Quais especialistas devo procurar para conseguir um diagnóstico de autismo?

15 respostas
Quais especialistas devo procurar para conseguir um diagnóstico de autismo?
Desculpe minha honestidade, mas sua pergunta deixa dúvida se sua intenção é avaliar se você possui autismo por uma dúvida genuína ou se você deseja receber esse diagnóstico mesmo não o tendo e usar isso de alguma forma a seu favor.
No caso da primeira opção busque um psiquiatra (ou neurologista infantil).

Os especialistas médicos que tem mais experiência com tal diagnóstico são os psiquiatras infantis ou neuropediatras.
O diagnóstico de Autismo é muito sutil. No caso de crianças é indicado procurar um Neuropediatra ou Psiquiatra Infantil. Geralmente esses profissionais pedem para se complementar com exames neuropsicológicos, realizados por um psicólogo.
A avaliação deve ser feita por equipe multiprofissional constando de neurologista/psiquiatra infantil, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e outros, entretanto, o diagnóstico é feito pelo médico (neurologista ou psiquiatra), geralmente de posse de todos os relatórios. Qualquer dos profissionais citados, se procurado primeiramente, possivelmente encaminhará ao médico. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.
Olá,

O diagnóstico é clínico, portanto o médico psiquiatra ou neurologista estão aptos a identificar o caso. Psicólogos com experiência em Autismo também podem fazer uma avaliação voltada ao Autismo e sugerir indicações e encaminhamentos médicos.
Um abraço.
O diagnóstico de autismo é realizo por psiquiatras e neurologistas com especialização em pediatria.

Obrigada!
O diagnóstico de autismo pode ser melhor elucidado por médicos psiquiatras ou neuropediatras. Abraço
Bom dia,
a avaliação é realizada por psiquiatra e/ou neurologista, associada a uma Avaliação Neuropsicológica realizada por psicólogo, e, assim direcionado para outros profissionais que se fizer necessário no processo, de acordo com o grau de comprometimento do paciente. A equipe multidisciplinar será um diferencial no processo de tratamento.
Obrigada pelo contato, Gratidão.
Olá, boa tarde!
Normalmente os especialistas que estão mais preparados para realizar esse diagnóstico são psiquiatras, neurologistas e psicólogos com especialidade em autismo.
Considero importante, além de diagnosticar, cuidar! Um bom acompanhamento médico e psicológico são fundamentais para um bom desenvolvimento.
Boa sorte!
Sim, a avaliação pode se feita pó um psiquiatra, neuropsicóloga, psicólogo através de observação e escuta, alguns testes psicológicos.
Boa Tarde!
Para um diagnóstico no caso de Autismo é necessário buscar um Neuropediatra e um psicólogo, ambos podem ajudar no norteamento do caso e dependendo da idade ( criança) o fechamento do diagnóstico muitas vezes não pode ser concluído. até atingir uma determinada idade.

Abraços
Maria Consolata Pappacena
Olá! O diagnóstico de autismo deve ser feito por um médico psiquiatra e também por um psicólogo. No tratamento é fundamental o acompanhamento com ambos os profissionais, uma vez que o autismo é um quadro que necessita de tratamento medicamentoso e de psicoterapia para estimular o paciente no que concerne à vida diária e também para lhe prestar apoio emocional. Hoje são verificados variados graus de autismo. Há pessoas com traços autísticos tão leves, que passam uma vida inteira sem serem diagnosticadas e conseguem se sentir funcionais por toda a vida, em suas atividades. Por outro lado, há níveis de comprometimento mais elevados que impedem a pessoa de exercer suas atividades diárias, onde até mesmo uma
Um neuropediatra vai ser a melhor opção.
Procure um psicólogo especialista em Neuropsicologia, uma fonoaudióloga que faça avaliação da linguagem com laudo e um neurologista infantil que tenho interesse em avaliação multidisciplinar. Estou a disposição para esclarecimentos
Recomendo que passe por avaliação com um pedopsiquiatra (Psiquiatra da Infância e Adoelscência).