Quais diagnósticos são possíveis através de consultas com neuropsicólogo?

15 respostas
Quais diagnósticos são possíveis através de consultas com neuropsicólogo?
A avaliação neuropsicológica tem como objetivo avaliar as funções cognitivas do individuo, como por exemplo: atenção, percepção, memória, linguagem, raciocínio lógico. Geralmente esse procedimento é pedido para descartar ou confirmar a suspeita de alguma hipótese diagnóstica, dependendo do quadro a ser investigado é que serão escolhidos os materiais de avaliação, servindo dessa forma como balizador na criação do plano de tratamento e os diagnósticos possíveis são diversos, alguns deles são: Alzheimer, autismo, transtornos relacionados á aprendizagem, transtornos relacionados á memória, , transtornos de personalidade, entre outros.

Neuropsicólogos são indicados para diagnóstico e diagnósticos diferenciais de transtornos do neurodesenvolvimento, transtornos específicos de aprendizagem e transtornos neuro cognitivos, visto que estes podem realizar além do diagnóstico, reabilitação neuropsicológica e avaliação neuropsicológica.
Dentro dos transtornos do neurodesenvolvimento, para citar alguns, estão o transtorno do espectro autista (TEA) e o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Já dentro dos transtornos específicos de aprendizagem, podem ser listados a dislexia e a discalculia, que afetam a capacidade de aprendizado do indivíduo. Por fim, dentro dos transtornos neuro cognitivos, pode ser citado o Mal de Alzheimer, que é o mais conhecido e é um transtorno neuro cognitivo maior, segundo o DSM-V TR.
Assim, profissionais da neuropsicologia são indicados para o diagnóstico e tratamento de transtornos de ordem neurológica, como os citados, sendo os transtornos como a bipolaridade e a esquizofrenia, por exemplo, considerados transtornos de ordem psiquiátrica, e não neurológica.
Além do mais, o trabalho do neuropsicólogo costuma ser interdisciplinar, ou seja, conjuntamente com um neurologista e outros profissionais de saúde, tanto para tratamento quanto para diagnóstico, sendo comum a indicação do neuropsicólogo quando se busca um diagnóstico diferencial.
Olá, espero que esteja bem. A avaliação neuropsicologica objetiva caracterizar o perfil neuropsicologico da pessoa. Essa avaliação contribui para concluir ou não o diagnóstico por exemplo, TDAH, TEA, Depressão, Transtorno de ansiedade e outros. Além disso, ajuda direcionar possíveis intervenções.

Abraço.
A neuropsicológica é a àrea da Psicologia que estuda os Transtornos Cognitivos e do Desenvolvimento. Na prática Neuropsicológica avalia-se as funções cognitivas do individuo, como por exemplo: atenção, percepção, memória, linguagem, raciocínio lógico. para fazer o diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento, transtornos específicos de aprendizagem e transtornos neurocognitivos tais como : transtorno do espectro autista (TEA) e o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), Alzheimer,, transtornos de memória menor e maior, dislexia e a discalculia, que afetam a capacidade de aprendizado do indivíduo. Em suma, os profissionais da neuropsicologia são indicados para o diagnóstico e tratamento de transtornos de ordem neurológica, especialmente, do neurodesenvolvimento..
O Neuropsicólogo através do uso de ferramentas específicas, pode auxiliar no diagnóstico de diversas doenças relacionadas com o sistema cerebral. Sistema nervoso central.
É possível diagnosticar com a avaliação neuropsicologica:relação comportamento/ mente(cérebro)…ou seja , como o cérebro pode está influenciando cognitivamente as funções como: atenção,raciocínio, memória,capacidade de julgamento,emoções etc… super importantes no cotidiano do paciente… Após a avaliação é possível diagnosticar com , mas quem diagnostica é o Médico solicitante.
Resumindo, quando se trata de relação mente comportamento: a avaliação neuropsicologica é a indicada.
O termo "neuropsicologia" está sendo largamente abusado. E preferível esquecer a parte "neuro," pois ela não tem correspondente na realidade. Com algumas exceções: O nosso cérebro é muito pouco conhecido, mas sabemos que certas funções dele são localizadas em certas partes dele. Assim, testes por exemplo da fala ou da vista podem ser relacionados com falhas em certos setores do cérebro. Sendo bem localizadas, estas falhas costumam ter causas mais ou menos conhecidas tais como falta de irrigação sanguínea ou demência tal como Alzheimer, visíveis também por radiografia. Sem tal evidência de zonas danificadas no cérebro, qualquer relacionamento do comportamento com o cérebro, ou seja com o mundo "neuro," é pura especulação. O cérebro simplesmente é complexo demais. Suspeita-se que a palavra "neuro" está sendo usada para dar aos testes psicológicos assim chamados um cheiro de ciência exata que eles não são. Não quero pôr em questão sua utilidade, mas a insinceridade de quem os chama de "neuro" deixa a duvidar do resultado também. Além disso, a referência "neuro" procura induzir a crença de que que o observado pode ser tratado com medicamentos como se fossem feridas na carne, ou sejam até intratáveis. No entanto, na medida que se trata de comportamentos não relacionáveis a falhas do cérebro evidenciadas por imagem, um método indicado para melhorar é a psicoterapia.
Olá, tudo bem?

