Prazer, meu nome é Katharina. Em dezembro de 2024 foi concluída a minha avaliação neuropsicológica,

3 respostas
Prazer, meu nome é Katharina. Em dezembro de 2024 foi concluída a minha avaliação neuropsicológica, recebi laudo de borderline, tdah misto e tea nível de suporte grau 2. Já fui em dois psiquiatras do SUS e ambos descartaram o meu laudo, em uma única consulta. E eu queria saber: um psiquiatra pode descartar um laudo só com uma consulta? Mesmo eu claramente tendo traços autistas ao decorrer da minha vida, até meus pais notavam que eu era diferente, principalmente pela questão de eu hiperfocar em assuntos bem avançados.
Olá, traços não significam diagnóstico. É um espectro e tem que preencher critérios.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde Katharina, vamos lá. Para um colega médico diagnosticar um paciente, com ou sem avaliação neuropsicológica( ela ajuda bastante, mas não fecha diagnóstico isoladamente), as vezes pode demorar até mais de ano, difícil avaliar e fechar diagnóstico em uma avaliação ou consulta, pois precisamos saber da sua história pregressa, não apenas a atualidade. Acho improvável que descartem seu diagnóstico em uma conversa apenas. Sei que ee sofrido e desagradável, mas tente uma 3º opinião, abraços!
Oi Katharina, sinto muito por sua situação. A questão é que assim como o médico não deve confirmar o seu laudo em apenas uma consulta, ele também não deve descartar.

O diagnóstico psiquiátrico é tido como LONGITUDINAL (através de um acompanhamento) e não transversal (diagnóstico em apenas uma consulta).

Lembrando que a testagem neuropsicológica não deve ser solicitada em todos os casos, mas sim naqueles de dúvidas entre algumas opções já elencadas. Até porque , muito mais importante que testes (que tem uma importância maior para avaliar inteligência e memória), é a sua história de vida completa (biopsicosocial + história familiar etc). E sim, o peso do laudo psiquiátrico é maior que a sugestão de diagnóstico que pode vir na avaliação neuropsicologica.

Especialistas

Patricia Gomes Damasceno

Patricia Gomes Damasceno

Neurologista, Médico do sono, Neurofisiologista

Fortaleza

Agendar uma visita
Carlos Eduardo Narciso Sakai

Carlos Eduardo Narciso Sakai

Ortopedista - traumatologista, Médico perito, Especialista em administração em saúde

São Paulo

Agendar uma visita
Ana Karla Dantas

Ana Karla Dantas

Médico clínico geral

Altamira

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Laudo médico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.