlado em sua grande maioria provocam efeitos adversos, de acordo com cada organismo, e os ansiolíticos se incluem nesta estatística. E além de provocar um efeito adverso, provocam um efeito contrário da medicação. O ideal é conversar com o médico que lhe receitou, para ver a mudança da medicação ou até mesmo a diminuição da dosagem, pois a medicação precisa corresponder com ao tratamento que lhe é proposto. Porque se isso não estiver ocorrendo mudanças precisam ser feitas.
Olá, boa tarde, tudo bem? respondendo a sua pergunta, acredito que possivelmente você possa estar dentro de uma parcela mínima de pessoas que tem o efeito inverso de tais medicamentos, esse efeito denominado de (efeito paradoxal), logo ao invés de você ficar mais relaxada e se acalmar, está tendo reações opostas, é necessário conversar com seu psiquiatra sobre esses efeitos, para que mude o medicamento e assim você possa obter melhores resultados, visando a importância de um acompanhamento com um psicólogo para que assim possa obter resultados mais duradouros e descobrir a crença central que está influenciando em todos esses comportamentos e emoções.

Grande abraço!
Converse com seu médico para que ele possa tentar encontrar a medicação mais apropriada ao seu caso.
Terapia tende a ser uma forte aliada nesse momento uma vez que ira tentar ajudar a entender o que lhe leva a este estado.
Olá!
É necessário que você converse com o especialista com quem faz o tratamento para que avaliem juntos se estes efeitos fazem parte do quadro de adaptação à medicação ou se, conforme os colegas mencionaram, ela está tendo efeitos paradoxais na interação com o teu organismo. Qualquer dúvida, estou à disposição.
Olá, bom dia. Qualquer remédio que você tome exige um tempo de adaptação para que comece a funcionar da maneira esperada. Você costuma esperar quanto tempo até mudar o medicamento? Se o tempo do efeito colateral estiver realmente muito prolongado, é importante que você busque o seu médico, para entender melhor o porquê do seu corpo estar reagindo de tal maneira.
Bom dia, não confie sua cura somente aos medicamentos, nem sempre agem da mesma forma sobre os indivíduos, acompanha-os com a psicoterapia porque a ansiedade para se curar logo pode te atrapalhar e ficar refém dela. Consulte o medico que prescreveu os medicamentos para tirar suas duvidas e um psicologo/a com certeza irá te ajudar a entender melhor o que acontece com você.