Por que sinto que me afasto das pessoas que eu amo? Por que sempre quando estou do lado delas eu não

22 respostas
Por que sinto que me afasto das pessoas que eu amo? Por que sempre quando estou do lado delas eu não me sinto confortável, fico me perguntando como elas podem está me vendo e me julgando? Já perdi muitas oportunidades na minha vida por causa desse medo da exibição e humilhação, amizades, relacionamentos, trabalho...
Olá! Espero lhe encontrar bem... Sua questão é bastante pertinente. Pode ter certeza que muitas pessoas se identificaram contigo. Acredito que no cerne de sua queixa esteja presente o medo de ser reprovado, de não ser aceito do jeito que é. Isso, realmente, pode impedir que você se exponha em algumas situações e gerar algum desconforto ou prejuízo. A ansiedade pode surgir e te atrapalhar. Mas isso tem solução. Sugiro iniciar uma psicoterapia para verificar a origem de alguns pensamentos, que podem estar distorcidos ou exagerados.

Olá! Você está enfrentando desconforto e autoconsciência intensos em situações sociais, o que tem levado ao afastamento das pessoas que você ama e a perda de oportunidades na vida. É importante entender que esses sentimentos são comuns e tratáveis. Recomendo buscar um psicólogo para compreender melhor esse medo e poder diminuir seu sofrimento. Caso tenha interesse, estou à disposição.
Vivemos em uma cultura que dita normas e regras de comportamentos, motivações e atitudes. Quem não se identifica com o coletivo, ou seja, com essas normas e regras, pode sofrer muito por não se sentir acolhido por ser quem se é verdadeiramente ou por ser quem se consegue ser em determinado momento da vida. A nossa sociedade é repleta de estereótipos no que diz respeito a esses aspectos. Entretanto, cada um tem uma subjetividade. O seu ponto forte é a sua singularidade. Jung, em sua teoria, nos convida a colocarmos os pés em nossos processos de individuação para buscarmos ser quem de fato precisamos ser. Pelo seu relato você se observa o tempo todo nas relações e teme ser criticado e julgado por suas características. Busque um trabalho de análise para que você entenda melhor de onde vem essa insegurança e para que você descubra recursos internos para lidar melhor com tais demandas. Espero ter ajudado.
A terapia é fundamental nesses casos, pois oferece um espaço seguro e acolhedor para explorar e compreender os medos e padrões de pensamento que afetam seus relacionamentos e oportunidades na vida. Um terapeuta pode ajudá-lo a identificar e trabalhar esses problemas de forma mais profunda, promovendo autoconhecimento, autoaceitação e desenvolvimento pessoal. Isso pode resultar em relacionamentos mais saudáveis, autoconfiança renovada e melhor aproveitamento das oportunidades que surgem em seu caminho.
Ola espero que esteja bem e que fique bem.
Parece que você está descrevendo sintomas de ansiedade social, que é uma condição na qual as interações sociais causam desconforto e ansiedade significativos. Pessoas com ansiedade social tendem a ter medo do julgamento dos outros e se preocupam excessivamente com o que os outros pensam delas. Isso pode levar a evitar situações sociais, o que, por sua vez, pode levar ao isolamento e à perda de oportunidades, como você mencionou.
Este tipo de ansiedade social pode ser causada por uma combinação de fatores, incluindo predisposição genética, experiências de vida e fatores ambientais. É importante buscar ajuda profissional da saúde mental, para lidar com esses sentimentos e aprender estratégias para gerenciar. Isso pode envolver terapia cognitivo-comportamental, medicação e técnicas de relaxamento.
Espero ter ajudado e fico a disposição para falar sobre este e outros assuntos.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Boa tarde! Poxa que difícil isso que você passa! Sinto muito que tenha essas dificuldades.
Porém, isso pode ser tratado na psicoterapia.
Pelo seu relato, um dos fatores que mantém o seu desconforto quando está ao lado das pessoas é a sua preocupação de como elas podem estar te vendo e te julgando. Aparentemente quando você tem essas preocupações você se sente desconfortável e a forma que encontra pra lidar com esse desconforto é se afastando das pessoas. Todos temos preocupações sobre o que as pessoas podem pensar a nosso respeito e o julgamento que elas podem fazer. Quando essas preocupações não trazem prejuízos ou quando lidamos com elas de forma funcional com comportamentos adequados, como por exemplo: ser educado e gentil, utilizar roupas adequadas, ter comportamentos adequados ao ambiente, isso não representa um problema. Porém, quando essas preocupações trazem prejuízos como os que você relatou, isso é um problema e precisa ser tratado. A psicoterapia vai ajudá-lo (a) compreender porque tem essas preocupações de forma tão recorrente, e aprender estratégias para lidar com elas, ao invés de se afastar das pessoas.
Olá! que bom que você esta se dando conta dessas dinâmicas inconscientes sabotadoras. Pode ser auto sabotagem, sentimento de não ser merecedor de amor, traumas de infância, bloqueios. A terapia junguiana seria um caminho para romper com esses bloqueios e melhor qualidade de vida. A disposição.
Olá. O que você relata se enquadra nos sintomas de fobia social, por isso, considero importante que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento, possibilitando construir como você percebe a si, seus espaços, funções e relacionamentos, pois geralmente quando não conseguimos olhar para nós mesmos o outro acaba ocupando um lugar de importância exacerbada, afinal ele define quem eu sou, já que não sei. Caso queira marcar uma entrevista, estou a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
O que você descreve tem como possível diagnóstico a Ansiedade social.
As ‭ ‬pessoas ‭ ‬com Transtorno de Ansiedade Social (TAS) frequentemente têm baixa autoestima e acreditam que os outros as estejam rejeitando e sejam críticos em relação às suas fraquezas.
Como resultado, as ‭ ‬pessoas com ‭ ‬TAS buscarão sinais de rejeição, vasculhando as outras pessoas em busca de falta de ‭ ‬interesse que ‭ ‬estas possam sentir por elas. As pessoas com TAS enfocarão os sinais ‭ ‬de sua ‭ ‬própria ‭ ‬inaptidão e acreditarão que todas as pessoas estão fazendo o mesmo. Procure ajuda de uma Psicóloga para te ajudar a superar esta situação ok? Abraço
Olá, tudo bem? Parece que você está lidando com uma combinação de ansiedade social e baixa autoestima, o que pode estar causando esses sentimentos de desconforto e medo de ser julgado pelas pessoas próximas. Esses tipos de preocupações podem levar a um padrão de se afastar das pessoas, mesmo aquelas que você ama e que estão próximas de você.

