Quais alimentos são recomendados para quem tem hepatite autoimune em fase de cirrose compensada?

5 respostas
Quais alimentos são recomendados para quem tem hepatite autoimune em fase de cirrose compensada?
olá, como vai? Assim como no tratamento da hepatite não alcóolica, é indicado o consumo de alimentos que não estressem o funcionamento do fígado. Excesso de açúcar, farinhas refinadas e bebidas alcóolicas são desaconselhados. Por isso, prefira alimentos realmente nutritivos como vegetais (principalmente verdes escuros), frutas (principalmente roxas), cereais integrais, carnes magras, peixes e leguminosas. E, se possível, a aumente a ingestão de alimentos orgânicos e fuja de industrializados.
Alimentos interessantes para constar diariamente na sua dieta:
- Rúcula, tomate, alface, brócolis, cenoura, abobrinha;
- mamão, uva roxa, ameixa roxa, jabuticaba, berinjela, beterraba;
- lentilha, feijão (azuki é excelente), ervilha, grão de bico;
- massas integrais como pães, arroz e macarrão;
- carne de frango e peru;
- linguado, pescada, salmão;
- produtos lácteos com pouca gordura como iogurte natural desnatado e ricota;
- adeque o consumo de água (seu peso x 35ml).
Espero te te ajudado. bjs da nutri

Olá, gostaria somente de acrescentar, já que as colegas explicaram bem! A hepatite autoimune é uma doença de inflamação do fígado e deve ser tratada com medicamentos que reduzem a atividade do sistema imune, conhecidos como imunossupressores. Osimunossupressores podem reduzir a atividade do sistema imunológico. Por isso, além de uma dieta antiinflamatória e antioxidante, a alimentação e a nutrição desse paciente deve ser planejada para garantir o equilíbrio imunológico.
À disposição!
Um abraço!!
Olá, acrescentendo mais uma informação em relação as respostas das minhas colegas. Importante verificar as principais vitaminas que podem estar deficientes nesse período, tais como as vitaminas do complexo B. Além disso, a reposição dos imunomoduladores dependendo do quadro poderá servir principalmente para um melhor equilíbrio nutricional.
Vale ressaltar o monitoramento da perda de peso, pois nessa fase poderá ocorrer maior gasto do glicogênio muscular, promovendo um emagrecimento importante, o equilibrio proteico deverá sempre ser considerado dentro das recomendações. Fico à disposição!!
Pessoas com hepatite autoimune em fase de cirrose compensada devem adotar uma alimentação equilibrada e saudável para apoiar a função hepática e promover a saúde geral. Frutas e vegetais: Consuma uma variedade de frutas e vegetais frescos, de preferência orgânicos, para obter vitaminas, minerais e antioxidantes. Eles ajudam a apoiar a função hepática e fornecem fibras para uma boa saúde digestiva.

Grãos integrais: Opte por grãos integrais, como arroz integral, quinoa, aveia e pães e massas integrais. Eles fornecem fibras, vitaminas do complexo B e minerais essenciais.

Proteínas magras: Inclua fontes de proteína magra, como peixes, frango sem pele, peru, leguminosas (feijões, lentilhas, grão de bico), tofu e tempeh. A proteína é importante para a regeneração e reparação do tecido hepático.

Gorduras saudáveis: Consuma gorduras saudáveis, como abacate, azeite de oliva, óleo de linhaça, nozes e sementes, que são fontes de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Evite gorduras saturadas e gorduras trans, encontradas em alimentos fritos, alimentos processados e fast-foods.

Limitar o consumo de sódio: A cirrose pode levar à retenção de líquidos, então é recomendado limitar a ingestão de sódio. Evite alimentos processados, enlatados, salgadinhos e condimentos ricos em sódio. Prefira temperos naturais para adicionar sabor às refeições.

Hidratação adequada: Mantenha-se bem hidratado, bebendo água suficiente ao longo do dia. A hidratação adequada é importante para a função hepática e saúde geral.
Olá!!
Essa situação demanda uma atenção especial, pois é essencial avaliar os exames bioquímicos, a medicação utilizada, a presença ou ausência de varizes esofágicas e uma série de condições clínicas para elaborar um planejamento alimentar adequado, incluindo, se necessário, a suplementação. É importante ressaltar que as recomendações dos alimentos a serem consumidos neste caso devem sempre estar embasadas na história clínica. Qualquer dúvida ou esclarecimento, entre em contato. Abraços.