Porque a masturbação causa sentimento de culpa depressão após ejaculação?

17 respostas
Porque a masturbação causa sentimento de culpa depressão após ejaculação?
Olá! O site analítico é um local onde você pode elaborar bem essa questão, Freud diz que nos não somos senhores da nossa própria casa. É preciso saber o que masturbação significa pra ti, e através desse significante observarmos o sintoma a causa desse sentimento, é uma investigação minuciosa. Algumas pessoas, depois de se masturbarem e chegarem ao orgasmo, acabam ficando um pouco desanimadas, mas isso não é considerado uma depressão em si. Provavelmente, essa reação está associada ao fato de, ao atingir o ápice com o orgasmo, logo depois ocorre a diminuição desse prazer. Nesse momento máximo, acontece um gasto energético, emocional e psicológico que pode acabar levando a pessoa a se sentir mais cansada, com sono e preguiça. O aparecimento de alguma emoção negativa também pode afetar a pessoa que mantém uma relação muito complicada com a própria sexualidade, se sente culpada, teve uma educação repressora em casa ou faz parte de alguma religião que condena a prática da masturbação. Nesses casos, a pessoa se masturba e depois se culpa. Busque um profissional para te ajudar nesse processo conflituoso que tem te deixado com essa culpa. Conheça-te!

Olá! Neste caso, seria interessante vc agendar com um psicólogo que preferencialmente atenda pela psicanálise, para que vc possa falar mais sobre como é essa culpa, essa depressão... Seria muito vago dar definições, pois isso é muito subjetivo, pois cada caso é um caso... depende das experiências de vida de cada um... mas algo em que o objetivo seria para lhe trazer prazer, e acaba lhe trazendo culpa/tristeza, deve ser muito angustiante...
Então, falar sobre isso pode ajudar vc a entender o que está causando esse sentimento, e com isso vc possa voltar a ter prazer com a masturbação. Busque ajuda!
Olá. Uma sessão de análise seria interessante para você. Para a pscanalise é o um a um, assim, não se tem respostas tão claras para as coisas. No processo de análise você entenderá o que significa o ato masturbatorio para você e poderá expressar esse sentimento de culpa e essa "depressão" após a ejaculação.