Aqui estão algumas razões pelas quais você pode estar se sentindo assim:

Ansiedade Social: A ansiedade social é caracterizada por um medo intenso de ser julgado, rejeitado ou humilhado em situações sociais. Essa ansiedade pode levar a evitar interações sociais ou se sentir desconfortável mesmo na presença de pessoas queridas.

Baixa Autoestima: A baixa autoestima pode levar a uma visão negativa de si mesmo e a preocupações constantes sobre como os outros o veem. Isso pode fazer com que você se sinta inadequado ou indigno de amor e aceitação, o que pode dificultar a conexão com os outros.

Medo de Humilhação ou Exposição: O medo de ser humilhado ou exposto pode levar a evitar situações em que você se sinta vulnerável, como expressar seus sentimentos ou se envolver em atividades sociais. Esse medo pode levar a evitar oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Experiências Passadas: Experiências passadas de rejeição, humilhação ou crítica podem contribuir para a ansiedade social e a baixa autoestima. Essas experiências podem levar a uma percepção distorcida de si mesmo e dos outros, o que pode afetar seus relacionamentos atuais.

Para lidar com esses sentimentos e padrões de comportamento, pode ser útil procurar ajuda de um psicólogo. Ele poderá ajudá-lo a entender melhor suas preocupações, desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade social e trabalhar na construção da autoestima e autoconfiança. Além disso, a terapia pode ajudá-lo a explorar e superar experiências passadas que podem estar contribuindo para seus padrões de pensamento e comportamento atuais.
Ótima pergunta! Veja bem, é importante reconhecer que, ao evitar as pessoas que você ama por medo de ser julgado, na verdade, você está tentando se proteger de sentimentos como vergonha e inadequação. Nosso cérebro tem como função nos proteger de sofrimentos e, por isso, evitar situações que possam nos causar desconforto emocional é uma reação natural. Todos nós, em algum nível, temos medo de sermos avaliados ou expostos a situações embaraçosas, mas para algumas pessoas, esse medo pode ser tão intenso que se torna paralisante, levando-as a evitar situações sociais para não enfrentar esses sentimentos negativos.

Esse comportamento de evitar pode ser reflexo de experiências passadas onde você aprendeu que se expressar poderia trazer consequências negativas. Embora em alguns contextos isso possa ser verdade, não se aplica a todas as situações. O desafio aqui é desenvolver uma tolerância maior ao desconforto que acompanha a vulnerabilidade, permitindo que você se conecte com as pessoas que ama sem sentir a necessidade de se afastar.

Além disso, é crucial avaliar a capacidade das pessoas ao seu redor de se comunicarem de forma genuína e não punitiva. Isso significa buscar relações onde haja espaço para ser você mesmo, sem o medo constante de julgamento ou rejeição.

