Porque uma ventosa aplicada na pele pode reduzir a dor de uma víscera?

13 respostas
Porque uma ventosa aplicada na pele pode reduzir a dor de uma víscera?
pela pressão gerada

Na Medicina Tradicional Chinesa existe a teoria do Zang Fu (sistema de órgãos e vísceras) que quando em desarmonia causam a doença. A ventosaterapia é muito utilizada para relaxar os músculos, eliminar tensão muscular, melhorar a oxigenação dos tecidos e regular o pH. Quando utilizadas nos pontos de acupuntura, tem a função de eliminar a estase de sangue e energia dos órgãos correspondente, os quais são a principal causa de dor.

Espero ter ajudado, abs
Dentro do corpo humano, há pontos de acupuntura que possuem ação no local onde estão ou regiões distantes. Por exemplo, na costas (região dorsal), temos pontos de correspondem aos pulmões e aliviam tanto a dor no local quanto problemas respiratórios. Portanto, se a ventosa é colocada neste ponto, ela vai agir no local aliviando a dor e distante equilibrando o pulmão. Isso se aplica as órgãos e vísceras como intestinos, estômago, vesícula biliar, bexiga, rins, coração, fígado, baço e pulmões.
Pois há diversos pontos no corpo que ativam nossos órgãos A aplicação de ventosas nestes pontos promove aumento do fluxo sanguíneo local, harmonizando do Qi - nossa energia vital - para estas regiões.
Desta maneira, o estímulo destes pontos externos trata síndromes internas.
Pois há diversos pontos no corpo que ativam nossos órgãos A aplicação de ventosas nestes pontos promove aumento do fluxo sanguíneo local, harmonizando do Qi - nossa energia vital - para estas regiões. Desta maneira, o estímulo destes pontos externos trata síndromes internas
A ventosa é uma antiga terapia chinesa que se baseia que certos problemas de saúde podem ser causados por sangue estagnado e um fluxo de energia deficiente em seu corpo.
Nessa técnica aplicamos "copinhos", normalmente de vidro, acrílico ou silicone à pele para criar uma pressão que a suga para dentro. Essa pressão que os acessórios criam atrai sangue para a área afetada, aumentando seu fluxo sanguíneo em geral, esse aumento do fluxo sanguíneo pode aliviar a tensão muscular, melhorar a circulação e reduzir a inflamação de varias síndromes internas também.
Ventosa terapia... além dos pontos de acupuntura que estão acessados também há o embaralhamento das informações neurais quando na recaptação delas pelo tálamo.
Interessante que há muitas formas de eliminar um incômodo deste, como por exemplo, Hipnose. Houve um trabalho na FIOCRUZ relacionado a hipnose no tratamento da dor relacionada a Hepatite B, por exemplo.
A dor que existe é a consciência da dor, portanto qualquer forma de alterá-la surtirá efeito. Recomendo que busque ajuda médica para tratar a causa da dor. Após isso, os sintoma álgico.
A ventosa é uma técnica milenar usada para tratar dores crônicas - muito utilizada para relaxar a musculatura.
Através da pressão negativa (vácuo) elimina tensão, melhorar a oxigenação dos tecidos e regular o pH.
A ventosaterapia é utilizada há muitos anos para liberar fluxos energéticos que estão bloqueados gerando dores. Há um aumenyo do fluxo sanguíneo no local liberando o que precisa ser liberado.
Devido a uma grande pressão gerada.
A Ventosaterapia atua elevando o Ph e aumentando o sistema imunológico, principalmente na limpeza do sangue, eliminando gases estagnados pelas trocas gasosas, mantendo assim o equilíbrio ácido-básico do sangue. Essa troca gasosa, é similar a hematose feita pelos pulmões, onde há a entrada de oxigênio pela diferença de pressão que é distribuído por todo corpo e com a remoção dos gás carbônico, elevando o PH. Atua na fisiologia com o favorecimento de trocas gasosas, aumentando a mobilidade dos líquidos corporais, aumentando o trofismo tissular, melhorando a tonificação tissular e atua sobre gânglios linfáticos.

Correlacionando a fisiologia da ventosa com a fisiologia da circulação sanguínea observamos que a aplicação da ventosa incentiva a hematopoiese, que consiste no processo de formação, maturação e liberação no organismo das células sanguíneas.

Quando inserimos água no copo de ventosa provocamos o vácuo e observamos a formação de bolhas, isso comprova a qualidade de trocas gasosas na aplicação da ventosa.
A pressão negativa imposta pelo vácuo provoca a dilatação das arteríolas e veias facilitando a difusão do oxigênio ao longo das paredes dos capilares dos tecidos.
Olá, tudo bem?
A aplicação de ventosas na pele, uma técnica utilizada na Medicina Tradicional Chinesa, é capaz de melhorar o fluxo sanguíneo e a circulação de energia vital, conhecida como "Qi". Essa prática tem efeitos percebidos na redução da dor associada a órgãos internos (vísceras).
Olá ! Obrigada pela sua pergunta. Os colegas acima já foram brilhantes em suas explicações. Complemento com minha experiência, que através de uma boa anamnese, que é aquela conversa inicial com o profissional, podemos junto com o paciente, ver a "causa da dor", e a partir daí, traçar um tratamento, sendo a ventosa associada aos pontos de acupuntura. Hoje promovemos a Educação em Dor, para que os pacientes possam fazer adaptações em seu dia a dia, como a alimentação, exercício físico, uma boa higiene do sono, aumentando assim a eficácia dos tratamentos. Espero ter lhe ajudado !