Porque a maioria dos cardiologistas não recomenda o uso de antiarrítmicos para o tratamento de extrassístoles
4
respostas
Porque a maioria dos cardiologistas não recomenda o uso de antiarrítmicos para o tratamento de extrassístoles ventriculares monomórficas isoladas e frequentes, porém sintomáticas?
Porque na maioria das vezes ocorrem em corações estruturalmente normais. Só tratamos se de fato o paciente tem sintomas incômodos. Neste caso, um betabloqueador em baixa dose ajuda a melhorar os sintomas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Este fato ocorre devido ao fato que, a menos que sua contagem num exame Holter ( registro eletrocardiografico de 24hs), por exemplo, seja muito frequente, ou o comprometimento da qualidade de vida (subjetivo), seja muito limitante, habitualmente não se indica , como mencionado, a droga antiarritmica.
A razão para este fenômeno se encontra na relação entre o risco/ benefício e/ ou custo / benefício. Embora não sejam medicações especialmente custosas, são de uso contínuo quando indicadas, representando um gasto cumulativo. Além disso, como qualquer outro fármaco, representa a possibilidade de efeitos colaterais de aparecimento rápido ou à médio e longo prazos. Por último, e de forma não menos importante, cabe ao profissional Médico explicar que esta categoria de arritmia (extrassistole monomorfica isolada) pode causar (ou não) desconforto ao paciente, mas representa baixo risco de complicações, e a atividade física frequente , aeróbica e personalizada é muito mais eficaz nesses casos.
A razão para este fenômeno se encontra na relação entre o risco/ benefício e/ ou custo / benefício. Embora não sejam medicações especialmente custosas, são de uso contínuo quando indicadas, representando um gasto cumulativo. Além disso, como qualquer outro fármaco, representa a possibilidade de efeitos colaterais de aparecimento rápido ou à médio e longo prazos. Por último, e de forma não menos importante, cabe ao profissional Médico explicar que esta categoria de arritmia (extrassistole monomorfica isolada) pode causar (ou não) desconforto ao paciente, mas representa baixo risco de complicações, e a atividade física frequente , aeróbica e personalizada é muito mais eficaz nesses casos.
Segundo diretrizes da SBC, se existe sintoma, mesmo que em baixa incidência, o tratamento antiarritmico deve ser instituído. Do contrário, caso exista alguma contra-indicação, a ablação do foco arritmogênico pode ser uma opção. Vale lembrar que os benefícios devem ser superiores ao risco de qualquer opção terapêutica. Consulte um especialista em arritmias
Acho importante frisar que a Arritmia Ventricular "sintomática e limitante" deve ser abordada com medicação sempre, pois o paciente poderá levar uma vida sem restrições, e evitaremos visitas frequentes aos Pronto Atendimentos hospitalares. Conforme meus colegas colocaram, há inúmeras opções medicamentosas seguras e de baixo índice de efeitos adversos que podem ser administrados.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Faço atividade física e não sinto nada ( tonteira ou cansaço excessivo). Fiz 2 vezes exames hergometrico e o resultado foi classificado excelente, contudo, o ecocardiograma deu um fração ejeção de 52% e diâmetro sistólico VE 6,3. Refiz o exame 30 dias após e deu 37%, no mesmo período do ergometrico.…
- Extrassistoles apenas sentidas no período da tpm/menstruação. Quais exames um médico deveria pedir pra isso?
- Após comer , sinto como se o alimento descesse no peito esquerdo , e o coração acelera subitamente. O que fazer?
- Em quanto tempo se desenvolve uma arritmia que fica no corpo como algo crônico?
- Em quanto tempo se desenvolve um quadro de arritmia? Uma semana de stress intenso com pouca interrupção é o suficiente?
- No meu exame de holter deu 4872 extrassístole o médico passou nebivolol de 5 mg e Vatis de 300mg 2 vezes ao dia e estou me sentindo melhor Já fiz ablação há mais ou menos 10 anos e não fiquei curada, é normal?
- Olá, meu holter deu 807 ectopias ventriculares monomorficas isoladas, isso é grave? Porém fiz o ecocardiograma e deu tudo normal, devo me preocupar? Sou mulher e tenho 26 anos.
- Meu Holter deu 9% de extrassistoles supraventriculares. O médico pediu exames de cálcio, potássio, B12, colesterol, tsh, triglicerídeos, hemoglobina glicada e estava tudo normal. Já corrigi apneia com cpap, tomo Losartana 50 manhã e noite porém tenho , algumas noites antes de dormir, crises de ansiedade…
- Bom dia Tenho extra sistole quando as sinto elas demoram mais de 10 minutos para passar, mais não tenho mais nenhum outro sintoma, isso é grave?
- Um diagnóstico é mais preciso, mas tem alguns sinais que dá para perceber, caso a pessoa tenha arritmia ? Quais ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 725 perguntas sobre Arritmia
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.