Por que me apaixono por pessoas que não tenho contato e mal conversamos?

9 respostas
Por que me apaixono por pessoas que não tenho contato e mal conversamos?
A paixão parte sempre de uma idealização. Reconhecemos um traço no objeto da paixão que por ser imaginariamente tão grandioso, haveria de completar todas as faltas. Ora isso só é possível quando o objeto está distante, pois a convivência do dia a dia geralmente nos aproxima do que a pessoa realmente é e com isso a paixão vai se enfraquecendo, transformando -se em algo mais leve ou desaparecendo por completo. Repare que todo o drama amoroso dos filmes, novelas e livros falam da impossibilidade, de desafios; de dificuldades que tornam a realização duvidosa e objeto de uma luta incessante. Um processo psicoterapeuta pode lhe ajudar a decidir se deseja sair da fantasia do amor, ou seja de um amor platônico; para a realização dele na realidade. Muitas pessoas preferem imaginar o amor a vive-lo, pois a realidade traz alegrias como decepções. Viver uma paixão da trabalho e há de se pensar se deseja fazê-lo! Não existe certo ou errado neste campo. O seu caminho será escrito por vc

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Geralmente buscamos no outro algo que necessitamos. Possivelmente você está idealizando algo pela aparência. O ideal conforme a Thais disse é trabalhar sua autoestima e fortalecer seus sentimentos. Daí terá mais segurança nas escolhas. Psicoterapia é o ideal para vc.
Olá! Sou auto estima precisa melhorar procure por Psicólogo Cognitivo Comportamental hipnoterapia. Paz e bem!
Você precisa de psicoterapia, de preferência semanal, para entender melhor isso. Deve estar ligado a baixa autoestima e questões de sexualidade.
A paixão é assim mesmo, isso é totalmente normal. Por um lado, algumas pessoas despertam em nós fatores de atração através da química (DNA, MHC, feromônios, entre outros), e por outro lado, do ponto de vista psicológico, projetamos nossos ideais em algumas pessoas, as quais acreditamos que sejam capazes de realizar nossos desejos e sonhos, mesmo que não as conheçamos, ilusoriamente. Como o Guilherme disse, quanto menos conhecemos a pessoa, maior a idealização, e quando começamos a conhecer, essa ilusão acaba e, neste caso, é possível descobrir valores reais da pessoa e passar a ter um sentimento verdadeiro.
olá! poderia ficar o dia todo levantando hipóteses do motivo, mas como nao te conheço, nao conheço tua historia de vida, ficaria feio chutar qualquer coisa!

porque tu nao busca uma psicoterapia psicanalítica para ter um espaço, e nele conversar sobre esta questão, e dentro do teu contexto, da tua vida, ir tentando buscar as respostas? ninguém deve partir do pressuposto que sabe o que é o mais correto e adequado para o outro, até nós, os médicos e psicoterapeutas.

procure alguém que possa te ouvir, faça um bom tratamento psicanalítico, e boa sorte!
Olá! Considero a resposta do Dr. Leonardo Librelotto muito interessante e concordo com ele. Apenas considero que você possa procurar um profissional de psicologia qualificado, que a partir de uma compreensão de tua história, suas vivências e experiências, possa te auxiliar na busca pelas respostas que você procura e te auxilie na compreensão destes fatos, seus sentidos e significados para a sua existência. Boa sorte!
Olá ! É preciso desenvolver a capacidade de nos apaixonarmos por quem merece todo o nosso carinho, afeto e dedicação. Atualmente estamos vivendo em uma sociedade mais narcisista, onde, em um relacionamento, as pessoas estão menos empáticas e geralmente as coisas precisam ser do jeito que elas querem sem qualquer flexibilidade na relação com o outro. Assim, é melhor conhecer bem o outro antes de algum envolvimento. A paixão e o amor são sentimentos lindos, mas geralmente a baixa autoestima pode fazer com que a pessoa se apaixone por alguém que não tem muito contato ou mal conhece. O melhor é desenvolver a capacidade de gostar e cuidar de si mesmo para que qualquer relacionamento com o outro seja saudável e feliz. A ajuda psicoterápica é ideal para isso. Fico à disposição !
O amor é uma emoção que acontece de modo automático no cérebro de todos. A maneira como interpretamos essa emoção é que pode gerar sofrimento. Caso esteja sofrendo por isso busque atendimento psicológico . Atuo com a terapia cognitivo-comportamental, falamos sobre a fisiologia e a interpretação das vivências. Atendo online. Boa sorte .

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Felipe de Nadai

Felipe de Nadai

Psicanalista

Curitiba

Rogerio Carneiro

Rogerio Carneiro

Psicanalista

Brasília

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 53 perguntas sobre Transtornos da personalidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.