Precisa tomar 4a dose da vacina hpv ou as 3 doses já protegem pra sempre?

3 respostas
Precisa tomar 4a dose da vacina hpv ou as 3 doses já protegem pra sempre?
Dr. Heleno Rayol dos Reis
Cardiologista, Médico clínico geral
Brasília
Não é necessário tomar uma 4ª dose da vacina HPV nas recomendações atuais. O esquema padrão depende da idade e de condições clínicas:

Crianças e adolescentes (9-14 anos, imunocompetentes): O Ministério da Saúde adotou o esquema de dose única para essa faixa etária desde 2024, seguindo as recomendações da OMS. Estudos recentes mostram que uma dose já oferece proteção equivalente a duas ou três doses nesse grupo.

Adolescentes e adultos ≥15 anos (imunocompetentes): Normalmente, recomenda-se três doses (0, 2 e 6 meses), principalmente se a vacinação foi iniciada após os 15 anos.

Imunossuprimidos, vítimas de violência sexual, portadores de PPR, transplantados e pacientes vivendo com HIV/AIDS: Mantém-se a recomendação do esquema de três doses.

Até o momento, não existe recomendação de uma 4ª dose de reforço para nenhum grupo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Jessica Primitivo Melo
Médico clínico geral, Generalista
Foz do Iguaçu
As 3 doses da vacina contra o HPV já são suficientes para garantir uma proteção duradoura, e na maioria dos casos, não é necessário tomar uma 4ª dose. Estudos mostram que a imunidade após o esquema completo é forte e de longa duração. Para avaliar se está tudo certo no seu caso específico, agende uma consulta comigo, Dra. Jéssica Primitivo
Dr. Jackson Ribeiro Fernandes
Médico clínico geral, Generalista, Médico de emergência
Barueri
Não é necessário tomar uma quarta dose da vacina contra HPV. A série padrão com duas ou três doses (dependendo da idade e situação imune) costuma ser suficiente para oferecer proteção duradoura por vários anos

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.