Por que tantos profissionais ainda ignoram o risco de contaminação por mercúrio (altamente canceríge

5 respostas
Por que tantos profissionais ainda ignoram o risco de contaminação por mercúrio (altamente cancerígeno) na retirada de amálgama?
Concordo que deve haver cuidado com contaminação por mercúrio não só na retirada do amalgama, mas principalmente na manipulação para a confecção da restauração nova de amalgama qdo ainda existe mercúrio livre...é do vapor invisível emitido pelo mercúrio livre esta o maior risco de contaminação...não faço mais restaurações de amalgama em meu trabalho

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Porque pra fazer esse trabalho com todos os cuidados o ideal é um dentista biológico, o que nem todos são.
O ideal é realizar a remoção da restauração de amálgama com isolamento absoluto (é um lençol de borracha colocado na boca do paciente, deixando amostra apenas o dente em questão). Os estudos científicos comprovam a eficácia dessa técnica para diminuir a quantidade de mercúrio no plasma sanguíneo e na urina, não oferecendo riscos para a saúde do paciente.
Não faço restaurações se amálgama a mais de 25 anos , hj temos restaurações de porcelana ( inlays / inlays ) , com propriedades de resistência e estética altamente comprovados.
Acredito que muitos Dentistas ignoram os riscos da contaminação com o mercùrio, por desconhecimento do assunto e tb, por falta de aprimoramento na área de odontologia Biologica. Existem muitos artigos cientificos relacionando a intoxicação pelo mercúrio com doenças como Fadiga, Insônia, Perda de Memória, doenças degenerativas entre outras. O risco é real e compromete a saúde sistêmica do paciente, do profissional, sem contar na contaminação ambiental.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 55 perguntas sobre Restauração dental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.