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 180
Olá, tudo bem?
Isso não é uma verdade para todos, mas se é a sua verdade é muito provável que esteja ligado a forma como fostes criado, com as tuas crenças de certo e errado, etc.
Neste caso, o melhor espaço de compreensão é, conforme meu colega aponta, o setting analítico. Em psicanálise você vai aprofundar, descobrir as raízes disso e a partir desta compreensão mudar alguma coisa na sua forma de sentir, pensar e agir.
Fico a disposição caso tenhas interesse. Grande abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 210
De fato uma questão cuja resposta seja extremamente subjetiva, como todas as outras questões acerca de nós mesmo o são. Seria interessante se questionar o que de fato é a masturbação pra você, o que o leva a realizar tal comportamento, o que o faz sentir tais sentimentos após o término do ato, e tantas outras pontuações que você mesmo o faria diante de um processo psicoterápico. Estou a disposição para conversarmos mais e, quiçá, iniciarmos um acompanhamento psicoterápico. Fica na Paz !!!
A masturbação é malvista na nossa cultura, pois a sexualidade costuma ser vista como vinculada à estrutura familiar paternalista. Ou seja, quem segue a sua sexualidade fora do contexto da possível procriação (a pesar das medidas anticoncepcionais e, estranhamente, fora da consideração da idade dos parceiros, pois a inibição tb. funciona pelo simbolismo). Procriação e dominação pela figura do pai. Por isso, as crianças e os adolescentes apreendem sentir vergonha em torno da masturbação. Normalmente, a força do desejo e talvez o ambiente de vida do ou da adolescente superam este sentimento de vergonha. Mas depois que o desejo ficou mais fraco pela satisfação, a vergonha pode voltar e criar aquele sentimento de fraqueza e inferioridade. Pode haver outros sentimentos vinculados: por exemplo a consciência de que a masturbação só é a segunda melhor solução enquanto a relação com um ou uma parceira seria bem superior (conquanto satisfatória), embora mais difícil de se alcançar. Se você acha que sente demasiado vergonha ou/e não consegue se relacionar, recomendo psicoterapia do tipo humanista ou psicanalítico.
Olá, esse sentimento que você sente de culpa está relacionado com a forma como você vê a masturbação, talvez a veja com errada. Nesse caso te oriento que procure em psicólogo/psicanalista para que juntos possam elaborar essa questão e você possa ter uma vivência melhor com relação a esse assunto.
Olá, espero que esta mensagem lhe encontre em paz. Se há culpa ou depressão após um ato tão normal e inerente a natureza humana é porque algo não está no lugar certo, concorda? É necessário uma análise pormenorizada realizada através de atendimento psicanalítico para que juntos possamos alcançar o "gatilho" que tornou isso um sistema deletério a você e não um prazer. Posso lhe garantir que há saída para este impasse. Se precisar de ajuda especializada colocamo-nos a sua disposição.
Imagine que somos seres quimicamente organizados. O orgasmo enviar uma enxurrada de dopamina para o nosso sistema, desorganizando o que antes estava ali. É preciso ver se há algum transtorno químico ou qual a relação sentimental que existe em você quando em contato com esta emoção.
é possível lidar com isso na terapia, e por isso recomendo que encontre um profissional de confiança para administrar este processo.
O que causa a culpa não é a masturbação, ou o gozo vindo dela. A culpa vem da ideia que é passada de que há algo de errado em se masturbar. Por que esse prazer precisa vir junto da culpa? Por que não é possível para você sentir o prazer desvinculado da culpa? Podemos pensar numa resposta para essa pergunta e, a partir disso, já ir se despedindo dessa culpa indesejada...
Olá! Tudo bem? Talvez iniciar uma análise fosse interessante para que vc possa desdobrar mais sobre esse sentimento de culpa e depressão que vc sente após a atividade masturbatória. Faço esse convite para podermos investigar e a partir disso, elaborar hipóteses, associar o que pode estar acontecendo. Espero que essa mensagem tenha sido útil.
Olá, possivelmente esse sentimento de culpa e essa depressão, que você relata surgir logo após o ato da ejaculação na masturbação, esteja associado às crenças que foram se estabelecendo no decurso de sua vida. Afinal de contas, vivemos numa sociedade norteada predominantemente por uma moral judaica cristã, que tem como uma de suas bases o puritanismo, logo a negação dos prazeres corporais. Recomendo procurar um psicanalista ou psicólogo para trabalhar essa questão melhor. Sozinho será muito difícil você compreender e aliviar essa culpa. Um grande abraço…
Olá, como está? Isso não se aplica a todos, mas se essa é a sua verdade, muito provável que tenha a ver com a forma como você foi criado, suas crenças sobre o bem, o mal e aculpa. Nesse caso, sa melhor forma para entendimento seria o ambiente analítico. Na psicanálise, você cava mais fundo, encontra suas raízes e, ao compreendê-las, muda algo em como sente, pensa e age.
Olá! Não existe uma resposta única para a sua questão, isso vai de como cada sujeito lida com sua sexualidade, seu corpo, o prazer sexual e genital. Para organizar essa questão - e articulá-la a outras - o melhor caminho para você seria o tratamento psicanalítico, que permite entender o que essas coisas significam *para você*, especificamente, e, a partir daí, elaborar e fazer um caminho que considere melhor para essa e outras questões.
Olá ! Não é incomum, após o gozo decorrente da masturbação a pessoa se sentir culpada e até um pouco deprimida. Certamente, essa culpa foi e é de certa forma plantada através de conceitos religiosos sobre o pecado. Por outro lado, independentemente de conceitos religiosos, é importante salientar, que a masturbação esporádica, para aliviar a tensão em alguns momentos, fisicamente falando poderia ser vista como normal. Porém, quando ela se torna frequente, numa espécie de vício, dependência, deixa de ser normal. Assim, seja pelo sentimento de culpa ou pelo excesso de masturbação, minha sujestão é que você faça um tratamento psicanalítico, para se libertar de ambos.
Espero tê-lo ajudado.
É importante reconhecer que a relação entre a masturbação e os sentimentos de culpa ou depressão após a ejaculação pode variar de pessoa para pessoa e ser influenciada por diversos fatores, incluindo experiências pessoais, crenças, valores culturais e religiosos, bem como fatores psicológicos e emocionais. Vou tentar abordar isso pra você:
Crenças e Educação Sexual: Às vezes, sentimento de culpa pode estar ligados a crenças ou educação sexual que ensinam que a masturbação é errada ou pecaminosa. Essas crenças podem ser profundamente enraizadas e podem causar conflito emocional após o ato.
Autoestima e Autoimagem: Algumas pessoas podem sentir-se mal consigo mesmas devido a ideias preconcebidas sobre a masturbação, o que pode afetar sua autoestima e autoimagem. Isso, por sua vez, pode levar à depressão.
Expectativas Irrealistas: Expectativas irreais em relação ao prazer sexual e à masturbação podem causar sentimentos de decepção após o ato. Se alguém acredita que a masturbação deve sempre proporcionar felicidade completa, isso pode levar a sentimento de frustração e depressão quando essa expectativa não é atendida.
Conflitos Internos: Às vezes, os sentimentos de culpa podem ser reflexo de conflitos internos mais profundos em relação à sexualidade, identidade de gênero ou orientação sexual. Esses conflitos podem se manifestar como sentimentos de depressão após a masturbação.
Conexão Emocional: Para algumas pessoas, a masturbação pode ser uma experiência solitária que falta na conexão emocional com um parceiro. A ausência dessa conexão emocional pode levar a sentimentos de vazio ou depressão.
É importante lembrar que a masturbação é uma parte normal e saudável da sexualidade humana. Se você está enfrentando sentimento de culpa ou depressão após a masturbação, pode ser útil explorar esses sentimentos com um terapeuta, especialmente com um sexólogo ou psicólogo especializado em sexualidade. Eles podem ajudá-lo a compreender suas emoções, desafiar crenças negativas e desenvolver uma relação mais positiva com sua sexualidade.
A terapia sexual pode ser um espaço seguro para discutir questões relacionadas à sexualidade e ajudar a encontrar maneiras saudáveis de lidar com os sentimentos de culpa ou depressão que possam surgir. Lembre-se de que é normal buscar ajuda profissional para questões sexuais e emocionais, e não há motivo para sentir vergonha por isso. O importante é cuidar do seu bem-estar emocional e sexual.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de terapia sexual - R$ 230
Depende.
Em primeiro lugar, precisaríamos saber se a masturbação ocorre individualmente ou com mais alguém. Em segundo lugar, se você se masturba sempre quando quer ou quando não quer.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!