A Avaliação Neuropsicológica busca investigar a relação entre o funcionamento do cérebro, emoções e comportamentos do paciente, analisando as funções cognitivas (atenção, memória, linguagem, percepção, orientação) e as funções executivas, oferecendo um panorama geral do perfil cognitivo.
Em alguns casos, o neuropsicólogo encontra, através da investigação e das queixas trazidas pelo paciente, alguns transtornos. O mais comum é que os diagnósticos realizados sejam dos transtornos do neurosdesenvolvimento, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), Transtorno de Deficiência Intelectual (DI), dentre outros. Entretanto, transtornos do humor, de personalidade, de ansiedade, dentre outros, também podem ser diagnosticados. Em geral, o neuropsicólogo é capacitado para diagnosticas quaisquer transtornos inseridos no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM).

Espero ter esclarecido a sua dúvida,

Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Abraço!
Olá, o neuropsicólogo atua diretamente em questões relacionadas ao comportamento cerebral e seus impactos no paciente. Que tem como objetivo avaliar as funções cognitivas do indivíduo tais como atenção, memória, linguagem, transtornos do espectro autista , TDAH.
Olá! Especialistas em neuropsicologia lidam com uma variedade de casos, desde identificar demência com base em desafios de memória até entender comportamentos alterados devido a condições específicas como lesões cerebrais ou autismo. Eles também desempenham um papel crucial na detecção de problemas de aprendizagem em crianças e no acompanhamento de doenças neurológicas.
No entanto, quando se trata de experiências físicas e existenciais profundas, muitas vezes manifestadas através da dor ou desconforto prolongado que afeta a qualidade de vida, é altamente recomendável incluir um(a) psicólogo(a) especializado(a) em dor na avaliação. Esses especialistas possuem as ferramentas e o entendimento necessários para realizar uma avaliação biopsicossocial profunda, muitas vezes enraizadas não apenas em causas físicas, mas também em um entrelaçamento complexo de fatores emocionais, psicológicos e neurológicos. Eles podem ajudar a desvendar as camadas dessas experiências, fornecendo insights valiosos que complementam o diagnóstico neuropsicológico e contribuem para um plano de tratamento mais amplo e eficaz. Tudo de melhor!
A Avaliação Neuropsicológica busca demonstrar a relação existente entre o funcionamento do cérebro com as emoções e comportamentos observáveis do indivíduo. Nesse sentido, promove-se avaliação das chamadas funções cognitivas, quais sejam: recepção, seleção, transformação, armazenamento, elaboração e recuperação da informação atenção, memória, percepção, a fim de se avaliar perdas ou danos nessas áreas, facilitando o trabalho multidisciplinar, a fim de buscar melhor qualidade de vida ao paciente. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Alguns dos diagnósticos que podem ser esclarecidos ou apoiados por meio de consultas com neuropsicólogos são:

Lesões cerebrais traumáticas: Avaliações neuropsicológicas podem ajudar a avaliar o impacto cognitivo de lesões cerebrais traumáticas, como concussões.

