Quais os alimentos que posso comer com pedra na vesicula?

4 respostas
Quais os alimentos que posso comer com pedra na vesicula?
Você pode comer TODOS alimentos que não sejam muito GORDUROSOS em geral, na forma mais natural possível (comida de verdade). Suco de maçã e limão contém ácidos que colaboram positivamente neste quadro.

Alimentos gordurosos de difícil digestão aumentam a secreção de bile e contração da vesícula, o que pode causar muita dor e desconforto. Melhor evitar excesso de gorduras até o médico definir o tratamento mais adequado.

É importante tratar com uma dieta elaborada para poupar o fígado, mesmo se o paciente vier a operar e retirar a vesícula posteriormente.

Evite alimentos gordurosos.
EVITE qualquer tipo de gordura! Mesmo as consideradas saudáveis. O único tratamento adequado é a retirada da vesícula pois as consequências e as complicações que podem advir das crises podem ser muito sérias. Procure um cirurgião e mantenhas as gorduras fora da sua dieta (é quase impossível comer totalmente sem gordura mas, dá para reduzir bastante o consumo com uma orientação adequada de um profissional especialista da área da nutrição.
Alimentos com baixo teor de gordura: Reduza a ingestão de alimentos ricos em gordura, especialmente gorduras saturadas e trans. Evite frituras, alimentos processados e carnes gordurosas.

Fibras: Alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes, grãos integrais e leguminosas, são benéficos para a saúde digestiva. Eles ajudam a prevenir a constipação, o que pode ser importante para quem tem pedra na vesícula.

Proteínas magras: Opte por fontes magras de proteína, como peixe, frango sem pele, peru, tofu e leguminosas.

Líquidos: Beba bastante água e evite bebidas açucaradas ou com cafeína.

Pequenas refeições: Faça refeições menores e mais frequentes ao longo do dia em vez de grandes refeições.

Evite alimentos desencadeantes: Alguns alimentos podem desencadear ataques de vesícula. Para algumas pessoas, isso pode incluir alimentos picantes, alimentos fritos, laticínios ricos em gordura ou alimentos ricos em colesterol. Observe quais alimentos parecem causar desconforto e evite-os.