Porque pode ocorrer a hiperplasia gengival durante o tratamento ortodôntico?

17 respostas
Porque pode ocorrer a hiperplasia gengival durante o tratamento ortodôntico?
Pois quando estamos utilizando o aparelho fixo, existe uma dificuldade de higienização, fazendo com que a gengiva inflame e ocorra a hiperplasia.
A melhor forma de prevenção é através da boa higienização em casa e de uma profilaxia a cada 3 ou 4 meses.

Boa noite. Existem varios fatores que podem causar hiperplasia gengival. Na ortodontia, o mais comum se faz pela dificuldade na higienizacao eficiente com escovas especificas e de qualidade e um bom fio dental. Logicamente, profilaxia de 3 em 3 meses com seu dentista é melhor ainda... um abraço cordial.
A hiperplasia gengival frente a um tratamento ortodôntico é responsabilidade (culpa) do paciente. O tratamento ortodôntico deve ser conduzido sempre com a máxima higienização do paciente. Mas cabe ao Cirurgião Dentista alertar sobre a real necessidade de sempr fazer uma correta higiene e assepsia com fio dental e escova Dental ao paciente. Gengivite atrelada a um tratamento ortodôntico não cabe. Precisa ser muito cuidadoso e sempre estar em constante contato com seu Cirurgião Dentista!
A hiperplasia gengival durante o tratamento ortodôntico ocorre devido a higienização deficiente, tanto em relação ao uso de escovas, fio dental como com a falta da limpeza profissional com regularidade.
Porque o aparelho ortodôntico dificulta a higienização e é comum ocorrer o acúmulo de placa. Essa placa causa a hiperplasia gengival. Então apesar da dificuldade, a higienização precisa ser redobrada. Usar todos os recursos possíveis como passa fio, escova unitufo, escova interdental.
Diversos fatores, o mais comum, deficiência de higienização.
Má higienização, principal fator causador .
A hiperplasia gengival é um aumento de volume da gengiva devido a alguns fatores como problemas hormonais, uso de alguns medicamentos, problemas genéticos ou a má higiene bucal. Esta última se aplica aos pacientes que usam aparelhos ortodônticos, pois há uma maior dificuldade em higienizar a cavidade oral pela presença dos fatores retentivos do próprio aparelho. Por isso, é necessário ter cuidado redobrado e adquirir novos hábitos com os utensílios que facilitam essa higiene, são eles: passa fio, escovas interdentais. Assim como, aumentar a frequência da limpeza bucal, a cada 3 ou 4 meses, com o cirurgião-dentista. Fique atento.
Importante saber que a Hiperplasia gengival (aumento do volume da gengiva) pode ser medicamentosa (a fenitoína e a ciclosporina são os mais comuns), por má higiene ou até genética, potenciailzada pelo tratamento ortodôntico. Ela pode ser localizada, em uma região da gengiva ou generaliza e, atenção, não é uma lesão cancerígena.
De maneira geral, o tratamento da hiperplasia gengival passa pela suspensão ou troca do medicamento (se possível), melhora da higiene oral e, em alguns casos, cirurgia.
Converse com seu ortodontista, porém entre as especialidades, o Periodontista é aquele que está mais envolvido nos problemas gengivais, entre eles a Hiperplasia.
Pode acontecer devido ao não uso correto do fio dental e de escovas especiais.
O indicado é procurar um dentista para fazer uma raspagem para que a hiperplasia não aumente e também não evolua para uma doença periodontal.
Fico à disposição
Boa tarde, a hiperplasia gengival pode ocorrer durante o tratamento ortodôntico devido principalmente a má higiene oral, indicado o uso de fio dental com a utilização de passa-fio para facilitar escovas interdentais. Mas sempre procurar a orientação do seu dentista.
A hiperplasia gengival é uma reação da gengiva à placa dental. Quando usamos aparelho ortodôntico fixo, temos a higiene bucal dificultada devido aos braquetes e fios instalados. Durante o tratamento ortodôntico, temos então, que redobrar nossa atenção para executarmos uma boa escovação e uso do fio dental. Com uma higiene bucal bem feita, teremos a saúde gengival recuperada.
Hiperplasias gengivais tem varias causas,mas geralmente esta relacionada a dificuldade de escovação,fio dental e uso de escovas interdentais quando o paciente esta com aparelho fixo. Peça orientação ao seu dentista para efetuar uma boa higienização e consequente boa saude oral
Olá. A dificuldade de higienização poderá causar hiperplasia transitória e sangramento. Tenha mais atenção à escovação e uso do passa fio.
Olá! A hiperplasia gengival nada mais é do que um crescimento da gengiva, causado por bactérias e comida que ficam acumulados nos dentes. Muitas vezes o aparelho dificulta a higienização, pois o bracket fica muito próximo da gengiva, principalmente nos dentes de trás. Para reverter esse quadro, escove bem os dentes e o aparelho, e lembre de passar o fio dental, que é essencial nesse caso. É normal sangrar durante a limpeza, mas escove mesmo assim, que logo irá melhorar. Abraço!
Devido a dificuldade de higienização correta pelo paciente, ocorre acúmulo de placa bacteriana nos sulcos gengivais, o que acarreta inflamação recorrente da gengiva. Esta inflamação recorrente pode levar a uma hiperplasia gengival, que na maioria das vezes se torna uma sequela, podendo ser removida por pequena intervenção cirúrgica. Nos casos em que ocorre a melhora do caso, após um correto controle de higiene, não é necessário cirurgia.
Muito comum a hiperplasia gengival durante o uso de aparelho acontece devido a dificuldade da retirada da placa bacteriana ocasionando uma irritação na gengiva para previnir o aparecimento realize boa higiene ,fio dental e bochecho com antisséptico .