Doenças neurodegenerativas: Distúrbios como a doença de Alzheimer, doença de Parkinson e outras condições neurodegenerativas podem ser avaliados por meio de testes neuropsicológicos para identificar padrões característicos de comprometimento cognitivo.

Acidente Vascular Cerebral (AVC): Avaliações podem ajudar a entender o impacto cognitivo de um AVC, incluindo áreas afetadas e estratégias de reabilitação.

Epilepsia: Pacientes com epilepsia podem passar por avaliações para entender como as crises afetam as funções cognitivas e emocionais.

Transtornos do desenvolvimento: Avaliações neuropsicológicas podem ser usadas para avaliar o desenvolvimento cognitivo em crianças e identificar possíveis transtornos do espectro autista (TEA), TDAH e outros.

Traumatismo craniano: Além de lesões traumáticas, avaliações neuropsicológicas podem ser úteis na avaliação do impacto cognitivo de traumas cranianos.

Transtornos psiquiátricos: Avaliações neuropsicológicas podem ajudar a distinguir entre transtornos psiquiátricos e condições neurológicas, além de fornecer informações sobre o perfil cognitivo específico de uma pessoa.

Esclerose múltipla e outras condições neurológicas: Avaliações neuropsicológicas podem auxiliar na compreensão do impacto cognitivo de condições neurológicas como esclerose múltipla.

Lesões cerebrais adquiridas: Avaliações são úteis na compreensão das consequências cognitivas de lesões cerebrais adquiridas por eventos não traumáticos, como infecções ou tumores.

Avaliação pré-cirúrgica: Antes de cirurgias cerebrais, o neuropsicólogo pode avaliar as funções cognitivas para ajudar a planejar a intervenção e antecipar possíveis complicações.

Esses são apenas alguns exemplos, e o papel do neuropsicólogo pode variar dependendo da queixa principal, dos sintomas apresentados e das preocupações específicas do paciente ou médico solicitante. A avaliação neuropsicológica é uma ferramenta importante para compreender a complexidade do funcionamento cerebral e fornecer informações úteis para o diagnóstico e o planejamento de intervenções.
O neuropsicólogo realiza avaliações abrangentes para diagnosticar uma variedade de condições que afetam o funcionamento cognitivo, incluindo transtornos neurocognitivos, lesões cerebrais, distúrbios do desenvolvimento, e outros desafios relacionados à saúde mental e neurológica. As avaliações, que envolvem testes, entrevistas e observação, visam fornecer um entendimento holístico do estado cognitivo do paciente, possibilitando orientação adequada para o tratamento em colaboração com outros profissionais de saúde.
a neuropsicologica ela avalia todo o sistema cerebral e as suas funções executivas, como atenção , memória e outros. a avaliação ela traça o funcionamento cerebral , como ele recebe as informações , como essas informações são guardadas. a avaliação ela da diagnostico de todas as patologias ex TEA, TDAH e outros
A avaliação neuropsicológica tem como objetivo avaliar as funções cognitivas do individuo, dentre elas: atenção, percepção, memória, linguagem, raciocínio lógico. As avaliações neuropsicológicas contribuem nos diagnósticos diferenciais de transtornos do neurodesenvolvimento, transtornos de aprendizagem e transtornos neurocognitivos.
O neuropsicólogo pode avaliar uma variedade de transtornos relacionados ao funcionamento cognitivo e comportamental, tais como: Transtornos Neurocognitivos, como demências; Transtornos do Desenvolvimento, como TDAH e TEA; Transtornos Psiquiátricos com Impacto Cognitivo, como depressão geriátrica, esquizofrenia, entre outros; Transtornos Adquiridos e Lesões Cerebrais, como AVC; transtornos relacionados à memória, como amnésia, e assim por diante.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!