Por que a maioria dos ansioliticos fazem efeito ao contrário em mim? Fico mais agitada?
10
respostas
Por que a maioria dos ansioliticos fazem efeito ao contrário em mim? Fico mais agitada?
Prof. Fábio José Pereira da Silva
Psiquiatra, Especialista em medicina preventiva, Especialista em administração em saúde
São Paulo
De maneira rara (menos de 1% da população), alguns indivíduos com o uso de medicações ansiolíticas e tranquilizantes apresentam um quadro chamado de efeito paradoxal, em que o indivíduo ao invés de relaxar e se acalmar, apresenta estimulação, agitação, confusão, irritabilidade, agressividade, alucinações etc.
Nestes casos geralmente é necessária a substituição da medicação.
Respeitosamente,
Nestes casos geralmente é necessária a substituição da medicação.
Respeitosamente,
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
As medicações psicotrópicas que são utilizadas no tratamento medicamentoso tem um efeito sobre o organismo, o corpo do sujeito, porém cada sujeito é unico, cada corpo tem suas especifidades, assim recomenda-se consultar um profissional e junto com e no decorrer de algumas consultas analisar o efeitos da medicação e do tratamento. Assim caberia você procurar o profissional que te prescreveu essa medicação.
É importante que você converse com um médico da sua confiança sobre como se sente com a medicação. Pela sua pergunta parece que você já tentou vários ansiolíticos, não é isso?
O médico terá condições de verificar o modo como vem sendo utilizado a medicação e propor uma alteração conforme a sua necessidade.
Entretanto, vale destacar a necessidade de você também buscar uma psicoterapia, onde você possa abordar a sua agitação/ansiedade a partir da sua história de vida e das situações que você vivencia no dia a dia. Um psicólogo pode ajudá-lo nesse percurso.
Coloco-me à disposição.
O médico terá condições de verificar o modo como vem sendo utilizado a medicação e propor uma alteração conforme a sua necessidade.
Entretanto, vale destacar a necessidade de você também buscar uma psicoterapia, onde você possa abordar a sua agitação/ansiedade a partir da sua história de vida e das situações que você vivencia no dia a dia. Um psicólogo pode ajudá-lo nesse percurso.
Coloco-me à disposição.
Os medicamentos psiquiátricos devem ser tomados com muito cuidado e infelizmente em inúmeros casos eles tem efeitos colaterais ou não funcionam. Coloco-me à disposição para conversamos em mais detalhes sobre isso e dar outros encaminhamentos, inclusive médicos que possam ser mais efetivos.
As medicações de uso controlado em sua grande maioria provocam efeitos adversos, de acordo com cada organismo, e os ansiolíticos se incluem nesta estatística. E além de provocar um efeito adverso, provocam um efeito contrário da medicação. O ideal é conversar com o médico que lhe receitou, para ver a mudança da medicação ou até mesmo a diminuição da dosagem, pois a medicação precisa corresponder com ao tratamento que lhe é proposto. Porque se isso não estiver ocorrendo mudanças precisam ser feitas.
Olá, boa tarde, tudo bem? respondendo a sua pergunta, acredito que possivelmente você possa estar dentro de uma parcela mínima de pessoas que tem o efeito inverso de tais medicamentos, esse efeito denominado de (efeito paradoxal), logo ao invés de você ficar mais relaxada e se acalmar, está tendo reações opostas, é necessário conversar com seu psiquiatra sobre esses efeitos, para que mude o medicamento e assim você possa obter melhores resultados, visando a importância de um acompanhamento com um psicólogo para que assim possa obter resultados mais duradouros e descobrir a crença central que está influenciando em todos esses comportamentos e emoções.
Grande abraço!
Grande abraço!
Converse com seu médico para que ele possa tentar encontrar a medicação mais apropriada ao seu caso.
Terapia tende a ser uma forte aliada nesse momento uma vez que ira tentar ajudar a entender o que lhe leva a este estado.
Terapia tende a ser uma forte aliada nesse momento uma vez que ira tentar ajudar a entender o que lhe leva a este estado.
Olá!
É necessário que você converse com o especialista com quem faz o tratamento para que avaliem juntos se estes efeitos fazem parte do quadro de adaptação à medicação ou se, conforme os colegas mencionaram, ela está tendo efeitos paradoxais na interação com o teu organismo. Qualquer dúvida, estou à disposição.
É necessário que você converse com o especialista com quem faz o tratamento para que avaliem juntos se estes efeitos fazem parte do quadro de adaptação à medicação ou se, conforme os colegas mencionaram, ela está tendo efeitos paradoxais na interação com o teu organismo. Qualquer dúvida, estou à disposição.
Olá, bom dia. Qualquer remédio que você tome exige um tempo de adaptação para que comece a funcionar da maneira esperada. Você costuma esperar quanto tempo até mudar o medicamento? Se o tempo do efeito colateral estiver realmente muito prolongado, é importante que você busque o seu médico, para entender melhor o porquê do seu corpo estar reagindo de tal maneira.
Bom dia, não confie sua cura somente aos medicamentos, nem sempre agem da mesma forma sobre os indivíduos, acompanha-os com a psicoterapia porque a ansiedade para se curar logo pode te atrapalhar e ficar refém dela. Consulte o medico que prescreveu os medicamentos para tirar suas duvidas e um psicologo/a com certeza irá te ajudar a entender melhor o que acontece com você.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá. A pregabalina tem algum efeito positivo na depressão? OBG por responder.
- Estou tomando olanzapina que o psiquiatra passou para tiques; já tomo sertralina de 100mg e,essa olanzapina só me dar fome e por mais que eu controle estou engordando horrores. O que fazer para essa fome diminuir e para esse efeito colateral de ficar ganhando peso parar? Com o tempo passa? Isso é…
- Me sinto triste a maior parte do tempo, choro todos os dias, várias vezes por dia, escondido, me sinto sozinho, angustiado e cansado, pode ser depressão?
- Como parar de sentir culpada por algo que não fez?mas você levou a culpa.
- O que fazer quando diversos tratamentos para depressão falham repetidamente, mesmo os alternativos (cetamina, por exemplo)?
- Como posso sentir prazer sensação de bem estar com depressão e ansiedade? estou tomando as medicações e ainda não tenho melhorado
- Toda vez que eu começo tratamento com desvenlafaxina. Começo a perceber que todas as pessoas que estão comigo ou na rua ficam me olhando. Isso pode acontecer ? Costuma parar esse efeito colateral ?
- o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode causar depressão ou sintomas depressivos?
- Ta indo pra 4 meses tomando fluoxetina e nao estou me alimentando direito, nao sinto vontade nenhuma de comer, é normal?
- Boa Tarde, a minha duvida e, estou de luto a quatro anos e dois meses.Estou tomando Rivotril 2mg e tomei Citalopram, depois mudei para o Exodus. agora parei com tudo uns 5 dias.Tenho Sindrome do Panico a muitos anos, com a morte da minha irma fiquei com depressao severa.Os medicamentos nao ajudam muito.Nem…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1254 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.