porque meu coração bate muito eu nao estando correndo, simplesmente por um nervoso ou uma emoção

3 respostas
porque meu coração bate muito eu nao estando correndo, simplesmente por um nervoso ou uma emoção?
Nosso organismo responde de varias formas ao estimunlo adrenérgico ou seja a descarga de adrenalina que ocorre em situações de estresse, nervosismos, onde o organismo entende que há uma situação de perigo e que necessita coloca-lo em alerta, palpitações (aumento do batimento cardíaco), é uma destas respostas, o coração acelera respondendo a uma resposta para adaptar o organismo para correr por exemplo...A desvantagens destas excessivas e repetidas respostas ou estímulos, é oque leva ao estresse crônico, é como se o organismo se acostumasse a todo momento a se preparara para fugir, produzindo adrenalina e mais adrenalina, que apesar de ser uma substancia fabricada pelo organismo para nossa proteção em excesso (como tudo), pode provocar alterações cardiovasculares (hipertensão, arritmias), problemas gastrointestinais (gastrites, etc)...

nosso corpo responde a estímulos de forma maravilhosa e ate certo ponto ...simples! a adrenalina é a substancia do "lutar ou fugir" ora se vimos um leão temos muito medo e queremos fugir dele ! da mesma forma se o leão do imposto de renda também! só que neste caso a mordida dói no bolso! por isso momentos de nervoso aumentam os batimentos cardíacos para correr ou fugir! o corpo não sabe que não adianta muito fugir do leão do imposto de renda certo? mas age como se ele fosse o outro. de qualquer forma uma consulta preventiva com um cardiologista não faz mal a ninguém!
Normalmente em situações que envolvam emoções, como,por exemplo, um susto, existe uma tendência a aumentar a freqüência cardiaca ( por um estimulo adrenérgico).
Normalmente é uma palpitação autolimitada que não se sustenta por muito tempo.
Caso você perceba que os sintomas estão diferentes do habitual, acho interessante procurar avaliação de um cardiologista.
Atenciosamente
Dr Rodrigo Esper