Posso fazer a colectomia estando com crise de diverticulite, quais os riscos???
3
respostas
Posso fazer a colectomia estando com crise de diverticulite, quais os riscos???
A diverticulite é uma saculação (tipo um chifre oco) no cólon que pode inflamar, obstruir, perfurar, dar abcesso ou ainda sangrar. Que tem mais de duas crises tem de pensar em operar eletivo porque na urgência (durante crise de diverticulite) há risco de ganhar uma colostomia por pelo menos 6meses. Dai as fezes saem por bolsa na barriga. E depois tem de esperar para reverter o trânsito. Consulte um proctologista ou cirurgião de Ap digestivo experiente, isso faz a diferença.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O ideal é esperar 2 meses após a crise para esfriar o inflamatório agudo e fazer uma cirurgia mais segura, com preparo de cólon e por laparoscopia.
No entanto, dependendo do caso, como por exemplo perfuração desbloqueada ou hemorragia, a cirurgia de urgência se faz necessária.
Em caso de dúvidas, fico à disposição!
No entanto, dependendo do caso, como por exemplo perfuração desbloqueada ou hemorragia, a cirurgia de urgência se faz necessária.
Em caso de dúvidas, fico à disposição!
É preferível não operar durante a crise. Melhor operar quando tiver preparo adequado. Diverticulite tem duas indicações para cirurgia, ou está perfurado ou tem mais de 2 crises por ano.
Especialistas
Gabriela de Cassia Silva Torres
Coloproctologista, Cirurgião geral
Belo Horizonte
Agendar uma visitaPerguntas relacionadas
- Fiz uma colectomia aberta. Já completou 45 dias. Posso voltar a dirigir?
- O que posso comer com 1 semana pós operatório (colectomia direita) ?
- Bom dia!! Meu filho 34 anos teve diverticulite, peritonite, septicemia, tirou cólon sigmoide, há um ano fez esta cirurgia e tem dores até hj, um ano após, é normal?
- O que significa: Margem cirúrgica uretral comprometida pela neoplasia
- Estou há 17 dias que fiz cirúrgia de endomentriose e afetou meu intestino, precisando ser tirado um pedaço na região do segmoide. Sinto uma pressão no reto, aquela vontade de fazer cocô toda hora, e agora já saí uns bolos fecais pequenos, ontem saiu uns maiores, mais sempre tem um pouquinho de diarréia.…
- Quanto tempo deve-se usar cinta cirúrgica, após cirurgia de retirada de tumor no intestino ascendente, 20 centímetros?
- Retirei um tumor do intestino e faz 10 dias , posso comer goiaba ?
- Estou com 45 dias que fiz cirurgia pra retirada de um tumor no reto , estou com incontinência fecal e muito dolorida a barriga ,devo me preocupar?
- Fiz uma cirurgia de endometriose intestinal com retossigmoidectomia e retirada do apêndice há 20 dias e ainda estou tendo sangramento (pouco) nas fezes, é normal?
- faz vinte dias que operei do volvo sigmoid, o lado esquerdo da barriga fica burbulhando como se foce gazes e so sai disrreis e normal ,nao sinto dor .
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Colectomia parcial (hemicolectomia)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.