Preciso saber mais sobre transtorno Dismórfico corporal. Uma pessoa que fez cirurgia de próteses de

10 respostas
Preciso saber mais sobre transtorno Dismórfico corporal. Uma pessoa que fez cirurgia de próteses de silicone, no qual ficaram perfeitas (constatado até mesmo por médicos), a mesma está a mais de 6 meses sofrendo de depressão profunda, com risco de suicídio pois diz que os seios ficaram com defeito. Qual o tratamento nestes casos?
Pense na possibilidade de procurar um psicólogo com formação em EMDR com certificação pelo EMDR Brasil. É algo novo em terapia e com excelentes resultados comprovados pelos institutos de saúde americano. Além de tratamento simultâneo com psiquiatra. Abraço! Boa sorte.

É necessário saber a história pregressa desta paciente e se já houve risco de suicídio anterior. Algumas pessoas podem ter uma reação diferente de outras, em se tratando de grandes mudanças ou grandes conquistas. O fato de ter colocado próteses de silicone pode estar relacionado com vários fatores psicológicos e a reação negativa deve ser tratada não como único, mas um dos sintomas que a paciente vem apresentando.
Sugiro intervenção multidisciplinar, Avaliação Psicológica, Psicoterapia, além de apoio familiar.
Pode ser um quadro de Tr. Personalidade ou de Tr. Dismórfico Corporal. Procure ajuda psiquiátrica e psicológica.
Olá, não existe depressão profunda, são classificadas como:leve, moderada e grave. Antes de submeter a qualquer cirurgia estética, o ideal é procurar um psicólogo para avaliação e orientação. Mas infelizmente nem sempre isso acontece, os resultados podem até serem bons, mas sempre existe um porque ou para quê. Problemas de auto imagem normalmente estão ligados a fatores estéticos. Aconselho procurar um psicólogo , com certeza irá trabalhar de forma adequada para melhor aceitação.
Sugiro uma consulta psiquiátrica para uma avaliação do quadro de depressão, ademais indico psicoterapia de apoio. Será necessário avaliar e intervir no significado de sua autoimagem e autoconceito.
Olá. Esta insatisfação com seu corpo pode ser um sentimento antigo realçado após a cirurgia. Uma terapia pode ajuda-la a se compreender melhor e valorizar o próprio corpo. Se existe também um quadro de depressão profunda, um tratamento psiquiátrico pode ajudar, porém aliado ao tratamento psicológico. Boa sorte.
O fato de ter realizado a cirurgia já mostra uma insatisfação com a sua autoimagem e talvez com a sua autoestima.

Se a Depressão está profunda, recomendo a busca rápida de um Psiquiatra para avaliação e prescrição medicamentosa adequada, para evitar uma situação desastrosa.

Recomendo ainda a busca da Psicoterapia, para entender a origem do problema, e buscar equilibrio afetivo emocional.

Abraços.
Acredito que existe tratamento. Mas é importante saber se essa pessoa está disposta a fazer um processo de mudança e transformação de sua vida. O sofrimento está presente em sua história de vida e as intervenções feitas até agora não as metas desejadas. É importante resgatar a Autoestima, amor Próprio e construir um processo de auto validação e auto imagem positiva. Acredite. Você pode virar a chave. À disposição.
O transtorno dismórfico corporal caracteriza-se pela preocupação com um defeito imaginado na aparência. Quando uma ligeira imperfeição física está presente, a preocupação do indivíduo é acentuadamente excessiva. Essa leva a sofrimento significativo, assim como prejuízo ou no funcionamento social, ou no ocupacional, ou ainda em outras áreas importantes da vida do indivíduo. Esses pacientes frequentemente buscam e conseguem tratamentos médicos gerais, dentários e cirúrgicos para a correção desses defeitos imaginários, no entanto tais tratamentos mal indicados costumam piorar o transtorno, levando a intensificação ou criação de novas preocupações. Ideações suicidas e suicídio consumados são recorrentes. No caso relatado aparentemente está acontecendo algo assim. Quando há o risco de suicídio é preciso que seja dada a atenção necessária o quanto antes. O tratamento nesses casos é multiprofissional, com a participação de psicólogo e psiquiatra, o qual pode recomendar o uso de medicação.
Parece evidente uma questão de auto estima, tanto pelo fator da cirurgia para a prótese, quanto pela insatisfação com o resultado.
Muitas vezes ficamos perdidos entre as necessidades sociais (afeto, amor, pertencimento, etc) e as necessidades de estima (reconhecimento próprio e alheio sobre as próprias capacidades e potenciais), tentando corresponder a todo tipo de modelos sociais que, diga-se de passagem, mudam a todo tempo, são difíceis de acompanhar.
Nesses momentos, ficamos perdidos entre experimentar e aceitar o que e como somos, e aquilo que queremos ou precisamos (por pressão social) ser.
Penso que um acompanhamento psicoterápico será muito positivo nesse sentido, associado à tratamento psiquiátrico, uma vez que se mencionou tentativas de suicídio, portanto, necessita de intervenção rápida e eficaz.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!