Espero ter contribuído!
Olá! Conforme você vai relatando sobre o que sente, percebo que você se está sentindo um certo receio de ser rejeitado ou ridicularizado. Esse sentimento, pode contar algumas histórias que façam bastante sentido, mas não necessariamente estão de acordo com a realidade. Realmente, você pode ser rejeitado, mas também pode ser valorizado, dependendo do contexto e pessoas que estão presentes.
Sobre a sua primeira pergunta, você atribui a você a responsabilidade por afastar as pessoas que ama. Essa conclusão, pode estar baseada em algum comportamento que você emita quando está sentindo essa experiência desagradável de uma possível rejeição. Grosso modo, acho muito pertinente que você tenha contato com um profissional da psicologia, para melhor formulação de hipóteses e de uma intervenção que faça sentido dentro de outras informações que seriam importantes de coletar.
Olá, muitos colegas já contribuiram com ótimos direcionamentos.
Além da fobia social pontuado por alguns, sugiro que leia também sobre o Transtorno de Personalidade Paranóide. Nesse transtorno, a pessoa experimenta uma angústia constante, teme muito que seja exposta a um constrangimento/humilhação/decepção. O pensamento central é a desconfiança. Você precisará de um psicólogo e/ou psiquiatra para mapear a origem desse comportamento evitativo, pois já traz prejuízos significativos em várias áreas da sua vida. Pode ficar otimista em relação ao processo terapêutico, ele lhe trará descobertas libertadoras!
Às vezes, nos sentimos desconfortáveis perto das pessoas que amamos devido a preocupações sobre como somos percebidos. Isso pode ser causado por uma visão distorcida de si mesma, dificuldade de interação social, adversidades no histórico de vida, medo de julgamentos etc. Buscar ajuda terapêutica pode ser útil para lidar com esses sentimentos e possiveis distorções cognitivas que possam estar mantendo esse padrão de autoconceito, o que prejudica seu desenvolvimento em diferentes areas da vida.
Olá! Bom, o que você descreve me parecem sintomas de ansiedade social e problemas relacionados a uma baixa autoestima. São sentimentos realmente difíceis de lidar, mas é algo possível de tratar e existem maneiras de superar essas questões. Acho importante considerar terapia, já que, pelo que relata, essa situação já causou prejuízos sociais, pessoais e profissionais. Com a terapia e análise pessoal você pode encontrar maneiras de promover a autoaceitação e uma rede de apoio, além de entender melhor de onde surgiram essas questões. Caso queira conversar, fique a vontade para me chamar!
Olá! De qual julgamento você está fugindo? Que humilhação é essa que pode vir após uma exibição? Sugiro que busque um tratamento com um profissional com o qual se sinta confortável para investigar as causas e saídas para o seu sofrimento. Fico à disposição! Abraços
Entendo suas dificuldades em se sentir confortável com pessoas próximas, e isso parece estar afetando várias áreas da sua vida. Esses sentimentos podem estar ligados a experiências passadas ou padrões de pensamento negativos. Estou aqui para ajudar a explorar essas questões e encontrar maneiras de lidar com elas. Se quiser conversar mais ou marcar uma consulta para uma análise mais aprofundada, estou à disposição, só chamar no chat.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 207
Seus sintomas são compatíveis com o diagnóstico de Ansiedade Social, mas pode haver mais coisas por trás. Para Ansiedade Social e para avaliar outras questões, é imprescindível a psicoterapia. Viver assim é muito sofrido, provavelmente você teve experiências de vida que te levaram a desenvolver essa ansiedade e desconforto perto de outras pessoas. Na terapia vc poderá investigar quando começou, como você era na infância, o estilo de criação, problemas no seu desenvolvimento etc... e assim o melhor tratamento poderá ser traçado.
Não vale a pena ficar a vida toda sofrendo assim, é possível melhorar, busque ajuda !!
Estou à disposição caso decida por terapia.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 200
A pergunta que você está fazendo é fundamental, abre a possibilidade para um processo de análise/psicoterapia. "Por que sinto que me afasto das pessoas que eu amo?" Essa pergunta pode ser comum a muitas e muitas pessoas, mas a resposta para ela é sempre uma construção singular. Cada pessoa tem uma forma própria de viver e estar nas relações. Antes de se impactar com as falas de colegas que sugerem diagnósticos, lembre: um diagnóstico só pode ser feito a partir de um processo de avaliação. Portanto, as sugestões que indicam isso, são um tanto apressadas e podem mais prejudicar do que beneficiar. Se for possível para você, entre em contato com um profissional de psicologia e/ou psicanalista. É possível construir um percurso importante a partir da questão que você se coloca.
Olá! Os motivos para você agir e se sentir assim podem ser muito variados. É preciso investigar um pouco mais através da psicoterapia. Pode ser apenas timidez, em que é comum essa sensação de que está sendo observado ou julgado. Pode ser insegurança exagerada ou problemas com a autoestima. Ou pode até mesmo ser sintoma de algum transtorno. O medo de sofrer, de decepcionar ou ser decepcionado, pode desencadear esse tipo de comportamento também. São muitas as possibilidades. Para cada pessoa isso se instala de uma maneira. Por isso é preciso investigar e compreender melhor a origem desse comportamento especificamente em você. Esteja certo(a) de que com a psicoterapia com um profissional qualificado, esses sintomas podem ser senão dissolvidos, ao menos reduzidos para não causar tanto sofrimento e não afetar tanto sua vida e suas relações. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta.
Boa tarde,
Sugiro procurar um psicólogo pata lhe ajudar
Olá! Como vai?
A Psicoterapia ajuda no processo de AutoConhecimento e individuação.
Individuação = ser quem se é de verdade.
Te convidamos para uma consulta: Análise junguiana - R$ 360

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!